Compostos químicos, vírus e calor – Simulado Encceja

Garanta o seu Certificação do Ensino Médio com o Encceja! Neste simulado, você vai testar seus conhecimentos sobre como aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais nos diferentes contextos da sua vida pessoal. Se errar, já sabe, têm dicas para estudar!

Prepare-se para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) respondendo as questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

São apenas 10 questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias para você se dar bem na hora da prova e garantir o Certificado do Ensino Médio!

Vírus

Os vírus são extremamente fascinantes. Eles obscurecem a fronteira entre o que é um ser vivo e o que não é. Para se dar bem no Encceja e nos vestibulares, revise aqui esta aula da Khan Academy e depois responda as questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza para fixar o conhecimento.

Definição: os vírus não têm metabolismo próprio, não podem se reproduzir sem o auxílio de uma célula que parasitam e não têm células. Tudo isso, faz com que alguns autores não o considerem como seres vivos. Eles são essencialmente formados por uma cápsula de proteínas (o capsídeo) que protege seu material genético (RNA ou DNA). Apesar de sua “simplicidade”, eles podem causar grandes “estragos” na saúde dos seres vivos. Além disso, adoram aparecer nas questões de Ciências da Natureza do Encceja e dos vestibulares.

Estrutura dos vírus: Como dito anteriormente, os vírus são acelulares (não têm células). São formados por uma cápsula de proteínas – o capsídeo, formada de várias subunidades – os capsômeros.  Dentro do capsídeo há uma ou mais moléculas de ácido nucleico, ou DNA ou RNA. Alguns vírus mais complexos podem ser “envelopados”, pois carregam parte das membranas dos hospedeiros anteriores, por isso, terão também lipídios e glicoproteínas os revestindo.

Reprodução: Os vírus não possuem maquinarias celulares, por isso, não têm metabolismo próprio e, assim, não conseguem produzir substâncias para reproduzir novos vírus. Sendo assim, eles obrigatoriamente precisam parasitar uma célula (parasitas intracelulares obrigatórios) e “escravizá-la” para que esta célula hospedeira replique novos vírus.

Como nosso organismo se defende contra os vírus? Nosso organismo, após o contato com qualquer vírus, irá produzir anticorpos e interferons (proteínas especificas contra vírus). Porém, essa defesa só é produzida alguns dias após o contato inicial com os vírus e, em alguns casos, essa defesa pode vir tarde demais.

Por isso, existem as vacinas, que estimulam artificialmente o sistema imunológico, fazendo com que ele produza os anticorpos antecipadamente. Há poucos medicamentos que agem contra os vírus, como os contra a herpes e contra a Aids, que interferem no ciclo viral.

Os antibióticos, por exemplo, não causam efeito algum nos vírus. Em alguns casos, há a possibilidade do uso de soros, que já contêm os anticorpos contra determinado vírus.

Agora vamos colocar a mão na massa? Responda as 10 questões do Simulado Encceja de Ciências da Natureza para mandar bem na prova!

Compostos químicos, vírus e calor

.

Com apenas 30 questões objetivas  de cada área e uma redação você pode tirar o Certificado do Ensino Médio pela prova do Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Escolha mais um Simulado para mandar bem.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Baixe as apostilas gratuitas disponibilizadas pelo MEC e veja o passo a passo de como se inscrever para o Encceja, clicando aqui:

Encceja: Apostilas Gratuitas para tirar o Certificado do Ensino Médio

Quem pode fazer o Encceja para conseguir o diploma:

Encceja é um exame de participação voluntária, gratuito, para os jovens e adultos que moram tanto no Brasil quanto no exterior, e que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para quem faz o ensino regular. Tem provas do Encceja para o Ensino Fundamental, para tiver 15 anos completos na data do Exame, e tem a prova do Encceja para Certificação do Ensino Médio, mas só para quem tiver 18 anos completos na data da avaliação em cada ano.Encceja

Como é o Exame de Certificação do Ensino Médio:

Diferentemente do Enem, que tem como principal objetivo testar os conhecimentos dos participantes sobre o domínio dos princípios científicos e tecnológicos, o Encceja é um exame que quer medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. É como se fosse o conhecimento aplicado às coisas da vida, do cotidiano. Os conteúdos da prova de Certificação do Ensino Médio são praticamente os mesmos do Enem, mas com foco no dia a dia. Curso Enem GratuitoVeja aqui o Curso Enem Online, gratuito, que têm os mesmos conteúdos do Encceja, e ajuda você a conquistar o Certificado do Ensino Médio para seguir adiante. Confira também os Simulados do Encceja, mais abaixo nesta página.

Quantos pontos precisa para passar no Encceja?

Não é nada complicado vencer a nota de corte do Encceja para tirar o Certificado do Ensino Médio. A nota máxima é de 180 pontos, e se você fizer pelo menos 100, já passou. É como se a média de aprovação fosse a nota ’55’ numa pontuação de até cem pontos. Não é difícil. E, na Redação, a nota vai até 10, e você passa com 5 (cinco).

As  30 questões objetivas do Encceja em cada uma das quatro Áreas do Exame são de contextualização dos conteúdos científicos relacionados ao desenvolvimento na vida familiar, no cotidiano, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.  As Áreas de conteúdo são as mesmas do Enem: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e, Matemática.  E, a redação é avaliada  através de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, com tema escolhido entre assuntos sociais, científicos, culturais ou políticos. Veja aqui como fazer uma redação dissertativa-argumentativa e depois confira como fazer a inscrição e faça os Simulados Encceja Gratuitos para ir testando seu nível.

Como fazer a inscrição no Encceja?

É tudo muito simples para tirar o Certificado do Ensino Médio pelo Encceja. Para se inscrever basta informar o número do CPF e da Carteira de Identidade. Para quem estiver preso ou submetido a medida socioeducativa, o coordenador pedagógico da unidade pode preencher estes dados pelo candidato. É tudo grátis.  Veja aqui o site oficial de informações do Encceja.  As inscrições podem ser feitas neste link.inscrições do Encceja O Certificado de Conclusão do Ensino Médio para quem passar será emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação.