Média Simples e Média Ponderada: Resumo Enem & Encceja

Teste seus conhecimentos sobre média aritmética simples e ponderada, temas importantes aplicados na estatística! Caso erre, tem dica para estudar e uma super videoaula diretamente do Curso Enem Gratuito para você!

As provas de Matemática do Enem, do Encceja e dos vestibulares requerem muita concentração, leitura, interpretação de gráficos e tabelas nas questões sobre Média Simples ou Média Ponderada.

Mas para se dar bem mesmo você tem que estudar! E para te ajudar nessa jornada, preparamos este simulado sobre média aritmética simples e ponderada para você testar o que sabe. Veja esta revisão sobre o tema para começar gabaritando até mesmo no simulado!

Nesta aula você aprende dois temas muito importantes aplicados na Estatística: Média Aritmética SimplesMédia Ponderada. Podemos entender a estatística como sendo o método de estudo de comportamento coletivo, cujas conclusões são traduzidas em resultados numéricos.

Podemos, intuitivamente, dizer que Estatística é uma forma de traduzir o comportamento coletivo em números. Você pode afirmar com segurança sobre “a média”, ou sobre “a maior parte”, ou sobre determinado percentual ou grupo.

Introdução à Estatística

Confira agora com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito, um resumo simples e rápido com os fundamentos da Estatística que cai nas provas do Enem.

Veja os conceitos básicos da Estatística

  1. Universo Estatístico ou População Estatística: Conjunto formado por todos os elementos que possam oferecer dados pertinentes ao assunto em questão.
  2. Amostra: É um subconjunto da população estatística. Quando o Universo Estatístico é muito vasto ou quando não é possível coletar dados de todos os seus elementos, retira-se desse universo um subconjunto chamado amostra. Os dados são coletados dessa amostra.
  3. Rol: É toda sequência de dados numéricos colocados em ordem decrescente ou crescente.

Média Simples – Medidas de Tendência Central

As medidas de tendência central são utilizadas quando é necessário representar um conjunto de dados, obtidos em uma pesquisa, por meio de um único valor. Essas medidas indicam que os dados tendem a concentrar-se em torno deste valor.

A média aritmética simples também é conhecida apenas por média. É a medida de posição mais utilizada e a mais intuitiva de todas. Ela está tão presente em nosso dia-a-dia que qualquer pessoa entende seu significado e a utiliza com frequência.

A média aritmética de um conjunto de valores numéricos é calculada somando-se todos estes valores e dividindo-se o resultado pelo número de elementos somados, que é igual ao número de elementos do conjunto, ou seja, a média de n números é sua soma dividida por n.

O Cálculo da Média Simples

Veja um resumo simples e rápido com o professor Sérgio Sarkis, do Curso Enem Gratuito, como você deve fazer para realizar o Cálculo da Média.

Muito boa esta explicação do professor Sérgio. Agora vamos aprender resolvendo um exercício.

Considere a seguinte situação:

A tabela abaixo mostra as notas de matemática de um aluno em um determinado ano.Ou seja: calcular uma média aritmética significa calcular o quociente (divisão) entre a soma de todos os elementos pela quantidade de elementos obtidos.

Interpretação do resultado: Ter média 6,5 significa dizer que, apesar de ele ter obtido notas mais altas ou mais baixas em outros bimestres, a soma das notas (26) é a mesma que ele alcançaria se tivesse obtido nota 6,5 em todos os bimestres.

Viu como é simples fazer o cálculo da média?

 

Entenda o cálculo da Mediana

Considere a seguinte situação:

Os salários de 5 pessoas que trabalham em uma empresa são: $700,00 ; $800,00 ; $900,00 ; $1.000,00 e $5.600,00.  O salário médio dessas 5 pessoas é:

2

Parece lógico que, neste caso, a média aritmética não é a melhor medida de centralização para representar esse conjunto de dados, pois a maioria dos salários é bem menor que $1.800,00.

Em algumas situações a mediana é um número mais representativo. A mediana é o termo central do rol.

Escrevendo o rol dos dados numéricos dessa situação, temos:

  • (700; 800; 900; 1000; 5600)
  • Logo, o termo central desse rol é “900”. Então a mediana é igual a 900.
  • Se acrescentarmos à lista o salário de $1.000,00de outro funcionário, ficaríamos com um número par de dados numéricos. Nesse caso, a mediana seria a média aritmética dos termos centrais:
  • (700; 800; 900; 1000; 1000; 5600)
  • Logo a mediana é dada por:
  • 3

O cálculo da Moda

Numa turma foram registradas as idades de todos os 25 alunos.4

Definição da Moda

Acompanhe, para não perder o raciocínio:

5

estatísticaNa coluna da esquerda temos as notas na disciplina de matemática e na coluna da direita, quantos alunos obtiveram a respectiva nota. Dessa forma, podemos observar que a nota que mais aparece nesse conjunto de dados é 7. Portanto,
Mo = 7.

Estatística Básica – Veja o cálculo da média

Antes de responder as 10 questões do simulado sobre médias, assista à esta super videoaula. E não se esqueça: no nosso canal no Youtube você encontra todas as videoaulas que precisa para mandar bem no Enem!

.

Simulado de Média Simples

.

.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel