‘Aprenda como fazer a Redação do Enem & do Encceja

Quem foi que disse que você não vai tirar uma boa nota na Redação? Vai conseguir sim. Veja como escrever a Redação do Enem ou do Encceja em apenas quatro parágrafos. Dá para alcançar uma excelente pontuação na hora da correção. Não tem segredo. Confira:

Conquistar uma boa nota na Redação é tudo de bom. Nas provas do Enem pode valer seu passaporte para um curso bem disputado nas notas de corte. E, no Encceja, a nota pode valer o Diploma do Ensino Médio. O modelo de redação é o mesmo nos dois exames: o texto dissertativo-argumentativo.

Veja neste post como é a Estrutura do Texto e uma aula gratuita da professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito. Ela vai mostrar para você como fazer a Redação do Enem ou do Encceja de maneira bem prática. Não tem complicação, e você vai conseguir.

A Redação em quatro parágrafos

A regra básica para mandar bem na Redação do Enem ou do Encceja é pensar numa estrutura de quatro parágrafos que ajudam você a organizar bem suas ideias, sem se confundir. É bem simples.

O limite máximo para escrever são 30 linhas. Mas, com vinte já dá para resolver bem com um texto conciso e coeso. Veja as dicas neste pequeno resumo sobre o texto dissertativo-argumentativo. Depois tem a aula com a professora Dani, e no final as regras oficiais da correção da Redação do Enem ou do Encceja.

  1. Os avaliadores esperam que  você apresente logo no começo da sua Redação do Encceja ou do Enem uma visão, um ponto de vista sobre o problema apresentado no tema proposto na prova. É a Introdução do texto.
  2. Em seguida, que além desta sua “visão” sobre o problema, que você apresente  pelo menos dois argumentos  alinhados com a sua visão.
  3. Um argumento em cada parágrafo desta etapa do Desenvolvimento da Redação. Não precisam ser muito longos não. Quatro a seis linhas para cada um dos dois parágrafos com os argumentos está de bom tamanho.
  4. E, para fechar a Redação do Encceja ou do Enem, que você escreva mais um parágrafo de Conclusão, onde você escreve uma proposta para resolver o problema inicial.

Com estes quatro passos, com estes quatro parágrafos você resolve bem o estilo de texto cobrado pelo Ministério da Educação na redação do Enem ou do Encceja.

Resumo: Como fazer a Redação do Enem ou do Encceja.

 Veja com a professora Dani, do Curso Enem Gratuito, um resumo com as dicas para fazer os quatro parágrafos da Redação do Enem:

Muito bom este resumo da professora Dani. Ela é mesmo show!

Coloque foco no estilo Dissertativo-argumentativo. O próprio nome já diz: você escreve (disserta) sobre um tema, mas apresenta o seu posicionamento e sustenta um ponto de vista (argumenta).

Temas de Redação 2019

Há muitas apostas sobre a mesa: Mobilidade Urbana; Assédio Sexual; Corrupção; Meio Ambiente; Igualdade de Gênero; Mudanças no padrão de família; e etc. Sempre é preciso ficar e olho nos assuntos que estiveram na mídia nos últimos dois anos antes de cada prova.

Veja com a professora Dani, do Curso Enem Gratuito, as dicas sobre os temas de redação mais quentes para as provas deste ano:

Muito boa a professora Dani. Show! Agora, veja as dicas de português que valem para o Enem e o Encceja:

Aula Gratuita: 10 dicas de Português para a Redação Enem & Encceja

Confira agora com a professora Mercedes, do canal Curso Enem Gratuito, as dez principais dicas de Português para você não escorregar e pagar mico na Redação do Enem ou do Encceja. Vem!

Muito boa a professora Mercedes! Confira a seguir as regras oficiais da Redação do Encceja.

Entenda o texto dissertativo-argumentativo

A seguir, apresentamos as características desse tipo de texto para que você garanta a nota máxima na prova de Redação. As dicas valem para tirar seu Diploma do Ensino Médio no Encceja, e para se dar bem nas notas do Enem também! Depois, você já sabe: vencer os desafios, conseguir uma bolsa de estudos, entrar na Faculdade, fazer um concurso, ou até mesmo abrir um negócio.

As Regras da Redação do Enem & do Encceja: O seu objetivo é conquistar uma boa nota. Então, você precisa pensar nas regras oficiais do MEC para conseguir uma boa nota. Veja agora como organizar as ideias dentro do seu texto.

O estilo de texto que as duas provas exigem para a Redação é o  Dissertativo-Argumentativo. Traduzindo: O Ministério da Educação pede que você se posicione a respeito de um problema; que apresente argumentos que justifiquem seu ponto de vista – ou tese; – e, ao final, que você proponha uma solução.

Veja na imagem como é a “encomenda” que aparece no Caderno de Prova do Encceja:Redação do Encceja

E se cair um tema que você não sabe nada?

Muita gente treme de medo por antecipação porque fica se perguntando o ano inteiro: Como escrever uma redação sobre um tema do qual nada sei? A resposta para sua angústia é que não adianta sofrer de véspera.  Tudo tem solução. Veja com a professora Dani como você pode encontrar o caminho:

Então, com a professora Dani você não fica sem solução.

Aula Gratuita para a Redação do Encceja

Veja com a professora Dani, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo com excelentes dicas para você mandar bem na Redação. Confira:

Gostou desta aula da professora Dani? Então, curte o Curso Enem Gratuito, que têm aulas de todas as matérias que caem nas provas.

A Estrutura da Redação do Encceja

Dentro do seu primeiro parágrafo, na introdução, você pode mostrar sua opinião (que é a sua visão, o seu ponto de vista). Desse jeito a sua redação ganha em propriedade e personalidade – o que tende a agradar à banca examinadora.

Depois vêm os argumentos devem ser expostos de modo organizado, claro e fluido. De preferência em dois parágrafos.  A divisão técnica do texto argumentativo-dissertativo é esta:

Introdução – Aqui a ideia central de seu texto será apresentada, ou seja, você deve ler com atenção o que foi proposto pelo enunciado da redação e pelos textos auxiliares. Seu texto deve retomar o problema apresentado no tema e, ao mesmo tempo, revelar a sua visão sobre o assunto proposto;

Desenvolvimento – Pode ter a extensão de um a dois parágrafos. Nessa parte, você irá apresentar seus argumentos e defender seu ponto de vista. Em termos de organização, o ideal é escrever um argumento por parágrafo. Assim, o leitor não ficará confuso e será mais fácil de entender o seu texto;

Conclusão – Neste último parágrafo, a tese inicial com a sua visão é retomada. A diferença é que agora uma solução deve ser apontada para a questão apresentada no enunciado da redação do Encceja e reforçada pelos textos de apoio. A conclusão não precisa ter mais de um parágrafo para dar conta do recado.

O Tema da Redação do Encceja

Agora, veja uma aula mais curta, de apenas sete minutos, sobre Como Abordar o Tema da Redação do Encceja, com dicas bem quentes para você elaborar seu texto.

Boa demais esta aula com a professora Dani!

Agora, veja sobre o risco (e o erro) de repetir no texto da Redação uma cópia dos textos motivadores que aparecem nos cadernos de prova do Encceja:

Então, sem essa de copiar os textos motivadores!

Em seguida, confira depois do vídeo sobre Como escrever uma redação sobre um tema do qual nada sei, veja como é feita a correção da Redação do Encceja, e acesse a lista de Simulados do Encceja.

Então, com a professora Dani você não fica sem solução.

Veja como é a correção da Redação do Encceja

O Edital do Encceja explica de maneira bem clara os critérios de correção da Redação. Veja aqui para não ficar com dúvidas ou informações erradas. O texto a seguir é a reprodução exata do Edital do Encceja de 2019:

12.4 Redação

12.4.1 O texto da Folha de Redação será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um
conheça a nota atribuída pelo outro.

12.4.2 Caso haja discrepância de 4 (quatro) pontos ou mais no total dos pontos atribuídos às competências,
haverá recurso de ofício e a redação passará por uma terceira correção. A pontuação do terceiro corretor
será soberana sobre as demais.

12.4.3 No caso em que a discrepância das notas entre os dois corretores for inferior a 4,0 (quatro) pontos,
prevalecerá a média das duas notas atribuídas.

12.4.4 A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e à tipologia textual,
será considerada “Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual”.

12.4.5 A Folha de Redação sem texto escrito e a redação com até 4 (quatro) linhas, qualquer que seja o
conteúdo, serão consideradas “Em Branco”.

12.4.6 A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas
propositais de anulação e/ou rasuras, será considerada “Anulada”.

12.4.7 Em todos os casos expressos nos itens 12.4.4, 12.4.5 e 12.4.6 deste Edital, será atribuída nota zero à
redação.

12.4.8 O disposto no Item 12.4.2 deste Edital também se aplica à correção de redação que for considerada
“Anulada”, “Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual”, ou “Em Branco”, por um corretor, e,
simultaneamente, possuir nota atribuída por outro corretor.

12.4.9 Na correção da redação dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, serão adotados
mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, de
acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

12.4.10 Na correção da redação dos participantes com dislexia, serão adotados mecanismos de avaliação
que considerem as características linguísticas desse transtorno específico.

12.5 Serão corrigidas somente as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas
efetivamente marcadas no Cartão-Resposta sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta
preta fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da
impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta e da Folha de Redação.

12.6 Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão corrigidos.

Agora, é com você. Bora lá mandar bem e conquistar logo este Diploma do Ensino Médio! Resolva agora um Simulado Encceja Gratuito.

Escolha aqui um Simulado Online

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja