Veja os Sinônimos e os Antônimos: resumo Enem de Gramática

Chega de perder pontos. Revise e teste seus conhecimentos sobre Sinônimos, Hiperônimos e Antônimos com o Simulado Enem Online de Gramática. Veja o que você já sabe, e complemente o que ainda precisar. Vem!

Sabe quando usamos várias palavras para significar uma mesma coisa? Ou quando usamos uma palavra para dar um sentido contrário ou ainda quando usamos palavras gerais para exemplificar algo? Estamos falando de sinônimos, hiperônimos e antônimos! Veja o que sabe sobre eles com o Simulado Enem Online de Gramática! Se errar, têm dicas para estudar.

1 – Sinônimos e Sinonímia:

Sinonímia são as palavras, expressões e frases inteiras que podem ser sinônimas de outras, contanto que preservem o sentido entre si.sinônimos, hiperônimos e antônimosVeja exemplos de sinônimos:

Exemplo 1:  – Em 1693, o explorador francês Leguat, que passou vários meses na ilha Maurício, empenhou-se na procura dos dodôs e não encontrou nenhum.
– Em 1693, o explorador francês Leguat, que passou vários meses na ilha Maurício, dedicou-se com afinco à busca dos dodôs e não encontrou nenhum.

Então, você já percebeu que há similaridade plena no uso de “empenhou-se na procura” no primeiro texto, e no uso de “dedicou-se com afinco”, no segundo texto. Temos aí uma Sinonímia!

Exemplo 2:  – Uma lei interdita o uso de vestimentas que impeçam a identificação da pessoa.
– Certa prescrição proíbe a utilização de roupas que obstam a identidade pessoal.

Você percebeu que foram utilizadas palavras diferentes na forma, mas com sentidos iguais ou aproximados, ou seja, sinônimos. Você pode até pensar que exista sinônimo perfeito. Não se iluda com isso, tudo depende do contexto e da intenção do falante.

Entenda os Sinônimos:

A sinonímia não trata apenas do léxico (palavra ou expressão), mas da frase também, perceberam nos exemplos acima que a frase quase inteira é sinônima. Observe novamente com mais calma na sua leitura e comparação:

– Uma lei interdita o uso de vestimentas que impeçam a identificação da pessoa.
– Certa prescrição proíbe a utilização de roupas que obstam a identidade pessoal.

Se formos separar palavra por palavra perceberemos isso.

Neste sentido, o uso de sinônimos é muito importante dentro de um texto. Ajuda na hora de escrever uma redação e também a melhorar nosso vocabulário português. Com eles, evitamos a repetição de vocábulos, porque eles servem para substituir palavras.

Exemplos:

– A multidão teve de clamar em protesto. Ela só bradou devido ao descaso dos políticos.
– Graças a Deus conseguimos extinguir nossas dívidas. Se não as pagássemos, não sei o que faríamos.
– O jogo vai atrasar em virtude do temporal. Devido a isso, teremos de aguardar.

Quando existe sinonímia frasal, uma frase pode ser reescrita com outras palavras sem alteração de sentido.

– Ela construiu esta casa. = Esta residência foi edificada por ela.
– Parece que tu estás certo sobre o assunto. = Aparentemente a verdade sobre a questão está contigo.

Resumo Gratuito – Veja:

Confira com a professora Mercedes, do canal Curso Enem Gratuito uma aula-resumo completa sobre sinônimos e antônimos.

Muito bom este resumo. Bora continuar.

2 – Antônimos/Antonímia:

Quando falamos de antonímia estamos falando de palavras, expressões ou frases diferentes na forma e com significações opostas, excludentes, ou seja, antônimos. Normalmente ocorre por meio de palavras de radicais diferentes, com prefixo negativo ou com prefixos de significação contrária.

Veja estes exemplos:

– O chegar e o partir são dois lados cruciais da vida.
– Você é meu amigo ou meu inimigo?
– Há menos imigrantes do que emigrantes no Brasil.
– Ela se molhou de cima a baixo.

Assim como a sinonímia, existe a antonímia frasal. Ela acontece quando o conteúdo de uma frase ou oração está em conflito com o de outra:

– Por ter ficado calado durante anos, aturando todos os tipos de maus-tratos, resolveu berrar
sem parar em ataque a tudo e a todos.

3 – Hiperônimos/ hiperonímia:

O hiperônimo é uma palavra cuja significação inclui o sentido de diversas outras palavras, é uma palavra que se refere a todos os seres de uma “espécie”: Animal é hiperônimo de gato, tartaruga, burro, boi etc. Fruta é hiperônimo de laranja, uva, maçã, morango etc.

Então, o hiperônimo vai ser uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo. O hipônimo é uma palavra de sentido mais específico (ou restrito).

Exemplo: A doença não lhe abandonava. Aquela gripe prometia não ir embora. (Doença é hiperônimo de gripe, sendo esta hipônima de doença, que é seu sentido mais abrangente). Ufa! Deu pra entender? Vamos alguns outros exemplos de hiperônimos:

1) fruto é hiperônimo de tomate e melão;
2) verdura é hiperônimo de alface e agrião;
3) ferramenta é hiperônimo de alicate.

Se ainda está complicado entender. Vamos voltar ao hipônimo. Esse tipo de palavra tem uma significação específica dentro de um campo de sentido:

Fernando, José, Saulo são hipônimos de homem. (Homem é mais abrangente)
Azul, amarelo, branco são hipônimos de cor. (Cor é mais abrangente)

Portanto, podemos compreender que o hiperônimo é uma palavra que abarca o sentido de outras palavras, é mais abrangente.

Simulado Sinônimos e Antônimos

.

.
===

Veja aqui aulões gratuitos de Gramática:

Sinõnimos e Antônimos
Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois destas provas sobre Biomas Brasileiros, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar. Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas Notas de Corte do Enem para estes cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições. O Simulado Enem ajuda você a chegar lá. Veja aqui todas as Notas de Corte do Enem. 

queda livre - notas de corte enem

Curso Enem Gratuito

Junto com esta coleção de provas do Simulado Enem Online a equipe de professores do Blog criou também um acervo completo de aulas e exercícios gratuitos de todas as matérias que caem nas provas objetivas e também na Redação do Enem. Todas estas aulas estão agrupadas para você no Curso Enem Gratuito.

 

Veja as dicas de Redação e as aulas do Curso Enem Gratuito. Você escolhe o que precisa estudar no Curso Enem Gratuito, no seu ritmo. Estudar pra valer é o caminho para fazer a diferença no seu desempenho na próxima prova do Enem. Agora, é com você.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel