Encceja 2024: inscrições confirmadas. Tire seu Diploma em 1 dia

O MEC confirmou: inscrições 29 de abril a 10 de maio. Provas em agosto. Veja como se inscrever, o cronograma completo, e os acessos gratuitos para download das provas, Simulados. as Dicas de Redação, e um Curso do Encceja 2024 completo:

Para conquistar o diploma do ensino médio pelo Encceja 2024 é bem simples. A única exigência é ter 18 anos ou mais até o dia das provas,em 25 de agosto. Veja abaixo como estudar de graça e como fazer a inscrição também.

Avisa aí pra galera e aproveita que o Blog do Enem criou para você um Curso do Encceja Gratuito. E ainda têm séries completas de Simulados, Apostilas, Download das provas e as dicas de redação. Veja:

Curso Gratuito do Encceja. Você pode. Confira:

  1.  Curso Gratuito do Encceja – Preparatório completo. Tem aulas, e-books e simulados de todas as matérias. As inscrições estão abertas para você começar hoje mesmo.
  2. Simulado – Uma boa dica é fazer simulados rápidos, com apenas 10 questões de cada vez. É como se fosse um game. Você faz um Simulado Encceja 2024 Gratuito bem rápido e, se não acertar uma questão, o sistema já mostra uma aula de revisão na mesma hora.
  3. Redação – Para que você possa mandar bem na redação, os professores do Blog do Enem prepararam um roteiro simples e direto sobre Como fazer a Redação do Encceja.
  4. Provas anteriores – Outra boa dica para perder o medo é Fazer o Download das Provas do Encceja e tentar resolver as questões para ver o que consegue acertar.
  5. Matemática – Para revisar regra de três, frações, triângulos e os temas de Matemática que mais caem, acesse a página dos Resumos de Matemática do Encceja

As dicas para passar no Encceja 2024

Na página de Apostilas Encceja 2024, no Blog do Enem, tem uma coleção completa de aulas rápidas com todos os conteúdos do Ensino Médio. Basta você colocar o nome de um conteúdo na pesquisa que ele aparece para você estudar.

Outro excelente caminho para você aprender de maneira bem leve é fazer pelo menos uma  impressão e a encadernação completa das Apostilas do MEC para o Encceja.

Então, vem, que só depende de você para conseguir se organizar e conquistar o diploma do ensino médio.

Como fazer a Redação do Encceja

Veja o passo a passo completo, com todos os passos para você garantir a sua aprovação em Redação. Tirando 5, já passa. A nota máxima são 10 pontos.


Agora é com você pra tirar logo o Diploma do Ensino Médio. Confira no link o acesso à página de inscrições;

Como fazer a inscrição do Encceja: Veja o passo a passo para você garantir a sua participação.

Simulado Encceja: veja como é fácil resolver as questões

Teste o seu nível para as provas com apenas dez questões de cada vez nos simulados do Encceja. O gabarito sai na hora. Escolha uma matéria para ver o seu desempenho:

  1. A Interpretação de Gráficos e Figuras Geométricas – Simulado Encceja
  2. A tecnologia em nosso cotidiano – Simulado Encceja
  3. Ângulo, probabilidade e soma – Simulado Encceja
  4. Aresta e regra de três – Simulado Encceja
  5. Biomas brasileiros, estados da matéria e seleção natural – Simulado Encceja
  6. Blocos econômicos, desigualdade social e migração – Simulado Encceja
  7. Cibercultura, desigualdade social e IDH – Simulado Encceja
  8. Combustível limpo, genética e reciclagem – Simulado Encceja
  9. Compostos químicos, vírus e calor – Simulado Encceja
  10. Cultura das organizações trabalhistas e Semana de Arte Moderna – Simulado Encceja

Como estudar para o Encceja 2024

Veja no vídeo da diretora de conteúdo do Curso Enem Gratuito as dicas de estudo para você mandar bem:.

Vale a pena fazer o Encceja?

Vale sim. Vale muito a pena fazer o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos. É uma chance real para conquistar direto o Diploma do Ensino Médio em 1 dia. O Encceja abre o caminho para a continuação dos seus estudos e para o ingresso no Ensino Superior. A inscrição é grátis.

Acertando metade das questões das provas objetivas, e tirando 5 na Redação já dá para passar. E, a boa notícia é que as universidades e faculdades estão concedendo Bolsas de Estudo para quem se forma através do Encceja.

Calendário do Encceja 2024

  • Inscrições do Encceja: 29 de abril a 10 de maio
  • Prova do Encceja Regular: 25 de agosto de 2024;

Horários de aplicação das provas

Aplicação das provas  – Manhã
Abertura dos portões8h
Fechamento dos portões8h45
Início das provas9h
Término das provas13h
Aplicação das provas – Tarde
Abertura dos portões14h30
Fechamento dos portões15h15
Início das provas15h30
Término das provas20h30

Ganha mais quem estuda mais

As pesquisas do IBGE mostram que os alunos que param de estudar no Ensino Médio acabam ganhando salários bem mais baixos ao longo da vida do que os colegas que seguem nos estudos e tiram o Diploma universitário.

Quem conclui a faculdade ganha, na média, 144% a mais do que os antigos colegas que não passaram do nível médio. Bora lá vencer este desafio em duas etapas? Primeiro o Encceja 2022, e depois entrar na faculdade!

Resumos de Matemática Encceja 

Veja como resolver problemas simples, que sempre caem nas provas. Tem Regra de Três, Triângulos, Retas Paralelas, Funções e outros resumos com temas frequentes. Aulas grátis com exercícios resolvidos. Veja:

  1. Regra de Três – Matemática Básica
  2. Retas Paralelas e Perpendiculares
  3. Geometria Plana – Triângulos, Círculos e Quadriláteros
  4. Probabilidade
  5. Funções de 1º Grau e de 2º Grau
  6. Trigonometria

As questões do Encceja são diferentes dos problemas apresentados nas provas do Enem. O foco no Encceja é o conhecimento aplicado às situações do cotidiano. Veja nos simulados acima que dá, sim, para você tirar o Certificado.

Apostilas oficiais do Ministério da Educação

Para que os candidatos se preparem para o Encceja, o Ministério da Educação (MEC) publicou apostilas oficiais de estudos para o Exame. Escolha nos links abaixo a área do conhecimento que deseja estudar:

  1. Ciências da Natureza
  2. Ciências Humanas
  3. Linguagens
  4. Matemática

Idade Mínima no Encceja

Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos. Bora lá se garantir com as apostilas gratuitas e simulados online.

Certificado

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão do Certificado para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas. No ano seguinte basta fazer a prova que ficou faltando passar.

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental;

No Encceja 2024 do Ensino Médio entra ainda a prova de linguagens e códigos e suas tecnologias, e conseguir proficiência de pelo menos 5 pontos na prova de redação (nota máxima de 10 pontos). Na prática é preciso acertar pelo menos a metade das questões de cada área, e tirar 50% da nota da Redação.

Estudos

Materiais para estudo, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, além de orientações aos professores que atuam na preparação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), estão disponíveis no Portal do Inep.

Também podem ser acessados os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento do Encceja 2017, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma ótima maneira de se preparar para o Exame, pois permite conhecer o formato e o nível de dificuldade das provas. O Encceja tem quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

O que é o Encceja

O Inep é responsável pela aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no Brasil e no exterior, desde 2002. O exame visa aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade adequada. O

Fique ligado: um dia de provas do Encceja 2022 pode ser tudo que você precisa para conquistar o diploma do Ensino Médio e seguir adiante com os estudos. Saiba como participar e prepare-se com as apostilas oficiais.

Como funciona o Encceja

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar.

O Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular.

Funciona como um supletivo de Ensino Médio e de Ensino Fundamental. São dois exames, pois tem provas para o Ensino Fundamental, para quem tiver 15 anos completos na data do Exame, e as provas para a certificação do Ensino Médio, para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.

Os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Médio serão emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação.

O que cai no Encceja 2024

O Exame tem quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma, além de uma redação. Veja as matérias cobradas em cada prova:

Certificação do Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Certificação do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante pode solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja.

Após tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior. Mas, para participar dos processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies, ter participado do Encceja não basta: candidato precisa da nota do Enem.

A correção das provas do Encceja

Para tirar o diploma do Ensino Médio pelo Encceja, basta acertar a metade das questões objetivas, e tirar 5 (cinco) na Redação, cuja nota vai até 10 (dez).

O Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de cada questão de todos os candidatos. Quem fizer 100 pontos em cada área já consegue o certificado.

Uma questão bem legal do Encceja é que você pode ir “eliminando” as matérias da prova. Por exemplo, se passar em Ciências, mas não obtiver a nota mínima em Matemática, pode fazer apenas a prova de Matemática no ano seguinte. Ou seja, não precisa fazer todas as provas de novo, só as que ficaram faltando!

Inscrição no Encceja

Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis no Encceja 2024.

As inscrições são feitas no link que está no botão logo aqui no início do Passo a Passo:

Passo 1 – Cadastre CPF e data de nascimento.

Acesse o site de inscrições do Encceja e preencha seu CPF e data de nascimento. Em seguida, marque a resposta certa no quadro de figuras, e clique em “Enviar”.

Inscrição no Encceja

Passo 2 – Dados Pessoais

O formulário é  bem simples, e se você deixar algum espaço obrigatório sem responder o sistema ‘avisa você’ alertando sobre os campos que ainda não foram respondidos.

Dados pessoais na inscrição do Encceja

Passo 3 – Pessoas com deficiência

Neste campo você deve informar se é pessoa com deficiência e se precisa de atendimento especializado na hora das provas. Quem tem cegueira, surdez, ou dificuldade de locomoção, por exemplo, deve marcar este campo para obter o apoio necessário.

Passo 4 – Confirmação dos dados na inscrição do Encceja 2024

Veja no sistema uma tela com a repetição de todos os seus dados pessoais e os dados de PCD. Leia com calma para ver se precisa revisar ou corrigir alguma coisa, e depois confirme para avançar: 

Dados na inscrição do Encceja

Passo 5 – Escolha do Certificado e Local de Prova

Agora você precisa marcar se vai fazer a prova para obter o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio. Ainda, é hora de indicar a cidade onde vai realizar o Exame e a instituição que vai emitir o seu certificado.

O certificado de conclusão do ensino médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação ou pelos Institutos Federais de Educação que aparecerem na lista para você durante a inscrição. Selecione o mais próximo de você.

Passo 6 – Questionário socioeconômico

Em seguida você deve fornecer dados sobre a sua raça, nível de renda e de escolaridade, e outros dados para compor o seu perfil socioeconômico. Pode responder tranquilamente pois estes dados não serão compartilhados pelo MEC. 

Passo 7 – Dados de contato e criação de senha

Em seguida, coloque os seus dados de telefone e de e-mail, e crie a sua senha para acessar o sistema do Encceja: 

Passo 8 – Parabéns! Você chegou ao final da inscrição do Encceja 2024

Sucesso para você com a inscrição confirmada. Agora, é hora de estudar com as Apostilas Gratuitas e fazer os Simulados Encceja gratuitos para mandar  bem. 

Inscrição no Encceja

Atendimentos especiais nas provas

  • Candidatos com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira, visão monocular.
  • Candidatas gestantes, idosos e lactantes.
  • Candidatos com Nome Social: para participantes travestis ou transexuais que querem ser tratados de acordo com a identidade de gênero.

Taynara Macedo

Categorias: Encceja, Tudo sobre
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel