PUC-PR: Conheça a universidade e seus cursos de graduação

Vai fazer vestibular no Paraná? Conheça as opções de cursos de graduação da PUCPR. Confira tudo sobre a universidade! Calendário acadêmico, cursos, formas de ingresso e opções de bolsas e financiamento.

Vai fazer vestibular? O Blog do Enem reúne para você as principais informações sobre as maiores universidades do Brasil. Hora de conhecer a PUCPR.

pucpr-2A PUCPR, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, foi fundada em 1959, resultando da união de várias instituições de ensino. Considerada uma das melhores instituições privadas de ensino universitário, A PUCPR foi eleita entre as dez melhores universidades privadas do país pelo Guia do Estudante e o curso de Odontologia obteve nota máxima na avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) em 2007.

Em 5 campi, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Toledo, a PUCPR possui 63 cursos de graduação, 26 programas de pós- graduação Stricto Sensu, mais de 150 cursos de pós-graduação Lato Sensu, mestrado e doutorado. A universidade mantém convênio com 233 instituições de ensino superior em 13 países.

Com mais de um terço de seus professores dedicando-se integralmente à instituição, 80% do corpo docente é formado por doutores e mestres, assim, a PUCPR tem orgulho em divulgar a respeito dos trabalhos de pesquisa, que resultam em dissertações, teses e projetos de inciação científica. São 1380 publicações em seu currículo, sendo 108 delas internacionais. Segundo censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (Cnpq), é a única instituição privada de Ensino Superior do Estado entre as 74 mais influentes no ramo da pesquisa no Brasil.

Dica 1 – Já sabe que curso escolher para o vestibular? Dê uma olhada no guia de carreiras do Blog do Enem – https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/


Veja quais são os cursos de graduação da PUCPR:

  • Escola de Arquitetura e Design: Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial (Design Gráfico, Design Digital, Design de Moda, Design de Produto).
  • Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária: Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária.
  • Escola de Comunicação e Artes: Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas), Música, Teatro.
  • Escola de Direito: Direito
  • Escola de Medicina: Medicina
  • Escola de Saúde e Biociências: Ciências Biológicas, Biotecnologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia
  • Escola de Negócios: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Marketing, Secretariado Executivo, Turismo, Gestão Financeira, Gestão de Segurança Privada, Gestão em Logística, Gestão da Qualidade, Gestão Comercial, Gestão em Recursos Humanos.
  • Escola Politécnica: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica – Telecomunicações, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Sistemas de Informação, Gestão da Produção Industrial, Jogos Digitais, Sistemas para Internet.
  • Escola de Educação e Humanidades: Ciências Sociais, Filosofia, Física, História, Letras (Português, Português – Inglês, Português – Espanhol), Matemática, Pedagogia, Química, Serviço Social, Teologia.

Saiba mais: http://www.pucpr.br/graduacao/


Formas de Ingresso

A única forma de ingressar na PUCPR é através do vestibular, sobre o qual você pode obter mais informações aqui: http://vestibular.pucpr.br/


Bolsas e Financiamentos:

Dentre as opções de bolsas para aqueles que desejam ingressar na PUCPR estão:

  • PROUNI: rograma criado pelo Ministério da Educação, ao qual a PUCPR aderiu com o intuito de atender um maior número de alunos carentes. É destinado à concessão de bolsas de estudos para alunos dos cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, não portadores de curso superior e oriundos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares.
  • Bolsa Família: concede descontos de até 20% quando até 3 pessoas da mesma família estão matriculadas e frequentando os cursos da PUCPR.
  • Bolsa Marcelino Champagnat: é concedida por mérito ao aluno que obteve o melhor desempenho acadêmico, tendo cumprido o currículo pleno previsto para o seu Curso de Graduação.
Dica 2 – O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Outra opção para aliviar o orçamento é financiar o curso de graduação pelo FIES

Dica 3 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Deseja mais informações sobre as opções de bolsas e financiamentos da PUCPR? Veja aqui: .http://www.pucpr.br/siga/bolsas.php


Confira o calendário acadêmico da PUCPR e fique por dentro dos principais eventos da universidade:
http://www.pucpr.br/siga/calendario.php

pucpr-1

 

Dica 4 — Quer mais opções de universidades no Paraná? Já conhece a UNOPAR? Saiba mais sobre esta universidade, seus cursos de graduação, opções de bolsas. — https://blogdoenem.com.br/vestibular-unopar-graduacao-saiba-tudo/
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel