Faltam:
para o ENEM

10 exemplos de Redação Enem nota 1000: textos nota máxima.

Tirar nota mil na Redação Enem faz toda a diferença. Você aumenta sua pontuação geral e tem mais chances no Sisu, Prouni e Fies. Veja como criar o texto dissertativo-argumentativo e confira abaixo exemplos aprovados pelo MEC com nota máxima.

Veja 10 Exemplos de Redação Nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio em 2016, 2015, 2014, e também nos exames de 2013 e 2012. Está cada vez mais difícil. Em 2016 foram apenas 77 Redações Enem Nota Máxima.

Conhecer o que já foi avaliado como uma Redação Enem nota 1000 pode ajudar você a se preparar para os vestibulares e o próximo Enem. Copiar não vale, e nem adianta. Leia neste post os 10 exemplos de Redação Enem corrigidas com nota máxima nos últimos anos para você perceber que dá sim para chegar lá também.

O fundamental para você conseguir uma boa nota na Redação é ler o enunciado com atenção e ter capacidade para entender o tema e a proposição. São os primeiros passos para fazer o texto dissertativo argumentativo observando bem a estrutura de Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão. Fazer redações é fundamental para exercitar! E, para completar bem a nota, você também pode entrar no Aplicativo Simulados Enem. As questões do App estão organizadas por nível de difivuldade, e você fica sabendo se está no grupo Forte, Médio ou Fraco. Aqui:Aplicativo Simulado EnemAs questões estão organizadas por nível de dificuldade. Você fica sabendo se está no grupo Forte, Médio ou Fraco. Clique na imagem acima ou aqui para acessar o App Simulado Enem.

Ler é o melhor remédio para mandar bem na Redação do Enem –  A melhor vacina para fazer uma boa redação é ler, compreender o que se lê, saber reelaborar argumentar e contra argumentar em relação ao que se leu, e ainda conseguir colocar o seu posicionamento na forma de um texto escrito dentro das normas da língua portuguesa como é corrente no Brasil. Confira todas as dicas de Redação para o Enem aqui.

Veja uma lista com cinco temas quentes de redação  com boas chances de cair no Enem: Zika Vírus e Microcefalia; Redução da Maioridade Penal; Terrorismo e Violência;  Mobilidade Urbana; Mobilização Social; e O DNA da Corrupção. Comece a fazer rascunhos com estes temas para exercitar o Ponto de Vista, a Argumentação, e a Proposta de Intervenção nos seus textos.

Temas de Redação Enem Uma boa dica é levar os textos nota 1000 e seus rascunhos para seu Colégio de Ensino Médio e pedir para o seu  (ou a sua) professor(a) de redação explicar para a turma por que fatores o texto mereceu Nota 1000, e que nota você tiraria.

Confira a seguir exemplos de Redação Enem Nota 1000 no Exame em 2016, 2015, 2014, e no Enem de 2013 e 2012. Leia uma, duas, três, mil vezes se for preciso uma Redação Enem corrigida com nota 1000.

Redação Enem 2016 nota 1000:

Candidata: Marcela Sousa Araújo, 21 anos, Itabuna (Bahia)

No meio do caminho tinha uma pedra

No limiar do século XXI, a intolerância religiosa é um dos principais problemas que o Brasil foi convidado a administrar, combater e resolver. Por um lado, o país é laico e defende a liberdade ao culto e à crença religiosa. Por outros, as minorias que se distanciam do convencional se afundam em abismos cada vez mais profundos, cavados diariamente por opressores intolerantes.

O Brasil é um país de diversas faces, etnias e crenças e defende em sua Constituição Federal o direito irrestrito à liberdade religiosa. Nesse cenário, tomando como base a legislação e acreditando na laicidade do Estado, as manifestações religiosas e a dissseminação de ideologias fora do padrão não são bem aceitas por fundamentalistas. Assim, o que deveria caracterizar os diversos “Brasis” dentro da mesma nação é motivo de preocupação.

Paradoxalmente ao Estado laico, muitos ainda confundem liberdade de expressão com crimes inafiançáveis. Segundo dados do Instituto de Pesquisa da USP, a cada mês são registrados pelo menos 10 denúncias de intolerância religiosa e destas 15% envolvem violência física, sendo as principais vítimas fieis afro-brasileiros. Partindo dessa verdade, o então direito assegurado pela Constituição e reafirmado pela Secretaria dos Direitos Humanos é amputado e o abismo entre oprimidos e opressores torna-se, portanto, maior.

Parafraseando o sociólogo Zygmun Bauman, enquanto houver quem alimente a intolerância religiosa, haverá quem defenda a discriminação. Tomando como norte a máxima do autor, para combater a intolerância religiosa no Brasil são necessárias alternativas concretas que tenham como protagonistas a tríade Estado, escola e mídia.

O Estado, por seu caráter socializante e abarcativo deverá promover políticas públicas que visem garantir uma maior autonomia religiosa e através dos 3 poderes deverá garantir, efetivamente, a liberdade de culto e proteção; a escola, formadora de caráter, deverá incluir matérias como religião em todos os anos da vida escolar; a mídia, quarto poder, deverá veicular campanhas de diversidade religiosa e respeito às diferenças. Somente assim, tirando as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil mais tolerante.

E você, gostou do texto da Marcela? Para conseguir uma nota assim tão boa é preciso se preparar bem para montar a sua redação do Enem com a estrutura correta e com os fundamentos para fazer a abordagem do tema, desenvolver um ponto de vista, apresentar os argumentos, e concluir com uma proposta de intervenção. Veja aqui uma aula gratuita sobre como fazer a redação do Enem10 passos para uma redação Enem nota 1000

 

Redação Enem nota 1000 – Ano 2015 – Veja!

1 – Candidata Isadora Peter Furtado (17 anos, Pelotas – RS. Ela estudou no grupo de alunos do professor Luís Fernando Gallo). O tema da Redação Enem 2015 foi ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’.  Veja o texto dissertativo argumentativo que ganhou a nota máxima:

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é um problema muito presente. Isso deve ser enfrentado, uma vez que, diariamente, mulheres são vítimas desta questão. Neste sentido, dois aspectos fazem-se relevantes: o legado histórico-cultural e o desrespeito às leis.  Segundo a História, a mulher sempre foi vista como inferior e submissa ao homem. Comprova-se isso pelo fato de elas poderem exercer direitos, ingressarem no mercado de trabalho e escolherem suas próprias roupas muito tempo depois do gênero oposto.

Esse cenário, juntamente aos inúmeros casos de violência contra as mulheres corroboram a ideia de que elas são vítimas de um histórico-cultural. Nesse ínterim, a cultura machista prevaleceu ao longo dos anos a ponto de enraizar-se na sociedade contemporânea, mesmo que de forma implícita, à primeira vista.

Conforme previsto pela Constituição Brasileira, todos são iguais perante à lei, independente de cor, raça ou gênero, sendo a isonomia salarial, aquela que prevê mesmo salário para mesma função, também garantidas por lei. No entanto, o que se observa em diversas partes do país,  é a gritante diferença  entre os salários de homens e mulheres, principalmente se estas forem negras. Esse fato causa extrema decepção e constrangimento a elas, as quais sentem-se inseguras e sem ter a quem recorrer. Desse modo, medidas fazem-se necessárias para corrigir a problemática.

Diante dos argumentos supracitados, é dever do Estado proteger as mulheres da violência, tanto física quanto moral, criando campanhas de combate à violência, além de impor leis mais rígidas e punições mais severas para aqueles que não as cumprem. Some-se a isso investimentos em educação, valorizando e capacitando os professores, no intuito de formar cidadãos comprometidos em garantir o bem-estar da sociedade como um todo.

E você, gostou da Redação Nota 1000 da gaúcha Isadora Peter Furtado?  Então, leve o texto para os seus professores de Redação comentarem em sala de aula. Veja aqui as dicas de estudo da Isadora.

O que mais Cai no Enem > Plano de Estudos Gratuito

Os professores do Blog do Enem prepararam para você Planos de Estudos Gratuitos com o que mais cai no Enem. Você pode conferir os 10 Temas de cada matéria que mais se repetem nas provas para dar prioridade na sua revisão:
O que mais cai no Enem

No Plano de Estudo Gratuito você encontra Regra de Três; Cálculo de Juros e Porcentagem; Ácidos e Bases; Tipos Sanguíneos; Vírus da AIDS; as Leis de Mendel; Interpretação de Texto; Fuso Horário; Brasil República; A Revolução Industrial; As Leis de Newton e outros temas que sempre caem. Aulas Online Gratuitas, com dicas e simulados. Veja o que mais cai no Enem.

Confira abaixo mais nove Redações Enem Nota 1000!

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000. Veja!

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Outra Redação Enem 2015 nota 1000 – Veja!

2 – Candidata Mariana Moura Goes (17 anos, Fortaleza (CE), aluna do colégio Ari de Sá). O tema da Redação Enem 2015 foi ‘A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira’.  Veja o texto dissertativo argumentativo que ganhou a nota máxima:

A mulher vem, ao longo dos séculos XX e XXI, adquirindo valiosas conquistas, como o direito de votar e ser votada. Entretanto, a violência contra este gênero parece não findar, mesmo com a existência de dispositivos legais que protegem a mulher. A diminuição dos índices deste tipo de violência ocorrerá no momento em que os dispositivos legais citados passarem a ser realmente eficazes e o machismo for efetivamente combatido, desafios esses que precisam ser encarados tanto pelo Estado quanto pela sociedade civil.

A Lei Maria da Penha e a Leio do Feminicídio, por exemplo, são dispositivos legais que protegem a mulher. Entretanto, estes costumam ser ineficazes, visto que a população não possui esclarecimentos sobre eles. Dessa forma, muitas mulheres são violentadas diariamente e não denunciam por não terem conhecimento sobre as ditas leis e os agressores, por sua vez, persistem provocando violências físicas, psicológicas, morais, etc., por, às vezes, não saberem que podem ser seriamente punidos por suas ações.

(continue a ler)