Parnasianismo, o movimento menos popular do Brasil – Literatura Enem

Veja aula grátis e texto da Amanda Nascimento para entender o Parnasianismo e a importância dele na literatura brasileira. Mesmo sem apelo popular o Parnasianismo cai direto no Enem e no vestibular.

O Parnasianismo está longe de ser uma escola literária popular. Esse movimento se expressou unicamente em poesia, não havendo, portanto, representantes que tenham feito obras em prosa. De origem francesa, o Parnasianismo demonstra uma forte preocupação com a estética. Os poetas privilegiavam a forma, compondo poesias métrica e com rimas, resgatavam o idealismo grego de perfeição e se guiavam pelo conceito de “arte pela arte”, ou seja, a arte por ela mesma, sem se uma preocupação com uma função social.

Dica 1 – Está difícil entender? Você não consegue localizar o Parnasianismo na literatura brasileira? Então, faça aqui uma revisão rápida sobre as Escolas Literárias no Brasil: https://blogdoenem.com.br/literatura-escolas-literarias-2/

Os autores do Parnasianismo desprendiam-se de qualquer valor sentimentalista, pregando a objetividade. O Parnasianismo coincide com o período histórico do Realismo e do Naturalismo, final do século 19. O marco inicial desse movimento no Brasil aconteceu em 1882 com a publicação de “Fanfarras” de Teófilo Dias. Os principais representantes do Parnasianismo foram: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia, chamados de tríplice parnasiana.

Assista à aula sobre Parnasianismo da professora Camila, do nosso canal Curso Enem Gratuito, e fique por dentro de tudo sobre essa escola literária para mandar bem no Enem e no vestibular:

Dica 2 – Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja! https://blogdoenem.com.br/literatura-vestibular-enem/

Como identificar o Parnasianismo? – As principais características do Parnasianismo são: preocupação formal; comparação da poesia com as artes plásticas, principalmente com a escultura; referências a elementos da mitologia grega e latina; preferência por temas descritivos (cenas históricas, paisagens e objetos); enfoque sensual da mulher (davam ênfase na descrição de suas características físicas); habilidade na criação dos versos (cuidado minucioso na composição dos versos); vocabulário culto; objetivismo; universalismo e apego à tradição clássica.

Literatura - Olavo Bilac

O autor mais renomado do Parnasianismo é Olavo Bilac. O poeta carioca fundou a Academia Brasileira de Letras, junto com Machado de Assis, em 1896. Bilac também escreveu crônicas entre outros textos para jornais e revistas. Obras de Olavo Bilac: “A sesta de Nero”, “O incêndio de Roma”, “O Caçador de Esmeraldas” “Panóplias”, “Via Láctea”, “Sarças de fogo”, “As viagens”, “Alma inquieta” e a “Tarde”.

Veja aqui uma das poesias que mais traz o estilo de Olavo Bilac, “Velhas Árvores”:

Velhas Árvores

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores moças, mais amigas,
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas…
O homem, a fera e o inseto, à sombra delas
Vivem, livres da fome e de fadigas:
E em seus galhos abrigam-se as cantigas

E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo. Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem,
Na glória de alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!

Em breve análise, podemos perceber as seguintes características Parnasianas nesta poesia de Olavo Bilac: descrição da natureza (as árvores), rimas ricas, como, por exemplo, rimar o adjetivo “belas” com o substantivo “procelas”. Se você ler em voz alta vai percebe o cuidado que o poeta teve com a sonoridade do poema, confira!

Para elaborar esse post foi consultado como fonte o site Info Escola, o conteúdo sobre Parnasianismo pode ser lido no link:
http://www.infoescola.com/literatura/parnasianismo/

Dica 3: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Dica 4: Literatura: Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis: https://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/
Dica 5: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/
Amanda - Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel