O que é o Método Científico: veja o Dedutivo e o Indutivo

Entenda as lógicas do pensamento Indutivo e do pensamento Dedutivo. Elas estão na origem do Método Científico, que revolucionou o mundo das ciências. É conteúdo clássico para o Enem. Confira!

Você sabe o que é o método científico? Não? Não se preocupe! Nós vamos te ajudar a revisar os diferentes métodos científicos para você se dar bem na prova de biologia do Enem e nos vestibulares!

Porém, para estudar tudo isso não podemos nos tornar cientistas errantes, como dos filmes e desenhos animados, que simplesmente “descobrem” uma série de novidades.

Há que se ter método, descrição e organização classificatória para que o conhecimento adquirido tenha validade científica.

Um Método científico, resumidamente falando, pode ser definido como uma rotina de procedimentos para averiguar uma ideia e chegar a uma conclusão cientificamente aceita.

O Método Científico x o Senso Comum

O primeiro passo para você dominar o que é o Método Científico é aprender a diferença entre ele e o Senso Comum. O conhecimento científico passa por testes de validação, para que os resultados sejam atestados em repetições do mesmo processo.

Já o Senso Comum está relacionado ao conhecimento por “aprendizagem da vida”, da prática ou da percepção individual, ou da tranmissão que se faz a partir de crenças, ideologias ou religiões. Não é um conhecimento “testado”.

O qúe é o Método Científico

Veja com a professora Claudia Aguiar, do canal do Curso Enem Gratuito, as diferenças entre o Senso Comum e o que é o Método Científico:

Existem vários tipos de métodos, mas podemos classificá-los em dois grupos principalmente: métodos dedutivos e métodos indutivos.

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos ou, mais especificamente, as características dos seres vivos e a maneira como eles interagem entre si e com o meio. Através da Biologia podemos compreender as mudanças lentas na anatomia dos seres vivos através dos processos evolutivos.

Diferença entre os métodos Dedutivo x Indutivo

Porém, para estudar tudo isso não podemos nos tornar cientistas errantes, como dos filmes e desenhos animados, que simplesmente “descobrem” uma série de novidades. Há que se ter método, descrição e organização classificatória para que o conhecimento adquirido tenha validade científica.

– O que é o Método Científico? – Resumidamente falando, po Método Científico pode ser definido como uma rotina de procedimentos para averiguar uma ideia e chegar a uma conclusão cientificamente aceita.

Existem vários tipos de métodos, mas podemos classificá-los em dois grupos principalmente: métodos dedutivos e métodos indutivos.

Veja o Método Científico Dedutivo

No método dedutivo, o indivíduo faz uma série de observações sobre determinada ocorrência e deduz uma conclusão a partir dessas observações. Neste método, o pesquisador observa generalidades para chegar a conclusões para casos particulares.

Podemos exemplificar os passos do método dedutivo da seguinte maneira: “todas as aves possuem penas, as galinhas têm penas, logos elas são aves.”

Você deve estar pensando “tudo bem, a conclusão está correta”. Mas, veja, se observação sobre as aves fosse a seguinte: “todas as aves voam, as galinhas não voam, logo elas não são aves”. Observe que a partir dessa observação generalizada chegamos a uma conclusão errônea sobre um caso em particular, pois as galinhas são aves, apesar de não voarem.

Sendo assim, o método dedutivo tem caído em desuso, uma vez que a dedução de uma conclusão a partir de observações depende da interpretação de cada indivíduo.

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Agora, para completar os seus estudos sobre métodos científicos, veja o resumo que preparamos para você sobre o Método Indutivo.

O Método Científico indutivo:

Esse método é praticamente o oposto do método dedutivo. No método indutivo várias hipóteses são testadas, observando um número razoável de casos particulares para chegar a uma conclusão generalizada.

No Método Indutivo a hipótese é testada a partir de uma série de etapas e experimentos controlados para chegar a determinada conclusão.Biologia - Métodos Científicos

As principais etapas do método indutivo são: observação de um fato; formulação de um problema ou uma “pergunta” para algo que precisa ser explicado; elaboração de hipóteses ou respostas possíveis para o problema levantado; realização de experimentos para testar a hipótese ou as diferentes hipóteses; análise dos resultados seguida de conclusão a partir dos dados coletados.

Dessa maneira, segue-se um certo padrão, que valida os resultados e coleta uma série de dados que podem corroborar para comprovar as conclusões. Por tal motivo, o método indutivo é o mais utilizado atualmente.

Atenção: Para explicar suas conclusões a partir de fenômenos observados, os cientistas utilizam leis e teorias. É importante saber as principais diferenças entre esses termos, veja só:

Leis: As leis são generalizações que descrevem fenômenos regulares que se repetem sob determinadas condições. Podemos ter como exemplo as Leis de Mendel, que descrevem mecanismo de hereditariedade.

O que é o Método para a Filosofia?

Confira com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo sobre a Filosofia das Ciências:

Teorias: Muitas pessoas utilizam o termo “teoria” como sinônimo para “hipótese”, o que está errado – cientificamente falando. Hipótese é o termo utilizado para uma possível resposta, não necessariamente correta, para explicar determinado fenômeno.

Já o termo “teoria”, cientificamente falando, é utilizado para designar um conjunto de leis, conceitos e modelos para explicar variados fenômenos. Um exemplo de teoria é o conjunto de conhecimentos obtidos por Darwin para explicar a evolução.

É sempre bom salientar, querido(a) candidato(a), que as teorias e leis postuladas por diferentes cientistas não são verdades absolutas, uma vez que, com os avanços científicos e tecnológicos podem, estas teorias e leis podem novamente ser testadas e reformuladas.

Exercícios sobre os Métodos Científicos

Agora que você já conhece e sabe o que é o método científico, chegou a hora de testar seus conhecimentos:

1) ( BiologiaFuvest) No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas acidentais em ciências, de Royston M. Roberts (Campinas, Papirus, 1993), algumas frases referentes a etapas importantes na construção do conhecimento cientifico foram grifadas e identificadas por um numeral romano:

“Em 1889, em Estrasburgo, então Alemanha, enquanto estudavam a função do pâncreas na digestão, Joseph Von Mering e Oscar Minkowski, removeram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, um assistente de laboratório chamou-lhes atenção sobre o grande número de moscas voando ao redor da urina daquele cão.

(I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina, analisaram-na e observaram que esta apresentava excesso de açúcar.

(II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes. Von Mering e Minkowski perceberam que estavam vendo pela primeira vez a evidência da produção experimental de diabetes em um animal.

(III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relação entre esse órgão e o diabetes. […] Muitas tentativas de isolar a secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Dois pesquisadores, Frederick G. Bating, um jovem médico canadense, e Charles H. Best, um estudante de medicina, trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J. R. MacLeod, n Universidade de Toronto. Eles extraíam a secreção do pâncreas de cães.

(IV) Quando injetaram os extratos (secreção do pâncreas) nos cães tornados diabéticos pela remoção de seu pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltou ao normal, e a urina não apresentava mais açúcar”.

A alternativa que identifica corretamente cada uma das frases grifadas com cada uma das etapas de construção do conhecimento cientifico é:

Biologia - Métodos Científicos

Resposta: E.

2)    Observa-se que as bananeiras inibem o crescimento de outras espécies de vegetais plantadas próximo a elas. Para verificar se essa inibição é provocada por uma substância produzida pelas bananeiras, o melhor procedimento será

a) comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extrato de bananeiras, em ambiente com a mesma intensidade luminosa.

b) comparar o crescimento das outras espécies em cultivos com e sem aplicação de extrato de bananeiras.

c) comparar o crescimento das outras espécies cultivadas com extratos de bananeiras, em diferentes temperaturas.

d) analisar quimicamente extratos das bananeiras e de outras espécies.

Resposta: B.

3) (Biologia – UFMG) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de ratos. Colocou então cinco ratos em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair. Concluiu então que esta vitamina desempenha algum papel no crescimento e manutenção dos pelos. Sobre essa experiência podemos afirmar:
a) A experiência obedeceu aos princípios do método científico, mas a conclusão do estudante pode não ser verdadeira.
b) A experiência foi correta e a conclusão também. O estudante seguiu as normas do método científico adequadamente.
c)  A experiência não foi realizada corretamente porque o estudante não usou um grupo de controle.
d) O estudante não fez a experiência de forma correta, pois não utilizou instrumentos especializados.
e) A experiência não foi correta porque a hipótese do estudante não era uma hipótese passível de ser testada experimentalmente.

Resposta: C.

Dica 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/

Juliana Biologia Enem - Métodos Científicos Os textos e exemplos acima sobre Métodos Científicos foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel