Cinemática: Repouso e Movimento – Física vestibular e Enem

Hora de dar aquela atenção especial para os conteúdos de Física! Bóra se preparar para o Enem e acompanhar essa aula sobre os fundamentos da Cinemática?

velocidade escalar

A Cinemática trata de uma parte da Mecânica que estuda os movimentos, mas  sem analisar suas causas (força).

Veja aqui neste resumo de Física para o vestibular e o Enem. Tem ainda aula gratuita e exercícios. Você logo vai lembrar das aulas que teve.

Conceitos fundamentais de Cinemática – Em relação a um referencial, definimos o Ponto Material, o Corpo Extenso, o Repouso, e o Movimento. Confira:

I. Ponto Material: como um corpo que possui dimensões desprezíveis
II. Corpo Extenso: como um corpo que possui dimensões significativas
III. Repouso: um corpo estará em repouso quando sua posição relativa não se alterar
IV. Movimento: diz-se que um corpo está em movimento quando sua posição relativa se alterar.

Veja os Elementos da Cinemática

Posição (x): indica o local do móvel na trajetória.

Velocidade escalar (v): representa a rapidez de movimento.

Aceleração escalar (a): representa a rapidez com que a velocidade escalar varia.

 ESPAÇO

Espaço é a distância (x) do móvel até a origem, média ao longo da trajetória.

image001.jpg

Movimento Retilíneo Uniforme – MRU

Entendemos um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) como todo aquele movimento (deslocamento) que ocorre sem alteração do vetor velocidade.

 FUNÇÃO HORÁRIA:

É a função que relaciona o espaço (x) com o tempo (t). Por isso mesmo é a Função Horária.  Veja neste exemplo:

x = 4 + 7t (SI)

Para t = 0 (origem dos tempos), o valor assumido pelo espaço é chamado de posição inicial.

No exemplo citado, então, x0 = 4m

 VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA

image003.jpg 

ACELERAÇÃO ESCALAR MÉDIA

image005.jpg 

CLASSIFICAÇÃO DOS MOVIMENTOS

 Progressivo: x aumenta v +

 Retrógrado: x diminui v

Acelerado: |v| aumenta v e a mesmo sinal

 Retardado: |v| diminui v e a sinais diferentes

Vídeo-aula gratuita sobre Cinemática – Aprenda sobre os Movimentos e sobre a Função Horária.

Confira com o professor Jean Pegoraro uma aula especial de Revisão sobre os Fundamentos de Cinemática. Aula disponível no canal Aula De, no Youtube. Depois do vídeo responda os desafios que o Blog do Enem separou para você e compartilhe seus resultados!

Desafios para você resolver e compartilhar a solução nas redes sociais.

Questão 1

(Ufv) Um aluno, sentado na carteira da sala, observa os colegas, também sentados nas respectivas carteiras, bem como um mosquito que voa perseguindo o professor que fiscaliza a prova da turma.

Das alternativas abaixo, a única que retrata uma análise CORRETA do aluno é:

a) A velocidade de todos os meus colegas é nula para todo observador na superfície da Terra.

b) Eu estou em repouso em relação aos meus colegas, mas nós estamos em movimento em relação a todo observador na superfície da Terra.

c) Como não há repouso absoluto, não há nenhum referencial em relação ao qual nós, estudantes, estejamos em repouso.

d) A velocidade do mosquito é a mesma, tanto em relação aos meus colegas, quanto em relação ao professor.

e) Mesmo para o professor, que não para de andar pela sala, seria possível achar um referencial em relação ao qual ele estivesse em repouso.

Dica 1 – Física no Enem – Notação Científica – Veja como cai no Enem

Questão 2

(Unimontes) Dois aviões do grupo de acrobacias (Esquadrilha da Fumaça) são capazes de realizar manobras diversas e deixam para trás um rastro de fumaça. Nessas condições, para que os aviões descrevam duas semirretas paralelas verticais (perpendiculares ao solo, considerado plano), de tal sorte que o desenho fique do mesmo tamanho, os pilotos controlam os aviões para que tenham velocidades constantes e de mesmo módulo. Considerando o mesmo sentido para o movimento dos aviões durante essa acrobacia, pode-se afirmar corretamente que

a) os aviões não se movimentam em relação ao solo.

b) os aviões estão parados, um em relação ao outro.

c) um observador parado em relação ao solo está acelerado em relação aos aviões.

d) um avião está acelerado em relação ao outro.

Dica 2 – Física no ENEM – Sistemas de Medidas. Veja o que mais cai no Enem

Questão 3

(Ufmg) Júlia está andando de bicicleta, com velocidade constante, quando deixa cair uma moeda. Tomás está parado na rua e vê a moeda cair.

Considere desprezível a resistência do ar.

Assinale a alternativa em que melhor estão representadas as trajetórias da moeda, como observadas por Júlia e por Tomás.

image007.jpg 

4. (Cesgranrio) Uma formiga movimenta-se sobre um fio de linha. Sua posição (S) varia com o tempo, conforme mostra o gráfico.

image009.jpg 

O deslocamento entre os instantes t = 0 s e t = 5,0 s é:

a) 0,5 cm; b) 1,0 cm; c) 1,5 cm; d) 2,0 cm; e) 2,5 cm.

5. (Ufop) Em um terremoto, são geradas ondas S (transversais) e P (longitudinais) que se propagam a partir do foco do terremoto. As ondas S se deslocam através da Terra mais lentamente do que as ondas P. Sendo a velocidade das ondas S da ordem de 3 km/s e a das ondas P da ordem de 5 km/s através do granito, um sismógrafo registra as ondas P e S de um terremoto. As primeiras ondas P chegam 2,0 minutos antes das primeiras ondas S. Se as ondas se propagaram em linha reta, a que distância ocorreu o terremoto?

a) 600 km b) 240 km c) 15 km d) 900 km

Dica 3 – Revisão de Química: Substâncias moleculares,vamos relembrar?

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe