Conheça 5 mulheres que tiveram relevância na história do Brasil, mas que provavelmente você não ouviu falar.
Maria Quitéria de Jesus Medeiros
Foi a 1ª mulher a entrar no Exército brasileiro. Ela realizou o feito ao se vestir de homem para lutar nas batalhas pela independência na Bahia entre 1822 e 1823.
Maria Quitéria teve destaque na luta contra os portugueses que estavam com o controle da província. Ao fim do conflito, foi condecorada por D. Pedro I.
Pioneira da Enfermagem no Brasil, a baiana se voluntariou para cuidar dos feridos na Guerra do Paraguai. Sua motivação partiu da dor da separação dos filhos que estavam na guerra.
Anna Nery
Irmã e mãe de médicos, Anna trabalhou em vários hospitais militares. Perdeu um filho na guerra e, em 1870, voltou ao Brasil com 3 órfãos para criar. Ela é considerada a 1ª enfermeira brasileira.
Nísia Floresta
É considerada a 1ª jornalista feminista do Brasil. Isso porque, no século XIX, eram poucas as mulheres que sabiam ler e a maioria das publicações existentes eram feitas por homens.
Nísia começou a escrever para um jornal de Recife denunciando as condições precárias vividas pelas mulheres brasileiras. Ela também foi a 1ª autora brasileira a ter um livro publicado no Brasil.
Foi uma bióloga, cientista e ativista feminista que participou ativamente da organização política a fim de conquistar o direito ao voto às mulheres no Brasil.
Bertha Lutz
Em 1934, foi eleita suplente para deputada federal e defendeu os direitos das mulheres, principalmente no âmbito trabalhista, como o direito à licença maternidade e equiparação de salários.
Professora, escritora e jornalista, Antonieta foi a 1ª mulher negra a ser eleita no país. Acreditava que a educação é o caminho para emancipar pessoas e transformar a sociedade.
Antonieta de Barros
Por isso, defendeu ativamente a educação para todos. Como deputada, a catarinense criou a lei estadual do Dia do Professor, data oficializada anos mais tarde no país inteiro.