A Primeira Lei de Mendel. Resumo com Simulado de Genética

Confira os fundamentos da Genética com a 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa. Veja aula gratuita e teste seus conhecimentos no Simulado Online de Biologia! São apenas 10 questões com gabarito na hora. Caso erre, têm dicas para estudar!

Você se lembra da Primeira Lei de Mendel e da Dominância Completa? As duas têm a ver com Genética, tema recorrente no Enem, no Encceja e nos vestibulares! Veja um pequeno resumo e depois responda ao Simulado:

Quando você ouve falar de hereditariedade, provavelmente logo relaciona o tema com o DNA. Ora! Você já aprendeu que o DNA é a molécula que carrega as informações genéticas ou hereditárias. Porém, nem sempre essa foi uma ideia tão óbvia. As Leis de Mendel estão na origem dos estudos da GenéticaA herança genética só foi relacionada a esta molécula especial no início do século passado.

Mas, mesmo antes desta descoberta, as leis básicas que regem a hereditariedade nos seres vivos já começaram a ser desvendadas pelo monge e botânico austríaco Gregor Mendel (1822 – 1884). Ele entrou para a história da ciência com As Leis de Mendel, em 1865.

Ao logo de sua vida, Mendel realizou inúmeros experimentos onde observou a herança de caracteres biológicos em plantas. Utilizando principalmente ervilheiras (plantas que dão ervilhas) ele demonstrou que as plantas transmitiam suas características seguindo padrões simples estatisticamente.

Mendel utilizou estas plantas por terem fácil cultivo, produzirem muitas sementes e terem um ciclo de vida curto (e, quem sabe, ele também gostasse de comer ervilhas).

Dica do Blog: Dominância Completa significa que a variabilidade genética faz de você um indivíduo único. Veja como ocorre a herança genética na reprodução sexuada, com as as diferentes características que nos constituem.  Então, para entender melhor como isso funciona, vamos revisar o tipo de herança genética que mais aparece nos vestibulares. Revise os princípios da primeira Lei de Mendel, a Dominâncias Completa.

Outra vantagem na utilização desta planta, é que elas poderiam apresentar características variáveis na cor e no formato de suas sementes, por exemplo. E assim foi construindo As Leis de Mendel.

Mendel observou as diferentes características das ervilheiras e supôs que cada característica apresentada pela planta deveria ter um “fator” que produzia esta cor. Veja bem, ele chamou de “fator” o que anos depois viria a ser chamado de gene, que é um trecho do DNA que produz determinada característica.

As Ervilhas de Mendel

Em um dos experimentos que realizou, Mendel cruzou plantas que produziam ervilhas amarelas com plantas que produziam ervilhas verdes. Antes de realizar este experimento, ele selecionou ao longo de algumas gerações plantas que só produziam sementes amarelas, assim como plantas que só produzissem sementes verdes.

Com estas plantas, Mendel realizou cruzamentos artificiais, em que ele pegava o pólen de uma variedade de ervilha e aplicava-os no gineceu (parte feminina) de outra planta.  Essas primeiras plantas foram chamadas de geração Parental ou P.

As sementes resultantes desse cruzamento geraram plantas cujas ervilhas eram todas amarelas, chamadas de geração F1. Como a geração F1 foi produzida a partir de plantas com duas características diferentes, a geração F1 desse cruzamento foi também considerada por Mendel como híbrida.

Então, você, assim como Mendel naquela época, deve estar pensando: Ué, mas onde foi parar a característica verde? Para responder a esta pergunta, Mendel cruzou os indivíduos híbridos.O resultado desse cruzamento (geração F2) foi muito interessante: foram produzidas 75% de sementes amarelas e 25% de sementes verdes. Ou seja, uma proporção de 3 sementes amarelas para 1 verde.

O aparecimento de sementes verdes mostrou a Mendel que o fator para a produção de ervilhas verdes não havia desaparecido durante o primeiro cruzamento e sim que ele não teria conseguido se expressar.

Veja na imagem uma representação gráfica do Experimento de Mendel com o cruzamento de ervilhas verdes e amarelas

A partir dessa ideia, Mendel passou a chamar o fator para a ervilha amarela de “dominante” e o fator para a ervilha verde de “recessivo”.

Nasciam os fundamentos das Leis de Mendel. Foi o início, a largada historicamente reconhecida para o estudo científico da transmissão das características hereditárias, muito antes do estudo dos cromossomos. Mendel é o ‘pai da genética’.

Dessa maneira, Gregor Mendel levantou algumas hipóteses:

  1. todos os organismos possuem um par de fatores responsável por cada característica que apresenta;
  2. os fatores de cada característica são recebidos dos pais, cada um dos pais contribui com um fator do par;
  3. quando um indivíduo possui dois fatores diferentes, geralmente apenas um deles pode se manifestar (o dominante) e o outro ficar “escondido” ou inativado (o recessivo);
  4. os fatores geralmente não se misturam e nos gametas eles aparecem em doses simples.

 

Esta última conclusão ficou conhecida como 1ª Lei de Mendel ou lei da segregação de um par de fatores.

Aula Gratuita de Genética

Antes de testar seu nível no Simulado Enem de Genética, veja uma aula gratuita com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito:

 

Responda agora s 10 questões do Simulado Enem Online de Biologia para refrescar a memória e acertar todas as questões sobre Genética na hora da prova! Se errar, têm dicas para estudar! Veja!

Simulado de Genética

.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel