Definição e Soma de Vetores: veja resumo com Simulado Enem

Revise agora seus conhecimentos sobre a Soma de Vetores. É basico para resolver questões de Movimento, Velocidade, Atrito e Leis de Newton. São os Temas que mais caem nas questões de Física no Enem.

Para iniciar este resumo sobre grandezas vetoriais e escalares, devemos definir o que é um vetor, e como realizar operações com este.  A partir disto poderemos definir grandezas vetoriais e escalares, conceitos que podem ser cobrados na prova do Enem. O básico é você aprender Soma de Vetores.

Soma de Vetores

O vetor pode ser definido com uma seta ou flecha, que num referencial apropriado, seu comprimento representa o módulo do vetor (dimensão), a direção da flecha indica a direção do vetor e a posição da ponta da flecha indica o sentido da flecha.Soma de Vetores Compreender a soma de vetores está na base do raciocínio para acertar as questões de Movimento. E todo ano caem nas provas do Enem e dos Vestibulares.

Por exemplo, quando um avião está decolando, ele vai ao mesmo tempo para frente e para cima. Ao decompor os vetores, posso determinar qual a velocidade desse avião na vertical e na horizontal, por exemplo. Como fazer a decomposição de vetores num exercício assim?

Veja agora um resumo-show com o professor Márcio Rossetto, onde você aprende a fazer a decomposição e soma de vetores.

Muito boa esta aula do professor Rossetto. E têm mais aulas com ele no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá depois.

Domine o cálculo de Vetores

Como decompor vetores? Lembre-se que o plano cartesiano é composto pelo o eixo x e pelo eixo y. No desenho abaixo, está um vetor (em vermelho) num referencial de eixos e Y. O módulo (comprimento do vetor) é igual a 4 cm. Sua direção é definida pelo ângulo de 45° com o eixo X. E o sentido é para onde ela aponta, neste caso nordeste (NE).  

Física EnemVeja na imagem que o vetor é nomeado por uma letra acompanhada com uma seta sobre ela: A

Vetores estão na mesma direção se estiverem paralelos entre si. Vetores tem o mesmo sentido se tiverem as flechas apontando para um mesmo lugar.É muito importante para a Soma de Vetores você aprender a observar Direção e Sentido:Física Enem

A, B e C estão na mesma direção.
A e B estão no mesmo sentido.
A e B tem sentido oposto ao vetor C.
D e E estão na mesma direção.
D e E tem sentidos opostos.

 

Soma de Vetores no Método do Paralelogramo

Veja agora o jeito mais simples e prático para chegar na resultante numa soma de vetores simples:

Ficou mais simples agora pra você?

O sentido de um vetor pode ser definido a partir da rosa dos ventos (desenho abaixo). Aprenda a orientação dos quatro Pontos Cardeais para utilizar nos exercícios de Soma de Vetores.  Com este referencial podemos dizer:Física Enem

A e B estão apontando no sentido leste.
C aponta no sentido oeste.
D aponta no sentido norte.
E aponta no sentido sul.

VETORES são usados para:

Indicar a posição de um objeto.

O carro esta no km 50, na direção e sentido Leste. Sua posição é representada pelo vetor A:Física Enem

Indicar uma força: O bloco é empurrado com uma força F de modula 5 Newton e na direção e sentido positivo do eixo X.Física Enem

Como fazer a soma de vetores:

Adição vetorial gráfica: Com este método a soma de vetores é realizada desenhando os vetores, do qual se quer saber a soma, em uma sequência. Exemplo: Queremos saber a soma dos vetores S = G + F, onde S é o vetor resultante dessa soma.Física Enem

Desenhamos o vetor G, depois desenhamos o vetor F na extremidade (ponta) do vetor G.
O vetor resultante é um vetor que começa no inicio do vetor G e termina na ponta do vetor F.

O mesmo pode ser feito para encontrar o vetor resultante S da soma do vetor S = H + G.

Se a extremidade do último vetor da soma, coincidir com a origem do primeiro vetor, isso significa que o vetor resultante é nulo.Física Enem

Adição vetorial por decomposição:

Sabendo que o vetor A tem módulo iguala 4 cm, e o vetor B tem módulo igual a 5 cm, vamos calcular a soma desses vetores S = A + B.Física Enem
Primeiro devemos decompor os vetores, vamos começar com o vetor A, em suas componentes x e y (ver figura). Onde |A| representa o módulo.
Ax= |A|cos 45° = (4).cos 45° = (4).0,70 = 2,82
Ay= |A|sen 45° = (4).sen 45° = (4).0,70 = 2,82
Fazendo o mesmo com o vetor B:

Bx= |B|cos 60° = (5).cos 60° = (5).0,50 = 2,50
By= |B|sen 60° = (5).sen 60° = (5).0,86 = 4,33

Física Enem : Veja Soma de Vetores

Assim o vetor resultante S terá componentes iguais:
Sx= Ax+Bx = 2,82 + 2,50 = 5,32
Sy= Ay+By = 2,82 + 4,33 = 7,15

Para encontrar o módulo do vetor resultante basta realizar o seguinte calculo:
|S| = √Sx^2+ Sy^2= √5,32^2+ 7,15^2 = 8,91 cm

E o ângulo que o vetor resultante forma com o eixo X é dado por:

Tan (ângulo) = Sy/Sx = 7,15/5,32, realizando o cálculo teremos ângulo =53,39°

Agora podemos desenhar o vetor resultante no gráfico, assim observar sua posição no gráfico.

Física Enem - Soma de Vetores

No link abaixo você encontra um simulador que trata da decomposição de vetores, este pode te ajudar a compreender o posicionamento dos componentes de um vetor, num plano X e y.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10640/decompvetores.swf?sequence=1

Além de serem somados dois vetores, também podemos subtraí-los, para tal basta inverter o sentido (trocar a ponta) de um dos vetores, e então prosseguir como se estivesse resolvendo um soma. Como mostra a sequência de figuras abaixo:

Física EnemFísica Enem - Soma de VetoresFísica Enem

S= A – B virar uma soma S = A+ (-B) usando o vetor B no sentido oposto.

Agora, resolva o simulado Enem de Física com Soma de Vetores

Simulado de Soma de Vetores

Começar!

.
Mandou bem no Simulado, ou ainda não acertou pelo menos 70% das questões de Soma de Vetores? Se ainda faltam pontos pra você chegar lá, veja aqui mais uma aula-resumo especial sobre Resultante na Soma de Vetores.

Escolha  mais um Simulado Enem de Física para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem de Física ou escolha outras matérias para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. notas de corte do enem horizontal

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito
Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito

Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem de Física e todas as matérias – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel