Lista de exercícios sobre conotação e denotação

Entenda a diferença entre conotação e denotação e treine para as provas com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios ara você testar seus conhecimentos!

Você já deve ter ouvido as expressões “Maria perdeu a cabeça” ou “morri de rir”. Mas, você sabe que, na verdade, Maria continua com a cabeça sob o pescoço e quem riu ainda está vivo. O sentido dessas frases tem tudo a  ver com os conteúdos desta aula. Confira nosso resumo e, em seguida, resolva os exercícios sobre conotação e denotação!

Resumo sobre conotação e denotação

A conotação ou linguagem conotativa é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Encontramos exemplos de uso de palavras com novos sentidos em textos literários, músicas e textos humorísticos. Mas, na redação do Enem, por exemplo, não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo.

Exemplo de conotação: “Há dias que amanhecem noite” (noite no sentido de tristeza, sombrio).

Tirinha - conotação e denotaçãoTirinha com exemplo de linguagem conotativa. Fonte: http://www2.uol.com.br/niquel/bau.shtml.

A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra. Assim, uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real.

Por exemplo: “Gosto de estudar à noite” (noite no sentido de período noturno).

Videoaula sobre conotação e denotação

Antes de resolver os exercícios sobre conotação e denotação, veja com a professora Camila um resumo bem rápido sobre o tema:

Exercícios sobre conotação e denotação

Confira como as linguagens conotativa e denotativa costumam aparecer nas questões do Enem e de vestibulares:

.

Notas de Corte do Enem

É a sua nota que garante o futuro na universidade. Para entrar nos cursos mais puxados como Medicina e Engenharia Aeronáutica é preciso fazer acima de 750 a 780 pontos, pelo menos. Nas universidades mais concorridas, as notas de corte do Enem para esses cursos passam de 800 pontos.

Nas Engenharias, no Direito, e para Psicologia e Odonto é preciso fazer mais de 700 pontos na maioria das instituições.  Veja aqui todas as notas de corte do Enem.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Gramática, Simulados Enem Tags: , ,
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel