Provas do Encceja: Download grátis. Teste seu nível para o Diploma do Ensino Médio

Donwload gratuito das provas do Encceja, com gabarito oficial. Baixe os cadernos de prova, resolva as questões e confira como está o seu nível para conseguir o certificado de conclusão o Ensino Médio!

Faça o download das provas do Encceja de todas as matérias, resolva as questões e confira como não é nada complicado tirar o Certificado do Ensino Médio em apenas 1 dia.

Resolver exercícios é o melhor teste para conferir como está o nível em cada área do conhecimento e saber o que precisa estudar mais. Para complementar os estudos nas áreas em que precisar, estude pelas apostilas do Encceja oficiais do MEC e resolva os simulados do Encceja elaborados pelo Blog do Enem.

Estudar pelas provas anteriores do Encceja é o primeiro passo para para mandar bem e sair do Encceja 2019 confiante de que vai conseguir o diploma do Ensino Médio.

A dica é você fazer o download gratuitamente de todos os cadernos de provas do Encceja para o Ensino Médio. Abra as provas para resolver as questões e depois confira seu desempenho nos gabaritos oficiais, divulgados pelo INEP.

Para passar no Encceja e conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio basta acertar 50% das questões de cada uma das quatro áreas do Exame. E, na Redação, basta tirar 5 (cinco), dentro do limite máximo de nota 10 (dez).

Download gratuito das provas do Encceja:

Continue estudando com os simulados do Encceja

Escolha agora a matéria e resolva o simulado com 10 questões:

 

A correção das provas do Encceja

Não era nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. Até 2016 o cálculo da nota indicava que o desempenho máximo era o equivalente a 180 pontos, e que se você fizer pelo menos 100, já passava em cada Área (são quatro áreas de prova).

Era como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos possíveis. Não era difícil. E, na Redação, a nota ia até 10, e você passava com 5 (cinco). É o mesmo critério da maioria dos Supletivos do Ensino Médio.

Mas, as regras de correção das provas objetivas mudaram. Agora o Encceja utiliza também o sistema da TRI (Teoria da Resposta ao Item) onde o peso das questões varia de acordo com a taxa de acerto de todos os candidatos.

Ficou assim no Edital do Encceja do ano passado:  O desempenho do PARTICIPANTE na prova objetiva, calculado com base na Teoria de Resposta ao Item – TRI será quantificado em cada prova numa escala de proficiência com média 100
(cem) e desvio padrão de 20 (vinte) pontos.  

No dia 21 de novembro de 2018 o INEP publicou a informação de que esta nota de aprovação equivale a 50% de acertos em cada prova objetiva. E, para Linguagens e Redação, para obter aprovação é preciso ter os 50% de acertos na prova objetiva e pelo menos 5 (cinco) pontos na Redação, cuja nota máxima é 10 (dez) pontos.

No caso da Redação, a nota global será dada conforme descrito no item 12.4 numa escala que varia de 0 (zero) a 10
(dez). O PARTICIPANTE será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 (cem) dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, o PARTICIPANTE deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação.

O PARTICIPANTE será considerado habilitado na Redação quando obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

O Encceja tem duas provas diferentes:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos.

Os interessados em participar do Exame poderão se inscrever e selecionar uma ou mais áreas de conhecimento de acordo com a opção feita para o Ensino Fundamental ou para o Ensino Médio. O Exame terá quatro provas objetivas, de 30 questões cada uma.

Provas do Encceja para Certificação do Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para Certificação do Ensino Médio – Supletivo:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para garantir a certificação, o participante poderá solicitar o aproveitamento dos resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores das provas do Encceja. Após tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio você poderá cursar o Ensino Superior, mas o certificado do Encceja não substitui a nota do Enem nos processos seletivos do Sisu, do Prouni e do Fies.