UniCEUB: o centro universitário e seus cursos de graduação

Vai fazer vestibular em Brasília? Conheça as opções de cursos de graduação da UniCEUB. Confira tudo sobre a universidade: os cursos oferecidos, formas de ingresso e opções de bolsas e financiamento.

Vai fazer vestibular? O Blog do Enem reúne para você as principais informações sobre as maiores universidades do Brasil. Hora de conhecer a UniCEUB.

uniceub-2O UniCEUB é um dos pioneiros de ensino na capital do país. Inaugurado como Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB em 1968, tornou-se o primeiro centro universitário da região na década de 90 e passou a chamar-se Centro Universitário de Brasília – UniCEUB. Com ensino de excelência e política de renovação permanente, a instituição acompanha as evoluções tecnológicas e pedagógicas. O UniCEUB oferece cursos nas áreas de ciências jurídicas, ciências sociais, ciências exatas, ciências da saúde, ciências da educação e tecnologia, além dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

O ensino do UniCEUB está entre os melhores do Centro-Oeste. A instituição possui ampla experiência, e tem em seu currículo a formação de mais de 100 mil profissionais. Todos os cursos possuem propostas pedagógicas avançadas e estão em constante melhoria. O corpo docente reúne mestres, doutores e profissionais de renome. Para melhor aprendizado, a estrutura é moderna, e os alunos dispõem de laboratórios equipados com o que há de mais atual. Além disso, o UniCEUB oferece o Atendimento Comunitário: um prédio de 14 andares exclusivo para a prática profissional. Tudo isso faz do UniCEUB uma instituição arrojada, cujo padrão de qualidade de ensino é reconhecido em todo o país.

O UniCEUB desenvolve e apoia a pesquisa como prática pedagógica. Esta atividade visa o fortalecimento do ensino de graduação, de pós-graduação e de formação de recursos humanos de alta qualificação. A pesquisa é concebida com o objetivo de inovar e enriquecer o ensino, de produzir novos conhecimentos como princípio educativo e formativo. Constitui atividade pedagógica desenvolvida em todos os níveis de ensino, para o desenvolvimento do espírito científico, do pensamento crítico e reflexivo de forma a possibilitar a produção de conhecimentos e aproximação com as múltiplas realidades do mundo social e do trabalho.

O UniCEUB foi reconhecido como o melhor Centro Universitário do Centro-Oeste em avaliação do Ministério da Educação, direcionada às instituições de ensino superior do país, o Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC). O novo método é mais completo, já que considera critérios que possibilitam avaliação específica dos cursos de graduação e pós-graduação. No caso da graduação, a avaliação é composta pelas notas do ENADE (que correspondem a 40 % da avaliação), do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, IDD (que correspondem a 30% da avaliação) e pelas variáveis de insumo, que consideram o corpo docente, a infra-estrutura e o programa pedagógico, (que correspondem a 30% da avaliação). Esses três itens formam o Conceito Preliminar do Curso (CPP). O resultado final está em notas contínuas de 0 a 500 e em faixas de 1 a 5.

Assim, o UniCEUB está, com certeza, entre os melhores centros universitários do Brasil.

Dica 1 – Já sabe que curso escolher para o vestibular? Dê uma olhada no guia de carreiras do Blog do Enem – https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Veja alguns dos cursos de graduação da UniCEUB

Direito, Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Administração, Ciências Contábeis, Gestão Pública, Design Gráfico, Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Jogos Digitais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras.

Formas de Ingresso

No UniCEUB, o processo seletivo para ingresso pela primeira vez no ensino universitário se dá apenas através do Vestibular.

Bolsas e Financiamentos

Entre as opções oferecida pelo UniCEUB a fim de facilitar a permanência universitária estão:

  • FIES: O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior.
Dica 2 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/
  • PROUNI: O Governo, por meio do Ministério da Educação (MEC), criou o Programa Universidade para Todos (Prouni), com bolsas de estudo para estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior. O UniCEUB aderiu ao programa em 2014 na modalidade de bolsas integrais.
Dica 3 – O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/
  • Bolsa Monitoria: É um projeto destinado à concessão de bolsas a alunos que desenvolvam atividades acadêmicas.
  • PIC – Programa de Iniciação Científica: É a bolsa de estímulo à participação em atividades de iniciação científica e pesquisa. O Programa de Iniciação Científica é voltado aos discentes de graduação com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de pesquisas no UniCEUB.
  • Bolsa Alfabetização e Letramento na Educação de Jovens e Adultos: É a bolsa de estímulo à participação em atividades de extensão voltadas à capacitação de alfabetizadores de jovens e adultos.
  • Estágio Bolsista: O projeto é destinado a estagiários bolsistas que são alunos regularmente matriculados em cursos do UniCEUB e que atendam às necessidades especificadas de cada área com o objetivo de propiciar condições para o enriquecimento acadêmico e profissional.

Além disso, o UniCEUB oferece descontos aos alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação. Confira as modalidades.

  • Pontualidade: O aluno matriculado na graduação e ou em curso tecnológico obterá o desconto de 5% em cada parcela mensal quando o pagamento for realizado até o vencimento (dia 07 de cada mês).
  • Semestral (quitações antecipadas do semestre): Será concedido desconto especial de 10% caso algum locador de serviços educacionais dos cursos de graduação queira pagar, de uma só vez, a semestralidade integral.
  • Incentivo Vespertino: Será concedido desconto de 20%, automaticamente, a todos os alunos aprovados e matriculados no turno vespertino.
  • Incentivo Acadêmico: Atende aos ingressantes nos cursos de Biologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Ciências Contábeis, História, Geografia, Letras e Construção de Edifícios. Serão concedidos descontos entre 20% e 45% automaticamente, cuja manutenção é condicionada à não reprovação em disciplinas na grade fechada e à não realização de trancamento ou abandono.
  • Incentivo Taguatinga: Atende aos ingressantes nos cursos oferecidos no campus de Taguatinga. O desconto entre 30% e 44% (exceto Direito) será concedido, automaticamente, a todos os aprovados e matriculados.
  • Família: É um programa destinado a alunos que possuam vínculo familiar com outros estudantes.
  • Melhor Idade: É um programa destinado ao estímulo de pessoas idosas que ingressarem nos cursos de graduação do UniCEUB. Será concedido desconto de 50%, inclusive na matrícula, aos alunos idosos de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003).

Fique de olho no calendário acadêmico 2015 da UniCEUB e não perca os principais eventos: http://www.uniceub.br/media/449970/Calendario2015.pdf

uniceub-1

Dica 4 – Quer ficar saber tudo sobre vestibular? Quer conhecer outras formas de ingresso nas universidades além do Enem? Fique de olho na categoria vestibular do Blog do Enem – https://blogdoenem.com.br/vestibular

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel