Veja as notas de corte do SISU, do PROUNI e do FIES

A nota do Enem abre portas para você entrar em todos os cursos pelo Sisu e também pelo Prouni e pelo Fies nas universidades privadas! Veja as notas de corte em todas as instituições para calcular suas chances!

Veja abaixo as Notas de Corte e as diferenças entre o Sisu, Prouni e o Fies, e confira os pontos para entrar nos cursos mais concorridos!

As Notas de Corte do Sisu nos cursos mais procuradosDireito,  Administração;  Pedagogia;  Engenharia Civil;  Enfermagem;  Medicina;  Educação Física, Serviço Social; Fisioterapia; Psicologia; Biologia. No final do post têm mais cursos para você conferir.

Sisu, Prouni ou Fies? Como escolher?

Hoje em dia, são muitas as oportunidades de entrar na universidade com a nota do Enem. Depois da prova, os candidatos devem esperar o resultado oficial e então concorrer às vagas disponíveis utilizando os programas oficiais do governo.

Conseguir uma vaga pelas Notas de Corte no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, é o sonho de todos os candidatos! As vagas do Sisu são para as instituições (universidades, fundações e institutos), públicas, onde o ensino é gratuito e de excelente qualidade.

Por isso, a primeira opção de quem fez o Enem sempre é garantir uma vaga no Sisu e, em consequência, a disputa nas notas de corte do Sisu é acirrada, tanto na categoria de ampla concorrência como nas ações afirmativas (cotas).

  • Notas de corte do Sisu nas universidades mais procuradas

Veja quantos pontos são necessários para entrar em cada curso das seguintes instituições: USPUFRJUFMGUFCUFRGSUFGUFPRUFAMIFSPUFFUnBUFBAUFSCarNo final do post tem a lista completa para todas as universidades públicas e institutos federais.

Quem não consegue uma vaga pelo Sisu tem que ter calma: nem tudo está perdido! Ainda dá para se inscrever na lista de espera do Sisu e partir para outras opções, como disputar as Notas de Corte do Prouni e do Fies, que também usam a nota do Enem como critério de seleção.

As Notas de Corte do Prouni também são muito disputadas. Afinal de contas, valem uma bolsa de estudos de 100% ou de 50% do valor da mensalidade em uma faculdade privada. Só para você ter uma ideia, o curso de Medicina no Prouni chegou a bater 800 pontos de na nota de corte em 2018!

No Fies, com a possibilidade de conseguir o financiamento das mensalidades com juro zero, a disputa também é muito concorrida! Além de os candidatos terem que se enquadrar nos critérios socioeconômicos, devem ter feito o Enem a partir de 2010 e, com isso, a Nota de Corte do Fies aumenta a cada ano!

Notas de Corte do Sisu: Universidades Públicas

Notas de Corte do Sisu: Cursos mais procurados

Notas de Corte do Sisu nos Institutos e Faculdades Públicas

Realize seu sonho com as Notas de Corte do Sisu, as Notas de Corte do Prouni, ou Notas de Corte do Fies.

Ganha mais quem estuda mais. As pesquisas do IBGE mostram que ter um Diploma de curso de graduação significa ao longo do tempo alcançar salários na média 147% maiores do que as pessoas que param de estudar no Ensino Médio.

Por isso vale a pena se dedicar nos estudos e fazer os esforços para conseguir entrar na universidade pública pelas Notas de Corte do Sisu, ou nas Bolsas de Estudo em universidades privadas com  as Notas de Corte do Prouni. Existem ainda as oportunidades de Financiamento de cursos com juro zero através do Programa de Financiamento Estudantil, o FIES. Vale sempre a conquista pelas Notas de Corte.

Bolsas de Estudo Descomplicadas

Outro caminho de fácil acesso para o Ensino Superior é conquistar uma vaga nos Programas de Bolsas de Estudo descomplicadas, com ingresso simplificado por Vestibular Digital ou Redação Online. Vale para praticamente todos os cursos, no país todo, e os descontos podem resultar em bolsas de até 75% do valor das mensalidades.

Financiar a Faculdade, ou tentar uma Bolsa de Estudos? – Quando você contrata um financiamento estudantil há uma falsa sensação inicial de que as coisas ficaram fáceis, pois o valor da mensalidade cai bastante ou até desaparece durante a fase de estudos.

Mas, no mundo real, há uma dívida que cresce sem parar, e que um dia você terá que pagar. Já com as dicas do Guia de Bolsas de Estudo a redução do valor da mensalidade é verdadeira, e você não acumula dívidas para o futuro.

Você pode consultar no Guia de Bolsas de Estudo onde estão as vagas disponíveis para Direito, Administração, Enfermagem, Engenharias, Psicologia, Contábeis, Fisioterapia, Serviço Social e outros 185 cursos.  Basta colocar o nome do curso e seguir adiante. O sistema do Guia mostra as oportunidades.

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Já escolheu o seu curso? Veja o Teste Vocacional Gratuito

Não é nada fácil realizar escolhas ao longo da vida. Entrar na universidade no curso errado é um tremendo prejuízo Já imaginou só fazer uma opção equivocada, se arrepender depois, e ter de começar tudo de novo?

Para facilitar a sua decisão, o Blog do Enem fez uma parceria com a empresa de psicologia  vocacional Que Curso?, especializada em orientar alunos do Ensino Médio que estão em busca da realização pessoal e profissional no Ensino Superior.

Com um Teste Vocacional Gratuito as suas chances de acertar na escolha do curso no vestibular, no Sisu, no Prouni ou no Fies aumentam muito mais!

Depois de pesquisar as causas de abandono de alunos que entram em cursos superiores e que deixam universidade na metade do caminho os especialistas da Que Curso? criaram um teste online que oferece uma experiência personalizada para cada pessoa.

Em cada passo do teste vocacional o sistema permite ao participante entender melhor o seu perfil e ver as possibilidades de estudo com mais chances de acertar.

Faça o Teste Vocacional e conheça o seu perfil. É gratuito!

Teste Vocacional Gratuito Que Curso?

Além da realização pessoal, acertar na escolha da carreira pode ajudar você a se destacar no mercado de trabalho e alcançar salários melhores.