Blocos econômicos, desigualdade social e migração – Simulado Encceja

Teste seus conhecimentos em Ciências Humanas e Suas Tecnologias com o Simulado Encceja Online! Se prepare para a prova e garanta o seu Certificado do Ensino Médio!

Prepare-se para fazer o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as 10 questões do Simulado Encceja Online de Ciência Humanas e Suas Tecnologias.

São apenas 10 questões do Simulado Encceja para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio! Você pode fazer este teste agora. E, logo em seguida, escolher outro Simulado Encceja para continuar testando seu nível e tirar suas dúvidas com aulas gratuitas.

Blocos Econômicos

O conceito de blocos econômicos apareceu na década de 1990. A principal ideia era de países se unirem para maiores abrangências comerciais, porém, essa estratégia vem acontecendo, principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

Com isso, podemos observar a formação de vários blocos econômicos, mas quais são os requisitos para a formação de um bloco por completo? Bem, há passos a serem seguidos até a formação do bloco, como:

  • serem próximos geograficamente, ou pelo menos, ter uma ligação entre os membros;
  • estarem num patamar econômico semelhante, ou seja, sem muitas disparidades, para os mais ricos não terem mais vantagens que os mais pobres;
  • formar uma zona de livre comércio, ou seja, acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco.
  • ter uma união aduaneira – além de reduzir ou eliminar as tarifas comercias entre os países integrantes do bloco, regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC (Tarifa Externa Comum).
  • para, enfim, ter uma união econômica e monetária – evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda única.

Ou seja, na verdade, o mais próximo a ser considerado um bloco econômico por completo é a União Europeia. Só não é ainda porque nem todos os membros utilizam a moeda única.

União Europeia e Migração

É uma união econômica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa. Dentro do acordo destes países há livre circulação de pessoas e de mercadorias.

Com isso ocorreram novos eixos migratórios dentro da Europa, com populações de países mais pobres (Portugal, Polônia, etc.) buscando mercado de trabalho em economias mais fortes (Alemanha, França, etc.).

Veja uma aula gratuita sobre Migrações antes de responder ao Simulado

Gostou da aula? Muito boa, mesmo. Veja agora os principais Blocos Econômicos:

Mercosul

É uma organização intergovernamental fundada a partir do Tratado de Assunção de 1991. Estabelece uma integração, inicialmente, econômica configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intra zona e política comercial comum entre os países-membros.

Situados todos na América do Sul, são atualmente cinco membros plenos. Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; mais tarde, a Venezuela entrou.

APEC

É um fórum de 21 países-membros localizado no Círculo do Pacífico, que visa promover o livre comércio e a cooperação econômica em toda a região da Ásia-Pacífico.

A organização foi criada em 1989, em resposta à crescente interdependência das economias da região Ásia-Pacífico e do advento dos blocos comerciais regionais em outras partes do mundo e aos temores de que o Japão (que é altamente industrializado e um membro do G8) passasse a dominar a atividade econômica na região.

Nafta

Entrou em vigor em 1992, com um prazo de 15 anos para a total eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. Este comércio regional na América do Norte beneficiou a economia mexicana por pouco tempo.

Alguns pesquisadores defendem que os Estados Unidos transformaram o Canadá e o México em “colônias” dos EUA, aumentando a pobreza no México e agravando o desemprego nos EUA.

Teste seus conhecimentos com o Simulado Encceja de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e acerte na hora da prova! Se errar, têm dicas específicas em cada questão para estudar e ver o que sabe!

Asean – Associação das Nações do Sudeste Asiático.  Países membros – Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Mianma, Laos e Camboja. Entre seus principais objetivos está a aceleração do crescimento econômico e fomentar a paz mundial. Em 2012 o PIB desses países juntos chegou a três trilhões. O inglês é o idioma oficial devido às várias diversidades cultural e étnica dos seus membros.

SADC

A sigla SADC, em Inglês, refere-se a Southern Africa Development Community. A tradução para o Português é Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.  Ela engloba 15 países africanos e tornou-se viável apenas após o fim do regime de segregação racial na África do Sul, o Apartheid.

PACTO ANDINO

A Comunidade Andina de Nações é formada pelos países sul-americanos situados na região Noroeste do Continente. Foi criado em 1969 pela Bolívia, Peru, Colômbia, e Equador.

O foco do Pacto Andino é a integração comercial e a circulação de pessoas sem a necessidade de uso de passaportes ou concessão de vistos. Basta apresentar a Carteira de Identidade.

A sede do Pacto Andino fica na cidade de Lima, capital do Peru. Além dos países-membros há também uma condição chamada de países associados, que são o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, e Uruguai.

Na documentação de origem do Pacto Andino constam ainda a busca da Integração Cultural entre os países-membros, e de representá-los em acordos com outros Blocos Econômicos e Organizações Internacionais.

APEC

Hora de fazer o Simulado e testar o seu nível. Vem!

Blocos econômicos e migração – Simulado Encceja

.

Escolha mais um Simulado Online agora:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Veja como participar para alcançar este objetivo e depois fazer a Faculdade.

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular.

Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.

Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia.

Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.   Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  As inscrições são feitas aqui neste link. inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel