Vitaminas – Resumo de Biologia Enem e Vestibular

Você lembra quais os benefícios das Vitaminas no corpo humano? Lembra quais as doenças que a ausência delas pode provocar na sua saúde? Cai no Enem!. Veja abaixo revisão gratuita completa sobre Vitaminas.

Vitaminas – Você está em dia sobre Vitaminas para o Enem e o Vestibular? Cai sim nas questões de Biologia! Revisão gratuita aqui no Blog do Enem.

O que são as Vitaminas? – Embora o nome sugira serem compostos de aminas, esses compostos orgânicos são um conjunto de substâncias de vários grupos funcionais. As Vitaminas são substâncias fabricadas pelo corpo, portanto, deve-se obtê-las através da alimentação.

Pelos alimentos, obtemos a vitamina em si, ou pró-vitamina, que está sem atividade e será metabolizada tornando-se ativa. A importância de uma alimentação balanceada está relacionada, principalmente, com a obtenção de vitaminas. vitaminasAs Vitaminas não são substâncias que geram energia e não são elementos estruturais.São facilitadores do metabolismo, uma vez que são coenzimas, ou seja, são ativadores enzimáticos.

   Sem as vitaminas, muitas enzimas não funcionam.São indispensáveis no organismo, porém, em quantidades muito pequenas.

Todas as reações biológicas são muito lentas, por isso, para cada uma delas existem enzimas que aceleram a formação de seus produtos.

A classificação das vitaminas se dá pela sua solubilidade, havendo as lipossolúveis e as hidrossolúveis: Lipossolúveis – são aquelas que se encontram dissolvidas em óleos e gorduras, sendo as vitaminas K, A, D, e vitamina E.

Já aquelas que são denominadaspor  Hidrossolúveis são as vitaminas dissolvidas na água dos alimentos, como as vitaminas do complexo B, vitamina C.

Dica 1 – Você sabia que as Proteínas correspondem a 70% do peso seco do corpo humano? Entenda as suas classificações aqui nesta aula de Biologia Enem

Vitamina K (anti-hemorrágica) – A Vitamina K Atua na coagulação sanguínea. O fígado metaboliza a vitamina K em protrombina. A Vitamina K também influencia no crescimento de pelos, cabelo e fortalecimento de dentes e unhas. E, a carência causa hemorragias. As principais fontes de alimento para chegar à Vitamina K são fígado, leite, e ovo.

Vitamina A (retinol) – Estimula a lubrifição do globo ocular com a produção de muco, evitando a secura e queratinização do olho. Também ajuda na manutenção das proteínas que capturam a luz nos olhos. Carência causa xeroftalmia, ou cegueira noturna.

O olho torna-se opaco pela falta de lubrificação, dificultando a entrada da luz. Veja na imagem:aula_04_img01.jpg

Fontes: alimentos ricos em betacaroteno que é convertido em vitamina A., como a cenoura, leite, mamão.aula_04_img07.jpg

Vitamina D (calciferol) – O ergosterol dos alimentos é convertido em vitamina D, através da radiação ultravioleta do sol. Por isso a importância de, principalmente, bebês pegarem um pouco de sol.aula_04_img03.jpg

Ela funciona no processo de regular a taxa de cálcio e fósforo no sangue, também regulando a deposição de cálcio nos ossos. Além disso a vitamina D estimula o crescimento neuronal, auxiliando a memória.

Sua carência gera raquitismo e enfraquecimento dos ossos, podendo causar osteoporose. Fontes de Vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, manteiga.aula_04_img02.jpg

 

Vitamina E (tocoferol) –  A Vitamina E ajuda na prevenção de problemas na membrana plasmática, tem função antioxidante, essencial para a produção de gametas, melhora a circulação. Sua carência causa esterilidade e possível anemia.

Fontes: sementes ricas em óleos como o amendoim, nozes e outros óleos vegetais.aula_04_img04.jpg

Vitamina C (ácido ascórbico) – Estimula a formação de colágeno com função de cicatrização e elasticidade, em especial da pele. Favorece a produção de anticorpos pelos leucócitos, ajudando na prevenção de doenças. Sua carência gera escorbuto, hemorragias de pele e mucosas e ainda perda dos dentes.aula_04_img06.jpgDoença comum nos navios durante o período das grande navegações, em função do longo período sem contanto com fontes de ácido ascórbico. As principais fontes para a Vitamina C são: frutas cítricas, como acerola, laranja, limão, e verduras, como brócolis.

Complexo B – É um conjunto de vitaminas que tem sua absorção comprometida com a ingestão de álcool, café e açúcar em excesso. O cozimento e processos de industrialização dos alimentos fazem essas vitaminas serem inativadas. Com o hábito de consumir alimentos industrializados em excesso, a população mundial apresenta uma leve redução do complexo B no organismo.

O Complexo B é responsável pela saúde mental e emocional do indivíduo, além de manter a saúde de nervos, pele, olhos, fígado. Atua na digestão e absorção de carboidratos, lipídios e proteínas.

Dica 3 – Você lembra que os carboidratos são as primeiras opções energéticas das células? Revise mais sobre o conteúdo com esta aula de Biologia para o Enem –

Vitamina B1 (tiamina) – Carência causa beribéri (inflamação e degeneração dos nervos), insuficiência cardíaca e distúrbio mental. Fontes: cereais, legumes, fígado.

Vitamina B2 (riboflavina) – Deficiência causa fissuras na pele, como rachaduras no canto da boca. Fontes: cereais, carnes, laticínios.

Vitamina B3 (nicotinamida) – Deficiência causa pelagra (lesões na pele, diarreia e distúrbios nervosos). Fontes: cereais, nozes, carnes.

Vitamina B5 (ácido pantotênico) – Deficiência causa anemia, fadiga e dormência nas mãos e pés. Fontes: cereais, laticínios, carnes.

Vitamina B6 (piridoxina) – Deficiência causa irritabilidade convulsões, anemia, retardo no crescimento. Fontes: fígado, carne, peixe.

Vitamina B9 (ácido fólico) – Deficiência causa anemia e problemas na gestação. Fontes: vegetais, feijão, espinafre, brócolis.

Vitamina B12 (cobalaminas) – Deficiência causa anemia perniciosa, hemácias mal formadas, distúrbios do sistema nervoso. Fontes: fígado, ovo, laticínios.

Quer assistir uma super aula sobre Vitaminas? Saiba mais sobre Vitaminas nesta aula do canal Nota Máxima, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios – Veja se você consegue resolver! Se der conta, compartilhe as respostas e o seu raciocínio que levou à solução.

Questão 1 – (ENEM 2005) A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos.

Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer.

No entanto, esse remédio apresenta algumas contraindicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarreias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois:

a) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.

b) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.

c) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.

d) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas. e) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

Questão 2 – (FGV-SP 2007) “Burca faz mal à saúde”. Um grupo de cientistas marroquinos concluiu que a burca – vestimenta que cobre o corpo das mulheres de alto a baixo – é um fator de risco para a osteoporose, doença que causa o enfraquecimento dos ossos principalmente em mulheres mais idosas. (…) Segundo o estudo, isso acontece porque o véu impede que a pele receba a luz do Sol, (…)  (“Época”, 26.06.2006)

Sobre o fato noticiado, foram feitas as seguintes afirmações:

I. A luz do Sol é fundamental para que o organismo sintetize todas as vitaminas necessárias para suas atividades metabólicas, dentre elas a vitamina D.

II. Na pele humana existe uma substância, derivada do colesterol, que em presença de raios ultravioletas do Sol converte-se em vitamina D, que é absorvida pela pele. A vitamina D é fundamental para a absorção de cálcio e fósforo, que contribuem para a rigidez dos ossos.

III. Vitaminas hidrossolúveis, como a vitamina D, podem ser transportadas pelos líquidos corporais e não são armazenadas em grande quantidade pelo organismo. Desse modo, como a vestimenta promove uma maior taxa de transpiração, favorece a eliminação da vitamina D.

IV. Para minimizar os efeitos do uso constante da burca, seria aconselhável que essas mulheres suplementassem sua dieta com laticínios, gema de ovo e vegetais ricos em óleos.

São corretas as afirmações:

a) I, II, III e IV.   b) I, II e III, apenas.    c) II e IV, apenas.    d) II e III, apenas.    e) I e IV, apenas.

Questão 3 – (UFG-GO) Nos dias atuais a obesidade é considerada um dos mais perturbadores distúrbios nutricionais. No Brasil, muitas das comidas típicas são altamente calóricas, como, por exemplo, uma suculenta feijoada ou uma picanha assada.Apesar de muito saborosas, essas comidas não devem constar com frequência da dieta de muitos indivíduos.Marque a alternativa que contenha a relação de verdadeiro e falso correta.

( ) uma completa ausência de gordura é desaconselhável porque impede a absorção das vitaminas K, D, A e E no intestino delgado.

( ) os alimentos ricos em fibras, como o farelo de trigo e a aveia, aumentam a velocidade do trânsito intestinal, pois absorvem água, evitando normalmente a prisão de ventre.

( ) os sais minerais e a água são nutrientes cuja função principal é fornecer aminoácidos às células para a síntese de proteínas e reparação de tecido lesado.

( ) como as vitaminas são alimentos energéticos, sua falta leva à diminuição da produção de carboidratos e fosfolipídios.

a) V, V, F, F.    b) F, V, V, F.    c) V, F, F, V.    d) F, V, F, V.    e) F, F, V, F.

Questão 4 – Quanto às vitaminas, todas as afirmativas abaixo são corretas, exceto:

a) A vitamina A, encontrada principalmente em ovos e leite, é protetora do epitélio, e sua carência pode determinar a cegueira noturna.

b) A vitamina D, encontrada principalmente nas frutas cítricas, age no metabolismo das gorduras, e sua carência pode determinar o beri béri.

c) A vitamina B12 pode ser sintetizada por bactérias intestinais, e sua carência pode determinar a anemia perniciosa.

d) A vitamina C, encontrada em vegetais, mantém normal o tecido conjuntivo, e sua carência pode determinar o escorbuto.

e) A vitamina K atua como um dos fatores indispensáveis à coagulação sanguínea.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel