Bateu desânimo? Veja o que fazer para estudar com vontade para o Enem

Não se apavore se 'Bateu o Desânimo' para estudar para o Enem. Não acontece só com você. O conteúdo do Enem é vasto. Exige disciplina diária, e a rotina é estudar e estudar. Com o tempo pode mesmo trazer desânimo e diminuir a produção. Então, para virar este jogo, aproveite as Dicas da Carolina Nunes. Veja abaixo.

A naturóloga Caroline Nunes pensou em você e preparou uma séria de dicas e recomendações para você chegar bem no Enem e nos vestibulares. Se Bateu o Desânimo, não se assuste na primeira e nem na segunda. É mais do que normal, pois são muitas as dificuldades ao longo do caminho.

bateu desânimoO importante é você descobrir o seu caminho próprio para dar a volta por cima e conseguir voltar a estudar e aprender de verdade para chegar bem no Enem.

Quando acontecer com você de ‘Bater o Desânimo’, a técnica para você sair dessa é começar por uma pequena reflexão: Quando você acorda, qual o primeiro pensamento que vem a sua mente?

O primeiro passo em direção à motivação é a auto-observação. Afinal, se você não identificar o que não está bem na sua pessoa, não será assertivo na hora de melhorar.

Se você já acordar com desânimo, reclamando do que precisa fazer, sem vontade de ir à aula ou ir à bancada de estudos, é hora de criar estratégias para mudar!

A primeira estratégia: Drible os pensamentos que geram emoções desagradáveis.

Estudar - EnemEu sei, que muitas vezes, o primeiro pensamento quando toca o despertador não é o mais positivo, mas assim que ele surgir drible-o, dê um stop no seu pensamento e pense que é mais uma oportunidade de estar mais próximo do que você deseja e diga a você mesmo: Vamos lá!

Depois, coloque uma música animada, divertida, que você realmente goste e que te proporcione ânimo para esse novo dia! Já pensou qual será?

O segundo ponto importante para a motivação diária é: Aonde você quer chegar?

Por que você escolheu esse curso? O que mudará na sua vida quando você estiver vivendo aquilo que você escolheu para si próprio? Esse é um forte fator motivador, de dentro para fora, é o mais profundo, e por isso, deve ser lembrado diariamente.

Então, escreva num local visível por que você verdadeiramente QUER passar no vestibular e ter uma boa nota Enem? Qual sonho você estará realizando? E aonde você quer chegar com isso? Você pode buscar uma figura que represente o seu sonho, e colocar na parede para que você a veja todos os dias, assim você informará ao seu inconsciente com mais facilidade, a sua maior motivação.

Quando sabemos onde queremos chegar, o cérebro já se prepara para direcionar mais foco e energia ao objetivo.

Dica 1 – Se você tem dúvidas em relação à decisão da escolha da carreira, confira aqui nossas Dicas sobre a escolha da profissão.

O terceiro ponto é: Tenha um plano de estudos.

O plano de estudos é essencial para gerar motivação e resultado. Sem objetivos claros e horários determinados para seu estudo a mente fica vaga, ou você fica preocupado com as outras matérias e não consegue se concentrar consequentemente, em pouco tempo você estará estressado, cansado e desmotivado.

A nossa última e valiosa Dica: Antes de dormir, escreva, na sua agenda ou em um pequeno caderninho, por que seu dia valeu a pena!

Parece simples não? Mas muitas vezes, devido à correria cotidiana, dormimos com a sensação de que não fizemos o suficiente, ou que foi tudo muito chato, ou ainda de que nada valeu a pena. Quando você escreve, o seu cérebro busca várias situações e aprendizados daquele dia e você verá quanta coisa aprendeu e nem tinha percebido, o que te dará tranquilidade para dormir e maior motivação para o próximo dia!

Eu te desafio agora a aplicar na sua vida pelo menos três destas dicas que passamos. Você pode? Tente, experimente, e nos conte nos comentários do post da sua experiência. Tenho certeza que você terá muitas mudanças positivas!

Dica  do Blog do Enem – Quer arrasar no Enem e no vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas, de todas as matérias, e tire as suas dúvidas com vídeos, dicas e apostilas gratuitas.

Caroline Nunes - Enem

Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching, PNL e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no facebook: https://www.facebook.com/caroline.c.nunes.3
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel