Ortografia vale ponto. Cuidado na hora da Redação do Enem

Você acha que a ortografia é uma malvada? As dicas de redação do Professor Wilson Rochenbach Nunes vão fazê-lo mudar de opinião. Aproveite também a videoaula gratuita.

Cuidado com a ortografia na sua redação. Algumas palavras são comuns nas produções textuais e são grafadas frequentemente de maneira errada. Como fazer, então, para não errá-las? Facinho! Siga as dicas a seguir:

Há diferença entre hesitar que significa duvidar e êxito que significa sucesso. Não se esqueça também de que imprescindível e conscientizar são grafadas com sc. Mais um detalhe! necessitar e precisar são grafadas com c.

Dicas básicas de Ortografia

Dica 1: Redação – acentuação também faz parte da ortografia.

A escolha entre s e z também é problema. As palavras paralisar, analisar e pesquisar são grafadas com s, inclusive todas as palavras que derivarem delas.

A escolha entre s e ç é outro problema enfrentado constantemente por quem tem que escrever. Fique atento ao esquema abaixo que o ajudará em muitos momentos de indecisão.

 Nas seguintes terminações, o d e o t são substituídos por s ou ss nas derivações. Caso a consoante do radical apareça na derivação, a grafia da sílaba final deve ser ção.

Dica 2: Veja a importância da gramática na sua redação.

Use s depois de ditongo, me-, en– como em coisa, mexer e enxame. Atenção aos sufixos –es e –esa grafados com s quando indicam origem Þ chinês, chinesa – ou título de nobreza Þ marquês, marquesa.

Os sufixos –ez –eza grafados com z quando se transforma adjetivo em substantivo (abstrato) como em pobre Þ pobreza ou ainda estúpido Þ estupidez.

 

Veja com a professora Mercedes conceitos básicos sobre ortografia e aumente suas chances de tirar 1000 na redação

A Norma Culta é que vale na Redação

A Redação, sozinha, vale 1000 pontos nas provas do Enem. Mas, esta nota é calculada por uma soma de cinco competências. O respeito à norma culta do Idioma Português, onde está a Ortografia, vale 200 pontos.

Veja as dicas da professora Daniela Garcia, do canal do Curso Enem Gratuito, sobre como escrever da maneira correta na redação do Enem:

Viu só. Você precisa respeitar as regras do atual Acordo Ortográfico para conseguir os 200 pontos da  A “Competência 1” da redação do Enem. É ali que os corretores contratados pelo INEM observam se você escreveu denro da norma culta.

É importante você ler muito para ter um bom vocabulário e ganhar intimidade com a escrita formal do Idioma Português. E, escrever muito. vale fazer rascunhos de redação, criar um blog da escola ou da turma, abrir um canal nas redes sociais para contar o seu dia a dia, e escrever sempre.

Se liga no quadro de Ortografia

der

 Þ compreender Þ compreensão

dir

 Þ expandir Þ expansão

ter

 Þ reverter Þ reversão

tir

 Þ divertir Þ diversão

mir

 Þ imprimir Þ impressão

ter

 Þabster Þ abstenção

mir

 Þ sumir Þ sumiço

Observe que, se o d, t, ou o m sumirem na derivação, o s ocupa o espaço; se permanecerem, o ç tem sua vez. Aproveite bem essas dicas, elas o ajudarão.

Veja agora uma aula-resumo sobre a Norma Culta do Idioma Português, com a professora Kel

Só mais uma dica: o sufixo –izar é formador de verbos, como em suave Þsuavizar

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel