Medicina – Saiba quais cursos foram mal avaliados pelo MEC

5 cursos de Medicina de universidades federais foram considerados ruins pelo Ministério da Educação. Saiba quais são eles no nosso post.

Conquistar uma vaga em uma faculdade de Medicina é o sonho de muitos jovens brasileiros. Porém, de nada adianta realizar esse sonho se a instituição onde você escolher se formar médico ou médica não oferecer um curso de qualidade. Afinal de contas, o objetivo é sair da faculdade como um ótimo profissional, para então oferecer bom atendimento as pessoas e conseguir sobreviver no mercado de trabalho, não é mesmo?

medicina

Por isso, escolher onde você vai cursar sua faculdade, seja qual for o curso, é uma decisão muito importante, que deve ser tomada com cuidado, depois de muita pesquisa! E, para ajudá-los nessa decisão, o Blog do Enem traz, nesse post, dados fresquinhos sobre os cursos de Medicina do país.

Dica 1: Medicina – o curso, a profissão e o mercado de trabalho – https://blogdoenem.com.br/medicina-curso-mercado-trabalho/

Entre as responsabilidades do Ministério da Educação (MEC) está garantir a qualidade e o bom funcionamento dos cursos de graduação do país. Por isso, em intervalos de três anos, os cursos de determinada área do conhecimento são avaliados pelo MEC. Em 2013, foi a vez dos cursos da área da saúde.

Os resultados dos ciclos de avaliação 2013 dos cursos superiores na área da saúde foram divulgados dia 18 de dezembro. Os cursos são avaliados de acordo com dois itens principais: o CPC (Conceito Preliminar do Curso), que avalia os cursos, e o IGC (Índice Geral do Curso), que avalia as instituições de ensino. A nota dada para o CPC pode variar de 1 até 5, sendo que, nesse conceito, são avaliados critérios como a nota do curso no Enade, a infraestrutura da instituição de ensino, a titulação dos professores, entre outros.

Foram avaliados 154 cursos de Medicina, dos quais 27 foram considerados insatisfatórios pelo MEC, pois receberam CPC nível 2. Entre as instituições cujos cursos foram considerados insatisfatórios, estão 5 universidades federais: Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Dica 2: Medicina – notas de corte Sisu 2014 para o curso de graduação – https://blogdoenem.com.br/sisu-2014-notas-corte-medicina/

Veja abaixo a lista completa dos cursos de Medicina do país que receberam as piores notas na avaliação do MEC:

tabela Medicina

Quem se interessar e quiser ver o resultado completo do ciclo de avaliação 2013 de cursos superiores na área da saúde do MEC pode acessar o Diário Oficial da União, onde o resultado foi publicado, pelo link: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/12/2014&jornal=1&pagina=23&totalArquivos=144