Teorias sobre a Origem da Vida: resumo com Simulado Enem

Veja as teorias científicas para a criação do universo desde o Big Bang, com a origem da vida na linha dos tempos, e, por outro lado, a teoria do criacionismo, na vertente religiosa, com o universo criado por Deus. Veja aula gratuita e teste seus conhecimentos sobre a Origem da Vida com o nosso Simulado Enem de Biologia.

A Vida foi criada por Deus? Ou, a Origem da Vida é uma consequência natural das condições materiais do Universo ao longo do tempo?

Ao longo da história do ser humano um dos maiores  e constantes questionamentos é “De onde nós viemos?”. Esta pergunta nunca respondida gerou muitas intrigas, mortes, raciocínios diversos. Teorias Científicas e Versões Religiosas que tentam explicar a origem da vida na Terra (e mesmo do Universo).

A Origem da Vida

Deus criou o Universo, e por conseguinte é a fonte da Origem da Vida? Ou, por outro lado, foram as condições ‘do ambiente’ que geraram a ‘explosão inicial’ do Big Bang, surgindo daí o Universo?

Nesta visão da ciência sobre o Cosmos a Origem da Vida na Terra é uma consequência das condições do Meio-Ambiente, numa longa linha de evolução que ultrapassa os bilhões de anos.

Na disputa entre as teorias para a Evolução das formas de Vida na Terra quem mais se destacou no campo da Ciência foi Charles Darwin e seus seguidores com a Teoria da Evolução das Espécies.

Charles Darwin e a Evolução das Espécies

Clique na imagem para ver uma aula completa sobre o tema: charles darwin e A Origem das EspéciesHá quem discorde  de Darwin e que ‘jure’ até hoje que ‘o homem não vêm de um tronco comum’.

Mas, o fato é que a ciência mudou desde as observações e anotações de Darwin na viagem que fez no veleiro Beagle, na jornada em que recolheu as evidências para fundamentar a teoria da Evolução das Espécies.

A Origem da Vida é um tema recorrente nas provas do Enem e dos Vestibulares, que adotam como critérios científicos a teoria científica que defende a origem das primitivas formas de vida a partir das condições do meio de reações químicas.A Origem da VidaNa condição oposta à da ciência está a corrente religiosa que defende o Criacionismo, que propõe a Origem da Vida como um ato Divino. Veja as principais teorias:

Teorias do Criacionismo e Fixismo:

Criacionismo é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir de intervenção divina. Várias culturas e religiões seguem esta ideia. E, até pouco tempo atrás, esta era uma ideia também aceita no meio científico.

Até o século XVIII a maior parte dos cientistas acreditava que cada espécie havia surgido na Terra independentemente, sem parentesco entre si e que suas características permaneciam inalteradas ao longo do tempo. A estas ideias, damos o nome de teoria fixista.

Panspermia ou cosmogenia:

Hipótese que diz que a vida teve origem em outro planeta e foi trazida para o planeta Terra carregada por meteoros que trazia formas de vida bastante simples.

Atualmente esta é uma teoria desacreditada, principalmente pelo fato de que ela transfere o “problema” da origem da vida para outro planeta.teorias sobre a origem da vida

Resumo sobre A Origem da Vida

Veja uma aula-resumo bem rápida para relembrar o essencial sobre A Origem da Vida antes de responder o Simulado. É com a professora Juliana Evelyn Santos, do Curso Enem Gratuito.

Muito bom este resumo. Bora continuar.

Abiogênese ou geração espontânea:

É a hipótese que afirma que os seres vivos podem surgir da matéria sem vida. Dizia-se que algumas substâncias possuíam “força vital” capaz de produzir seres vivos. Poderia estar aí uma explicação para a origem da vida.

Esta hipótese foi inúmeras vezes testada e supostamente corroborada pelo surgimento “inexplicável” de moscas sobre a carne, ratos em trapos sujos, decomposição de matéria orgânica etc.Biologia - Origens da VidaO cientista italiano Franceso Redi (1626 – 1698) foi o primeiro a questionar essa ideia, realizando o experimento acima.

 

Microscópio revela os Microorganismos

Porém, com a invenção do microscópio foi possível visualizar a existência de microrganismos e a teoria da abiogênese voltou a ganhar força, afirmando-se que somente seres muito simples poderiam surgir a partir da matéria inanimada.

Em 1862, o cientista francês Louis Pasteur realizou um novo experimento para questionar a abiogênese, veja a seguir: Biologia - Origens da VidaCom este experimento, Louis Pasteur conseguiu comprovar que mesmo existindo condições essenciais à vida (ar, água e nutrientes) os seres vivos não podem surgir a partir da matéria inanimada.  E colocou mais tópicos na ciência sobre a origem da vida.

Responda agora ao Simulado Enem A Origem da Vida

 

Simulado A Origem da Vida

.

.
=========

Simulado Enem A Origem da Vida

Escolha  mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois de A Origem da Vida faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel