Como fazer a Redação do Encceja. Tire seu diploma em 1 dia!

Quem foi que disse que você não vai tirar uma boa nota na Redação? Vai conseguir sim. E vai tirar o Certificado do Ensino Médio. Veja como escrever a Redação do Encceja em quatro parágrafos. Não tem segredo. Confira:

Conquistar uma boa nota na Redação do Encceja é tudo de bom. A nota da redação pode valer o seu Diploma do Ensino Médio. O modelo exigido é o mesmo do Enem: o texto dissertativo-argumentativo, com três partes: 1. Introdução; 2. Desenvolvimento; 3. Conclusão.

O critério para passar no Encceja é bem simples: quem tira nota 5 na Redação á elimina essa matéria pegar o o Diploma. Agora você vai aprender o básico que precisa para mandar bem na sua redação do Encceja.

As dicas do Encceja:

  1. Curso Gratuito do Encceja
  2.  Apostilas Grátis do Encceja
  3. Simulados Encceja Gratuitos 
  4. Como fazer a inscrição do Encceja
  5. Aprenda os passos da Redação agora, com as dicas a seguir da professora Daniela Garcia:

As dicas da professora Daniela:

  1. Os avaliadores esperam que  você apresente logo no começo da sua Redação do Encceja ou do Enem uma visão, um ponto de vista sobre o problema apresentado no tema proposto na prova. É a introdução do texto.
  2. Em seguida, que além desta sua “visão” sobre o problema, que você apresente  pelo menos dois argumentos  alinhados com a sua visão.
  3. Um argumento em cada parágrafo desta etapa do desenvolvimento da redação. Não precisam ser muito longos não. Quatro a seis linhas para cada um dos dois parágrafos com os argumentos está de bom tamanho.
  4. E, para fechar a Redação do Encceja ou do Enem, que você escreva mais um parágrafo de conclusão, onde você escreve uma proposta para resolver o problema inicial.

A Redação do Encceja em 4 parágrafos

  1. – Veja neste post como é a estrutura do texto da Redação que vale para o Encceja.
  2. – E você ainda têm duas aulas gratuitas para aprender como fazer a redação do Encceja. Uma com a professora Daniela Garcia, do canal Curso Enem Gratuito.
  3. – A Daniela vai vai mostrar para você como fazer a Redação do Encceja de maneira bem prática. Não tem complicação, e você vai conseguir.
  4. – A outra aula é com a professora Mercedes Bonorino, do Curso Gratuito do Encceja, com as 10 dicas básicas  para mandar bem na Redação.
  5. – O primeiro passo para a Estrutura da Redação do Encceja é pensar numa proposta simples, de quatro parágrafos que ajudam você a organizar bem suas ideias, sem se confundir.
  6. – É tudo bem prático. Veja o vídeo agora, e baixe o e-book gratuito de redação aqui no Curso do Encceja.

Viu como tudo é bem simples? Você consegue, sim. Baixe o e-book gratuito de redação aqui.

Escreva no estilo Dissertativo-argumentativo

O próprio nome já diz: você escreve (disserta) sobre um tema, mas apresenta o seu posicionamento e sustenta um ponto de vista (seus argumentos), para concluir com um encaminhamento para tentar resolver ou minimizar o problema (proposta de intervenção).

O limite máximo para escrever são 30 linhas. Mas, com vinte já dá pra você  resolver e passar bem com um texto conciso e coeso. Veja as dicas neste resumo sobre o texto dissertativo-argumentativo.

Como fazer rapidamente a redação do encceja

Confira agora com a professora Mercedes Bonorino os sete passos para você ler e interpretar o tema, ler os textos motivadores, criar sua Tese, os Argumentos, e criar a sua Proposta de Intervenção, na conclusão da redação. Tudo isso em apenas uma hora:

Em uma hora você consegue fazer bem todos os sete passos recomendados pela professora Mercedes. Dá para decifrar o Tema, captar o Contexto e criar a Tese para uma boa introdução. Tudo começa ali. Depois vem as “causas” e “consequências” da problemática do Tema nos dois parágrafos do Desenvolvimento, e fechar com uma Proposta integrada na Conclusão.

Como fazer a redação em uma hora

Planejamento é tudo para você organizar o seu tempo e dar foco no que precisa. As etapas básicas são estas.

1 – Os primeiros 10 minutos

A – Fazer a leitura com calma da frase do tema. Identifique o tema. Anote, e siga para os textos motivadores. Aí você já começa a pensar como relacionar os assuntos mencionados com o tema que você identificou.

B – Se você anotar o que é o tema, e ao lado colocar os assuntos, você não se perde, e fica sempre ligando tudo ao tema. E deixe a cabeça aberta para entrar novas ideias para enriquecer seu texto.

C – Depois, faça outra anotação, já com a sua tese na cabeça, para montar o roteiro, o planejamento É a hora de você pensar como vai “ligar” as partes do seu texto, para que ele tenha começo, meio e fim, com tudo alinhado. Você vai “amarrar” a sua redação, para te ajudar a escrever.

D – A dica de “amarrar” é boa porque você consegue avançar da Introdução (com a sua tese, e passar para o Desenvolvimento (com seus argumentos) sem fugir do tema, e vai para a conclusão fazendo a ligação com o tema da introdução e os argumentos. Isto ajuda você a ganhar pontos.

2 – 10 minutos para a seleção das ideias e argumentos

E – Agora é a hora de fazer o filtro. Você anotou o tema, os assuntos, as suas ideias, e já pensou na sua tese. E, é em torno da tese que você faz a costura do início ao fim.

F – É o momento de fazer escolhas. Pense em um argumento para justificar onde você quer chegar na conclusão. Pense em outro argumento que possa ser um exemplo.

G – Agora, olhe bem se a sua proposta de conclusão tem mesmo a ver com o tema que foi proposto, com a sua tese, e com os dois argumentos.

3 – 20 minutos para fazer o rascunho da Redação

A dica é você fazer o rascunho em quatro parágrafos. Um para a Introdução com a sua Tese; Dois parágrafos para os dois argumentos (um em cada um); e Escrever a Conclusão, alinhada com o fio condutor que você pensou.

4 – Pausa antes de passar a limpo!

Importante – Você pode dar uma parada agora na redação, e passar um tempo respondendo as perguntas das outras matérias do dia.

É importante ter este “distanciamento”, de passar um tempo para depois voltar ao seu rascunho. Assim você consegue “enxergar” erros que cometeu, descobrir uma ligação que ficou faltando entre a conclusão e os argumentos, e até melhorar a sua letra.

5 – 20 minutos para passar a limpo

Agora, é a hora de “correr pro abraço”, pois você já fez tudo o que precisava. Faça uma “limpeza” no texto, tirando o que não for essencial. Inclua uma citação relevante para dar sustentação à sua tese ou de apoio aos seus argumentos.

Entenda o texto dissertativo-argumentativo

A seguir, apresentamos as características desse tipo de texto para que você garanta a nota máxima na prova de Redação. As dicas valem para tirar seu Diploma do Ensino Médio no Encceja, e para se dar bem nas notas do Enem também!

Depois, você já sabe: vencer os desafios, conseguir uma bolsa de estudos, entrar na Faculdade, fazer um concurso, ou até mesmo abrir um negócio.

As Regras da Redação do Encceja

O seu objetivo é conquistar uma boa nota. Então, você precisa pensar nas regras oficiais do MEC para conseguir uma boa nota. Veja agora como organizar as ideias dentro do seu texto.

O estilo de texto que as duas provas exigem para a Redação é o  Dissertativo-Argumentativo. Traduzindo: O Ministério da Educação pede que você se posicione a respeito de um problema; que apresente argumentos que justifiquem seu ponto de vista – ou tese; – e, ao final, que você proponha uma solução.

Veja na imagem como é a “encomenda” que aparece no Caderno de Prova do Encceja:Redação do Encceja

.

E se cair um tema que você não sabe nada?

Muita gente treme de medo por antecipação porque fica se perguntando o ano inteiro: como escrever uma redação sobre um tema do qual nada sei? A resposta para sua angústia é que não adianta sofrer de véspera.  Tudo tem solução.

Veja com a professora Dani como você pode encontrar o caminho para um tema desconhecido:

As dicas da professora Daniela:

O que fazer quando você não sabe nada sobre o tema da redação? Hoje, veremos duas estratégias para te ajudar a lidar com essa dificuldade!

Aproveite os textos motivadores que estão na prova! Eles te mostram exatamente o que a prova quer de você. Além disso, eles trazem várias informações que podem te auxiliar na argumentação. Não tenha medo de usá-los (desde que não copie, obviamente!).

Outra dica para escrever uma redação sobre qualquer tema no Enem é identificar possíveis assuntos a serem tratados dentro do tema proposto. O tema da redação é exatamente o que a prova te pede, enquanto o assunto  trata de questões mais amplas que se relacionam com o tema.

Por exemplo, ,muitos alunos (as) tiveram dificuldade para escrever a redação do Enem  quanto o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, porque nunca tinham parado para pensar nele.

Porém, todos nós já falamos sobre o assunto “educação”, então partir desse assunto pode ser uma tática muito boa para trilhar sua linha de argumentação. Lembre-se, claro, de não fugir do tema, ou seja, relacionar o que você disse sobre “o assunto”, e relacionando com “o tema”.

10 dicas de Português para a Redação do Encceja

Confira agora com a professora Mercedes as dez principais dicas de Português para você não escorregar e pagar mico na Redação do Enem ou do Encceja!

Mandou bem a professora Mercedes. Quer mais uma dica: lápis e papel na mão, e assista a aula mais uma vez, anotando os pontos mais importantes. Vai ajudar você a consolidar este aprendizado.

A Estrutura da Redação do Encceja

Dentro do seu primeiro parágrafo, na introdução, você pode mostrar sua opinião (que é a sua visão, o seu ponto de vista). Desse jeito a sua redação ganha em propriedade e personalidade – o que tende a agradar à banca examinadora.

Depois vêm os argumentos devem ser expostos de modo organizado, claro e fluido. De preferência em dois parágrafos.  A divisão técnica do texto argumentativo-dissertativo é esta:

Introdução – Aqui a ideia central de seu texto será apresentada, ou seja, você deve ler com atenção o que foi proposto pelo enunciado da redação e pelos textos auxiliares. Seu texto deve retomar o problema apresentado no tema e, ao mesmo tempo, revelar a sua visão sobre o assunto proposto;

Desenvolvimento – Pode ter a extensão de um a dois parágrafos. Nessa parte, você irá apresentar seus argumentos e defender seu ponto de vista. Em termos de organização, o ideal é escrever um argumento por parágrafo. Assim, o leitor não ficará confuso e será mais fácil de entender o seu texto;

Conclusão – Neste último parágrafo, a tese inicial com a sua visão é retomada. A diferença é que agora uma solução deve ser apontada para a questão apresentada no enunciado da redação do Encceja e reforçada pelos textos de apoio. A conclusão não precisa ter mais de um parágrafo para dar conta do recado.

O Tema da Redação do Encceja

Agora, veja uma aula mais curta, de apenas sete minutos, sobre Como Abordar o Tema da Redação do Encceja, com dicas bem quentes para você elaborar seu texto.

Agora, veja sobre o risco (e o erro) de repetir no texto da Redação uma cópia dos textos motivadores que aparecem nos cadernos de prova do Encceja.

Muita gente pensa que  “Copiar trechos dos textos motivadores” soma pontos. Mas, o que acontece é o contrário!

Gostou das dicas essenciais da professora Daniela Garcia? Vale a pena ver o vídeo de novo.

Como tirar nota 10 na redação do Encceja?

Vamos para mais um vídeo da Dani!

A receita não existe, o que existe mesmo é o que a professora Daniela mostrou: Siga um roteiro de trabalho, leia muito e escreva muito antes da prova, para criar repertório e capacidade de argumentação

Como é a correção da Redação do Encceja

O Edital explica de maneira bem clara os critérios de correção da Redação do Encceja. Veja aqui para não ficar com dúvidas ou informações erradas. O texto a seguir é a reprodução exata do Edital do Encceja de 2019:

12.4 Redação

12.4.1 O texto da Folha de Redação do Encceja será corrigido por dois corretores de forma independente, sem que um
conheça a nota atribuída pelo outro.

12.4.2 Caso haja discrepância de 4 (quatro) pontos ou mais no total dos pontos atribuídos às competências,
haverá recurso de ofício e a redação passará por uma terceira correção. A pontuação do terceiro corretor
será soberana sobre as demais.

12.4.3 No caso em que a discrepância das notas entre os dois corretores for inferior a 4,0 (quatro) pontos,
prevalecerá a média das duas notas atribuídas.

12.4.4 A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e à tipologia textual,
será considerada “Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual”.

12.4.5 A Folha de Redação sem texto escrito e a redação com até 4 (quatro) linhas, qualquer que seja o
conteúdo, serão consideradas “Em Branco”.

12.4.6 A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, impropérios, desenhos, outras formas
propositais de anulação e/ou rasuras, será considerada “Anulada”.

12.4.7 Em todos os casos expressos nos itens 12.4.4, 12.4.5 e 12.4.6 deste Edital, será atribuída nota zero à
redação.

12.4.8 O disposto no Item 12.4.2 deste Edital também se aplica à correção de redação que for considerada
“Anulada”, “Fuga ao tema/não atendimento à tipologia textual”, ou “Em Branco”, por um corretor, e,
simultaneamente, possuir nota atribuída por outro corretor.

12.4.9 Na correção da redação do Encceja dos participantes surdos ou com deficiência auditiva, serão adotados
mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, de
acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

12.4.10 Na correção da redação dos participantes com dislexia, serão adotados mecanismos de avaliação
que considerem as características linguísticas desse transtorno específico.

12.5 Serão corrigidas somente as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas
efetivamente marcadas no Cartão-Resposta sem emendas ou rasuras, com caneta esferográfica de tinta
preta fabricada em material transparente, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da
impossibilidade de leitura óptica do Cartão-Resposta e da Folha de Redação.

12.6 Os rascunhos e as marcações assinaladas nos Cadernos de Questões não serão corrigidos.

Agora, é com você. Bora lá mandar bem e conquistar logo este Diploma do Ensino Médio! Resolva agora um Simulado Encceja Gratuito.

Escolha agora um Simulado Encceja Online

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Encceja, Apostilas Enem Gratuitas, Encceja, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel