Como se sair bem nas provas do Enem 2019

Confira dicas do Blog do Enem para fazer render o seu tempo e a estudar de maneira correta. Não tem mágica: só chega na frente quem se dedica pra valer!

Quem aí pretende fazer Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019? Ou melhor, quem tem como meta ingressar numa universidade pública com a nota do Enem?

Aproveite que o ano está só começando e ainda dá tempo para se preparar direitinho e criar um esquema produtivo de estudos. O que não dá é para ficar se lamentando pelas metas que você não conseguiu atingir no ano que passou. Agora, nada de esquecer das metas que você pode fazer se tornarem realidade com uma boa nota no próximo Enem.

Vamos lá correr atrás e colocar a mão na massa? Veja as dicas que o Blog do Enem preparou para você se sair bem no Exame Nacional do Ensino Médio de 2019:

1- Horários para dormir

Pode parecer estranho começar falando de dormir. Mas, venhamos e convenhamos, ninguém se torna nada na vida, ficando na cama o dia inteiro, não é mesmo?  E, por outro lado, não dá para fazer nada direito com sono. Portanto, a dica aqui é estipular horários razoáveis, tanto para deitar, quanto para levantar. Horários estes, que otimizem o seu sono e o seu desempenho. E não vale usar a função soneca, ou deixar para ir dormir muito tarde. Esses pequenos vacilos podem fazer toda a diferença entre conseguir a vaga dos sonhos, ou não conseguir.

2- Rotina de estudos

Fazer um cronograma de estudos é indispensável quando você tem um objetivo, principalmente quando se trata de passar em um processo seletivo. Com organização não tem escapatória: todo o dia você já tem bem claro o que precisa dar conta de estudar.

3- Lazer

Fazer algo diferente da sua rotina diária também é essencial. Por isso, é bem interessante que você tire um dia da semana, ou uma horinha do seu dia para fazer algo diferente. Conversar com um amigo e dar um rolê, são ótimas opções. O bom mesmo é ter um papo sem ficar toda hora lembrando das preocupações que estão na sua cabeça todos os dias.

Aquele som que você curte, mas não escuta há muito tempo, ou aquele programa de televisão que nunca mais assistiu, também são boas alternativas. Dá até para navegar um pouco nas redes sociais enquanto escuta ou assiste os seus queridinhos.

4- Alimentação saudável

Comer bem, supõe ter horários definidos para as refeições, além de ingerir alimentos realmente nutritivos e que vão te fazer bem, inclusive auxiliando na sua concentração na hora dos estudos e, o mais importante: na memorização dos conteúdos. Definitivamente ninguém consegue se concentrar direito e ser produtivo, passando mal do estômago ou com outras complicações digestivas.

5- Atividade física

A prática de um exercício físico é algo que traz muitos benefícios para a saúde e para a sua produtividade, ainda mais quando se passa muitas horas sentado, estudando. Energia você tem e de sobra, pode acreditar!

Então, bora se movimentar! Vale qualquer coisa: dar uma caminhada na rua (pode até levar o seu pet junto); correr; dar uma pedalada; academia; natação; pilates, enfim, movimente-se!

Que os seus próximos dias antes do Enem sejam produtivos e de muito estudo!

6 – Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação.

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Dicas de Estudo, Dicas Enem, Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel