Resumo com lista de exercícios sobre as funções da linguagem

Veja as 6 funções: 1 Referencial; 2 Poética; 3 Emotiva; 4 Conativa; 5 Metalinguística; e 6 Fática. Elas são formas de utilização da linguagem de acordo com o objetivo do texto ou do interlocutor. Veja um resumo rápido. Em seguida teste os seus conhecimentos com exercícios do Enem e vestibulares!

Se tem um conteúdo de Português que cai todos os anos no Enem, esse conteúdo são as funções da linguagem. Em algumas questões é cobrado que você saiba o o objetivo da linguagem utilizada em um texto ou imagem.

Mas, também é importante conhecê-las para melhorar a sua interpretação de texto e ir bem nas provas. Então não deixe de conferir nosso resumo e exercícios sobre funções da linguagem!

Resumo sobre funções da linguagem

Existem seis funções principais da linguagem. São as seguintes:

  • Referencial
  • Poética
  • Emotiva
  • Conativa ou apelativa
  • Metalinguística
  • Fática.

Veja agora com a professora de Português Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito:

Entenda as Funções da Linguagem

Primeiramente, a função referencial tem o objetivo de informar. Por isso, o assunto da mensagem é que tem o maior destaque. A função referencial é encontrada em textos jornalísticos, científicos e didáticos.

Da mesma forma, a função poética também dá destaque à mensagem. No entanto, a estrutura da linguagem poética é mais importante do seu conteúdo. A função poética está presente principalmente em textos literários, tanto em prosa como em verso.

Resumo sobre funções da linguagem

Para entender melhor e ver mais alguns exemplos sobre as funções da linguagem, confira o resumo da professora Jéssica Forini, do canal do Curso Enem Gratuito:

Destaques para o Emissor ou para o Receptor

Na linguagem com função emotiva, quem tem destaque é o emissor da mensagem. Isso porque a mensagem é subjetiva, pessoal e expressa sentimentos. Essa função está presente em textos líricos, por exemplo.

A linguagem conativa, por sua vez, coloca interlocutor ou receptor em destaque porque tem a intenção de convencimento. Em discursos políticos, anúncios publicitários e argumentações jurídicas se faz o uso da função conativa da linguagem.

Resumo de Função Conativa

Veja com a professora de português Mercedes Bonorino, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução para você gabaritar questões de Função Conativa.

A Função Conativa é aquela utilizaqda na linguagem publicicitária, dos anúncios da Internet, da TV, no rádio ou da mídia impressa. Na Função Conativa a mensagem tem o propósito de “Convencer o receptor”. Por exemplo “Tome a vacina contra o Covid-19”. É uma Função Conativa aparecendo aí.

Na função metalinguística, o código é posto em destaque, pois é a língua referenciando a si mesma. Livros didáticos, gramáticas e dicionários são exemplos de textos com linguagem de função metalinguística.

Por fim, o canal é que tem destaque na linguagem com função fática, pois seu objetivo é estabelecer diálogo.

Linguagem Denotativa x Linguagem Conotativa

Confira agora com a professora Camila Zuchetto, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas de Linguagem Conotativa x Linguagem Denotativa. Sempre cai nas questões de Interpretação de Textos.

Exercícios sobre funções da linguagem

Apesar de ser importante conhecer as definições de funções da linguagem, é fundamental treinar a identificação nos diferentes tipos de textos. Praticar com exercícios sobre funções da linguagem que já caíram no Enem e nos vestibulares!

.

.

.Funções da linguagem

Para complementar seus estudos, não deixe de conferir a aula sobre linguagem conotativa e denotativa. Conhecer suas diferenças vai te ajudar a interpretar melhor as questões do Enem.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel