Amanhã é dia de FIES com Juro Zero. Inscrições abertas

Veja como conseguir uma vaga com juro zero no curso que você deseja! Entenda como funciona o Fies 2020 e o P-Fies, a nova modalidade de financiamento. Tire suas dúvidas:

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é mais uma oportunidade de ingresso no Ensino Superior para quem ainda não garantiu a vaga pelo Sisu ou pelo ProUni.  E tem Juro Zero pra Medicina, Direito, Psicologia, Veterinária, Odontologia e todos os cursos. As inscrições do Fies 2020 estão confirmadas. Veja quais são as modalidades, quem pode participar, o cronograma oficial e o passo a passo para fazer a inscrição!

Cronograma das Inscrições do Fies 2020:

Inscrições: 28 a 31 de julho
Resultado 1ª chamada: 4 de agosto
Complementação de Infs: 4 a 6 de agosto
Inscrição na Lista de Esperar: 4 a 31 de agosto
Resultado da Lista de Espera: não informado

É simples participar do Fies 2020 com Juro Zero. Veja quem pode:

  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos;
  • Ter obtido nota superior a 0 (zero) na redação;
  • Possuir uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 salários mínimos.

Já para concorrer para a modalidade P-Fies, pagando juros baixos, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 até 5 salários mínimos.

Não sabe calcular sua renda familiar? Aprenda com este vídeo do canal do Curso Enem Gratuito:

Viu como é simples de fazer o cálculo? Você consegue descobrir a sua faixa de Renda Familiar Mensal Per Capita em cinco minutos.

Modalidades de financiamento: P-Fies e Fies 2020

O novo Fies está dividido em duas modalidades: o Fies, que tem juros zero, e o P-Fies. Para saber em qual você se encaixa, deve fazer o cálculo da Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita. Entenda cada uma das modalidades:

1- Fies 2020: É um programa de financiamento estudantil em universidades particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Podem participar dessa modalidade os candidatos que possuem uma renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3  salários mínimos.

Nessa modalidade, você concorre ao financiamento coletivo com juros zero. Ou seja, se você concluir a universidade em 2026, você irá pagar o mesmo valor que foi acordado no início do financiamento, o valor não sofre alteração conforme mudanças da universidade ou inflação, por exemplo.

2- P-Fies: O P-Fies é o Programa de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Para concorrer ao P-Fies, o candidato deve comprovar renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 a 5 salários mínimos.

As condições de concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante. Ou seja, a taxa de juros variará de acordo com o banco.

O P-Fies funciona com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e ainda, com os recursos dos Bancos privados participantes.

Tire suas dúvidas do FIES 2020 com a Camila Viegas, do Curso Enem Gratuito:

E aí, viu como dá sim para a maioria dos brasileiros participarem?

Como realizar a sua inscrição no FIES 2020

1- Para se inscrever no processo seletivo do Fies e do P–Fies, acesse o Sistema de Seleção do Fies – FiesSeleção, e clique em “Minha Inscrição”, em seguida em “Primeiro Acesso”.

2- Feito isso, informe CPF e data de nascimento. Havendo registro de participação no Enem e da nota mínima (450 pontos de média das notas nas provas e nota superior a 0 na redação), o sistema pedirá o cadastro de uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e-mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro.

3- Concluído o cadastro, o sistema envia automaticamente ao e-mail registrado um link para ativação. Caso não receba o link em sua caixa de entrada principal, é importante que verifique a caixa de spam do seu e-mail e no lixo eletrônico.

4- Após a ativação, retorne ao FiesSeleção, clique sobre a opção “Já sou cadastrado”, e informe o CPF e a senha cadastrada.

5- Além dos dados pessoais, será necessário informar os dados dos componentes do grupo familiar e suas respectivas rendas.

Obs.: Na aba “Grupo Familiar”, o preenchimento do campo destinado ao CPF é obrigatório para membros com idade igual ou superior a 14 anos.

Caso insira informações não condizentes com os requisitos estabelecidos para concorrer ao processo seletivo do Fies, o sistema emitirá mensagens de restrição na cor vermelha.

6- Para concluir a inscrição, selecione um grupo de preferência e escolha até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis dentro do grupo de preferência, de acordo com o seu perfil e interesse.

Se você ainda tiver dúvidas, é só entrar no site oficial do Fies e acessar o menu Tire suas dúvidas.

Documentos necessários para inscrição no Fies 2020:

  1. ) O seu número de CPF;
  2. ) A sua data de nascimento (igual a que consta no CPF);
  3. ) E-mail pessoal válido;
  4. ) Os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento, e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  5. ) Os parâmetros que definem o grupo de preferência;
  6. ) A  ordem de prioridade das 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta entre as disponíveis no referido grupo;
  7. ) Demais exigências solicitadas no âmbito do Fies Seleção.

 

Como funciona a seleção no Fies 2020?

A seleção se dá pela ordem decrescente de acordo com as notas obtidas no Enem. Porém, em caso de empate, existe um critério de prioridade, esclarecido no edital do Fies 2020.

  1. ) Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  2. ) Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  3. ) Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil; e
  4. ) Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

 

Bolsas de estudo alternativas

Há vagas para estudar com desconto para cursos como Direito, Pedagogia, Administração, Enfermagem, Contábeis e mais 139 cursos com inscrições abertas aqui no Guia de Bolsas Remanescentes. Há vagas disponíveis em todo o país. Confira os cursos e bolsas para a sua cidade:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Qual o perfil de quem NÃO pode solicitar o FIES 2020?

  • Quem estiver em situação de trancamento geral das disciplinas do curso no momento da inscrição no programa. Se você estiver com a faculdade trancada, volte, para só depois se inscrever.
  • Quem já contou com o benefício do programa em situação anterior. Você só pode financiar sua faculdade uma vez pelo FIES!
  • Quem esteja devendo parcelas do Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), que era um benefício semelhante e foi desativado em 1999, com a implantação do FIES.
  • O estudante cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a três salários mínimos.
  • O estudante cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta por pessoa seja inferior a 20%.
  • Quem já tem curso superior completo não pode também solicitar o Fies.