Exercícios sobre energia cinética: velocidade e aceleração

Teste o seu conhecimento sobre a energia cinética com exercícios sobre velocidade e aceleração. Boa sorte e bons estudos!

Você está afiado no aprendizado sobre energia cinética? Sabe resolver os exercícios de velocidade e aceleração? Faça o teste e descubra! Preparamos um simulado com 10 questões com gabarito para você avaliar o seu conhecimento sobre a matéria.

Energia cinética é a energia que os corpos apresentam quando estão em movimento.

Há pouco tempo, a Companhia de Engenharia de Tráfico de São Paulo divulgou dados que informavam que, após terem reduzido o limite de velocidade de certas vias da cidade, o número de acidentes de trânsito com vítimas fatais caiu pela metade. Por que isso aconteceu?

Podemos pensar em vários motivos. O primeiro deles é que quanto mais lento está o carro, mais fácil é conseguimos dar uma resposta a um evento. Como frear ou desviar, escapando de um acidente.

Outro motivo, dessa vez muito relacionado à esta aula, é a energia cinética dos veículos que trafegam nestas vias. Essa energia, como vimos no início dessa aula é a energia relacionada ao movimento. Mais precisamente, essa energia está relacionada à velocidade e à massa de um objeto.

Sendo assim, ao estudar esse tipo de energia a ao longo desta aula, você vai perceber que a quantidade de energia cinética está diretamente relacionada à velocidade com que um corpo de desloca. Assim, quanto maior for a velocidade de um carro, uma moto, ou um ônibus, maior será a sua energia.

A partir dessas informações, você já pode pensar em outro motivo pelo qual a diminuição do limite de velocidade reduziu o número de acidentes com mortos, certo?

Quando ocorre uma colisão, como quando você bate com o carro, esse tipo de energia proveniente do movimento se transforma podendo se concentrar no impacto. Ou seja, para você ter uma ideia, uma colisão a 80km/h pode ter o mesmo efeito que uma queda do 8º andar.

Que tal uma videoaula?

Para relembrar esse conteúdo, assista a um vídeo apresentado pela professora Lia, sobre a energia cinética.

Simulado sobre energia cinética

Agora que você refrescou a memória, é hora de resolver o simulado. Pronto? Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel