Exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores poetas brasileiros e um dos mais cobrados no Enem! Vejao resumo e teste seus conhecimentos sobre o autor com a lista de exercícios! Ele é o autor do clássico "Tem uma pedra no meio do caminho". Vem!

Carlos Drummond de Andrade é um dos escritores que mais apareceram no Enem. Todos os anos cai pelo menos uma questão sobre o autor. Para chegar preparado na prova, confira nosso resumo e responda à lista de exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade! Tem questões do Enem e de outros vestibulares.

Resumo sobre Drummond

Primeiramente vamos conhecer um pouco da vida do poeta. Em seguida, abordaremos as principais características de sua obra.

Carlos Drummond de Andrade nasceu dia 31 de outubro de 1902 em Itabira do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais. Desde cedo ele já demonstrava afinidade com a literatura. Ao longo de sua vida, estudou em Belo Horizonte e em Minas Gerais. Chegou a formar-se em Farmácia, mas nunca não exerceu a profissão.

Em sua trajetória profissional, foi professor de Geografia e Português e redator-chefe do jornal Diário de Minas. Além disso, tornou-se funcionário público do Ministério da Educação que, naquela época, ficava no Rio de Janeiro. Por isso ele passou grande parte de sua vida na cidade. Drummond morreu em 17 de agosto de 1987, aos 84 anos de idade, no Rio de Janeiro.

As dicas básicas do poeta maior

Confira agora com a professora Camila Brambilla, do canal do Curso Enem Gratuito, uma aula-show sobre os tópicos mais importantes da vida e da obra de Carlos Drummond de Andrade.

As dicas da Camila:

  1. Poeta versátil e multifacetado, Drummond transitou por diversos temas, contemplando o amor, as relações humanas, aspectos de sua vida, de sua infância em Minas Gerais, bem como questões sociais de seu tempo.
  2. Apelidado de Urso Polar, Gauche, Poeta Itabirano ou Poeta de Sete Faces, é um dos principais escritores brasileiros de todos os tempos.
  3. Seu legado literário o imortalizou e o faz ser considerado por muitos críticos como o maior escritor brasileiro do século XX.
  4. Nesta aula acima, a professora Camila Brambilla te conta um pouco mais dessa figurinha carimbada do Enem. 

Drummond e o Modernismo

Carlos Drummond de Andrade foi dos principais representantes da 2ª Geração do Modernismo brasileiro. Ele foi precursor da poesia de 30, com a publicação de “Alguma Poesia”. Nesse livro, o leitor encontra poemas que ainda guardam laços com a 1ª geração e, sobretudo, que estão relacionados à produção de Oswald de Andrade.

A poesia de Drummond utiliza uma linguagem bastante coloquial. Apresenta palavras familiares e pontuada de termos e seleções verbais capazes de lhe fornecer peculiaridades de alto valor expressivo. Seus poemas apresentam profundas reflexões filosóficas e momentos de ironia e humor.

Os temas mais presentes na obra de Drummond são o amor, o cotidiano, a família, o isolamento, a monotonia presente nas coisas e na vida de modo geral. De acordo com muitos estudiosos e críticos literários, Drummond pode ser considerado o mais influente, senão o maior, poeta brasileiro do século XX.

Videoaula: a 2ª Geração do Modernismo

Para conhecer mais sobre Drummond e o contexto de produção de sua obra, assista à videoaula sobre a 2ª Geração do Modernismo. Em seguida, não deixe de responder aos exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade!

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o poeta, confira a nossa aula completa sobre o assunto!

Exercícios sobre Carlos Drummond de Andrade

Em seguida, confira como as questões do Enem e vestibulares costumam cobrar a obra de Carlos Drummond de Andrade:

.

Estátua de Carlos Drummond de Andrade
Estátua de Carlos Drummond de Andrade no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Literatura, Simulados Enem