Métodos Contraceptivos: resumo e simulado Enem de biologia

Veja o aparelho genital masculino e o sistema reprodutor feminino. Confira como funcionam a pílula, a camisinha, o DIU, o coito interrompido e outros Métodos Contraceptivos no resumo Enem com simulado de Biologia.

Há muito tempo a humanidade já procura por métodos contraceptivos  eficazes para impedir a gravidez. Na antiguidade, por exemplo, utilizava-se peles ou pedaços de tripas de de animais em volta do pênis , como recurso precursor à popular camisinha. 

Os chineses utilizavam um papel envolto em óleo. No Egito Antigo as mulheres usavam fezes de crocodilo dentro da vagina durante o ato sexual, para matar os espermatozóides. Eram os Métodos Contraceptivos possíveis para estas civilizações.

Os Métodos Contraceptivos

A camisinha como a conhecemos hoje surgiu apenas no século XIX, quando foi descoberta a vulcanização para produzir borracha. A camisinha de látex apareceu em 1890. Primeiro surgiu a versão masculina, e, depois, uma versão feminina. Veja nesta imagem educativa o uso correto destes dois sistemas de proteção:

Após muitos séculos onde apenas o desenvolvimento da camisinha masculina estava como uma proposta dominante, em 1960, estimulado por movimentos feministas e por uma ideia de libertação sexual, surge no mercado a primeira pílula anticoncepcional, criada pelo ginecologista Gregory Pincus.

A Pílula

Com o desafio de estabelecer uma disciplina, uma rotina diária de um comprimido feito à base dos hormônios estrogênio e progestina, com variação na dosagem para não permitir o ciclo natural que produz o período de fecundação nas mulheres. Enfim tinha-se um método realmente eficaz para as mulheres, e que revolucionou o comportamento sexual da sociedade naquele período.  Para as mulheres surgiu também o diafragma, criado em 1982.

Muito se tentou, apesar do preconceito e dos tabus envolvidos no assunto. Inicialmente o que se pensou foi na libertação sexual da mulher.

O Perigo da AIDS mudou tudo – Porém, o cenário de liberdade sexual se transformou radicalmente com a identificação do vírus da AIDS em 1981,quando a doença já estava disseminada em diversos países pela transmissão sexual direta.

Como ainda não há cura para a AIDS, o uso de uma barreira física como a camisinha para o sexo seguro principalmente na fase de iniciação sexual ou de práticas com parceiros eventuais tornou-se obrigatória como prevenção. E, protege não apenas contra o vírus da AIDS, mas também contra o vírus HPV e outros contágios como Sífilis e Gonorreia.

O Aparelho Reprodutor Feminino

Para você dominar o conteúdo do posta veja primeiro este resumo da professora Juliana Evelyn Santos, do canal do Curso Enem Gratuito,  sobre o aparelho reprodutor feminino:

Muito boa esta introdução ao tema dos Métodos Contraceptivos. Veja agora os diferentes tipos de práticas, substâncias químicas, ou de barreiras físicas utilizadas para evitar a gravidez e a transmissão de doenças.

O tipos de Métodos Contraceptivos:

A Tabelinha:

A tabelinha é um dos métodos contraceptivos mais antigos. Para utilizá-lo a mulher precisa ter um ciclo menstrual regular e conhecê-lo bem. O segredo desse método é evitar a relaçãosexual durante o período fértil da mulher. Consideramos como período fértil o período de sete dias compreendidoentre os três primeiros dias antes da ovocitação (ovulação) e os três dias seguintes a este evento.

Para calcular o dia da ovocitação, é necessário contar 14 dias após o primeiro dia de menstruação. Assim, se a mulher menstruou no dia 1 do mês de setembro, ela provavelmente irá liberar seu gameta no dia 14 de setembro. Dessa maneira, seu período fértil será entre os dias 11 e 17 de setembro.

Veja aula gratuita sobre o Ciclo Menstrual nas mulheres:O Ciclo Menstrual nas MulheresPara maior eficiência desse método é necessário que a mulher tenha ciclo menstrual regular de 28 dias. Com muita frequência este método pode falhar, pois, como é regulado por hormônios, o ciclo menstrual pode ter variações influenciadas por diferentes fatores.

O Coito interrompido:

O coito interrompido, assim como a tabelinha, é um método contraceptivo comportamental. Neste método, o homem retira o pênis da vagina momentos antes de ejacular. Este método exige muito autocontrole do homem. Além disso, ele pode ser bastante falho.

Entenda melhor este método com esta aula gratuita sobre o Aparelho Reprodutor MasculinoO Sistema Reprodutor MasculinoO principal problema do método contraceptivo do Coito Interrompido é o fato de que antes da ejaculação, o homem libera um líquido para limpar a acidez da urina na uretra. Esse líquido pode empurrar alguns espermatozoides presentes nos ductos ejaculatórios, diminuindo a eficácia deste método.

Métodos contraceptivos de barreira são aqueles que formam barreiras de modo a impedir a passagem do espermatozoide até o gameta feminino. Veja o Diafragma, a Camisinha, e o DIU (Dispositivo Intrauterino)

O Diafragma:

O diafragma é um método contraceptivo de barreira onde a mulher introduz na vagina uma concha plástica composta por um anel flexível coberta por uma borracha fina.  Para entender melhor como funciona o Diafragma veja esta aula gratuita sobre o Aparelho Genital Fenimino:O SIstema Genital Feminino - Métodos contraceptivosO uso do Diafragma enquanto Método Contraceptivo funciona como uma concha que cobre a entrada do útero, encaixando-se no colo do útero. Para que haja maior eficácia, o diafragma deve ser utilizado juntamente com uma pomada espermicida, que ‘mata’ ou ‘inibe’ a ação dos espermatozóides em busca do óvulo para a fertilização.

A Camisinha:

A camisinha é um método contraceptivo de barreira altamente eficaz. Além de impedir a gravidez, a camisinha é o único método contraceptivo que também previne a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a AIDS e a sífilis.

Para compreender melhor o funcionamento da camisinha, veja este resumo da professora Juliana sobre o Sistema Reprodutor Masculino.

Há dois tipos de camisinhas: a camisinha masculina, feita de látex que envolve o pênis durante a relação sexual, e a camisinha feminina, composta por um tubo de poliuretano com dois anéis flexíveis, onde um é encaixado próximo ao colo do útero e o outro fica para fora do corpo feminino.  Veja nos esquemas na imagem do início do post como utilizar os dois tipos de camisinha.

O Dispositivo intra-uterino (DIU): 

Os DIUs são aparatos de plástico, recobertos de cobre ou hormônios. Esses dispositivos são inseridos por um ginecologista dentro do útero da paciente e podem ter um tempo de duração de 6 meses a 5 anos. O cobre pode atuar como espermicida e os hormônios alteram as características uterinas, impedindo ou dificultando a passagem de espermatozoides. Além disso, caso a fecundação ocorra, a presença do DIU dificultará a nidação (processo de fixação do embrião no útero).

Métodos contraceptivos hormonais:

São os métodos que utilizam hormônios para evitar a ovocitação (ovulação) ou impedir a fixação do embrião no útero.

Anticoncepcional hormonal combinado oral. As ‘pílulas’:

As pílulas anticoncepcionais são métodos contraceptivos hormonais extremamente eficazes.  Elas consistem em estrogênio combinado a progesterona. Esses dois hormônios juntos impedem a liberação do gameta feminino, uma vez que os níveis de hormônio inibem a liberação de gonadotrofinas (FSH e LH) pela hipófise.

Além disso, as pílulas contraceptivas modificam o muco cervical, tornando-o mais espesso e hostil aos espermatozoides. Em geral, uma cartela de pílulas anticoncepcionais possui 21 pílulas que devem ser tomadas diariamente, interrompendo a ingestão ao fim da cartela, dando um intervalo de 7 dias durante a menstruação.

Existem, basicamente, três tipos de pílulas anticoncepcionais: as monofásicas, onde todas as pílulas possuem as mesmas doses hormonais; as multifásicas, pílulas que possuem diferentes taxas hormonais variando de acordo com o período do ciclo menstrual;

As pílulas de baixa dosagem ou minipílulas, que são pílulas com apenas um dos hormônios (geralmente progesterona), geralmente são utilizadas por mulheres que mantém relações sexuais sem camisinha  durante a amamentação.

Pílula do dia seguinte:

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência. O hormônio contido nesta pílula é o levonorgestrel que impede a ovulação, a fecundação ou ainda implantação do embrião no útero. Em uma cartela desse tipo de pílula há dois comprimidos: o primeiro deve ser ingerido pela mulher no máximo 72 horas após a relação sexual desprevenida e a segunda 12 horas após a primeira.

Adesivos, anéis e implantes hormonais: Algumas mulheres podem ter efeitos colaterais bastante indesejáveis na utilização de contraceptivos hormonais orais, como enjoos e náuseas.

Assim, há alternativas hormonais como os adesivos (colados na pele durante uma semana de cada ciclo), os anéis vaginais (colocados na vagina a partir do 5º dia de menstruação) e os implantes (bastões colocados sobre a pele do antebraço e que liberam hormônios por 3 anos).

O Métodos Contraceptivos Cirúrgicos:

Também chamados de métodos contraceptivos definitivos, as cirurgias impedem a passagem do espermatozoide, sem interferir na produção de hormônios.

Vasectomia: A vasectomia é o método de esterilizaçãodefinitiva masculina. Nesta cirurgia são feitas duas pequenas incisões no saco escrotal para que o cirurgião chegue aos canais deferentes. Ambos os canais que saem de cada testículo são cortados e amarrados. Assim, os espermatozoides são produzidos, porém não conseguem chegar aos líquidos ejaculatórios que são eliminados sem a presença dos gametas.

Laqueadura tubária: A laqueadura tubária é um procedimento um pouco mais complicado que a vasectomia. Neste método as tubas uterinas (alojadas dentro do abdómen feminino – daí a maior dificuldade deste método) são cortadas e amarradas.

Assim, mesmo que os espermatozoides entrem no corpo feminino, eles não conseguirão chegar ao óvulo, uma vez que seu caminho pelas tubas uterinas terá sido interrompido. Veja na imagem a Vasectomia e a Laqueadura:Métodos contraceptivos cirúrgicos

Simulado Enem de Métodos Contraceptivos

Terminou de ler o resumo? Entã0, agora veja o vídeo-resumo completo, e depois responda as questões do Simulado Enem de Biologia sobre os Métodos Contraceptivos:

Métodos Contraceptivos

.

.
=
Mandou bem no simulado sobre os Métodos Contraceptivos? Se você não acertoupelomenos 7-0% das questões, revise mais uma vez. Assista aos vídeos e leia o texto antes de tentar mais uma vez.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito - Simulado Enem

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel