As Relações Ecológicas – Resumo Enem & Encceja com Simulado

Simbiose, Colônia, Mutualismo, Parasitismo, Inquilinismo e todas as relações ecológicas neste resumo de Biologia. Confira a revisão completa e depois teste o seu nível no Simulado Enem & Encceja para garantir o sucesso nas provas. Se errar, tem dicas para acertar e uma super videoaula da professora Juliana Evelyn, do Curso Enem Gratuito para você!

Para se dar bem no Enem e no Encceja não tem segredo: tem que estudar! Para te ajudar nessa jornada, preparamos este simulado Enem de Biologia sobre as relações ecológicas para você testar o que sabe. Mas antes,  veja esta revisão sobre o tema para começar gabaritando até mesmo no simulado!

Estudar os conceitos básicos de ecologia, as cadeias alimentares e as diversas relações ecológicas é crucial para entendermos como as ações humanas podem interferir no equilíbrio dos ecossistemas.

Por isso, estes assuntos são recorrentemente cobrados nas questões de biologia do Enem, do Encceja e dos vestibulares. Portanto, é fundamental que você esteja com esta matéria “tinindo” na sua memória e nós do Blog do Enem vamos ajudá-lo!

Olha só esta imagem clássica da Relação Ecológica entre o Tubarão e as Rêmoras! Continue nesta aula para ver as relações ecológica entre Parasita e Hospedeiro, as relações dos Predadores com a cadeia alimentar, Simbiose, Mutualismo e etc.

Ecologia, como talvez você se lembre, é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem. Estudar estas relações tem sido crucial para a manutenção dos ecossistemas e a preservação do ainda resta de natural.

Em tempos de fragmentação de habitats, aonde a modificação do ambiente para a utilização humana sempre vem em primeiro lugar sem medir as consequências, conhecer a rede de relações que ocorrem na natureza é o ponto chave para compreendermos melhor como podemos mudar este cenário.

As relações ecológicas entre os seres vivos podem ser classificadas em harmônicas ou desarmônicas, de acordo com o prejuízo de cada espécie. As desarmônicas são fatores de controle de populações.

Quando uma relação é intraespecífica, os integrantes pertencem a uma mesma espécie. No caso de serem de espécies diferentes, são classificadas como interespecíficas.

Resumo Gratuito de Relações Ecológicas

Gostou do resumo com a professora Juliana Evelyn Santos? Ela é muito fera mesmo. Confira agora as Colônias, as Sociedades, o Mutualismo, a Cooperação, e o Inquilinismo.

Colônia: é uma relação entre seres vivos de mesma espécie onde há união anatômica entre os indivíduos, ou seja, estão unidos uns aos outros. figura10.jpgExemplos: colônias de bactérias, fungos, os corais (são cnidários – animais que “queimam”), esponjas ou poríferos.

Sociedade: neste caso, a relação também é intraespecífica, mas não há união anatômica entre os indivíduos, cada um desempenhando o seu papel.figura11.jpgExemplos de sociedade entre os seres vivos: as abelhas, cupins e formigas são insetos sociais. imagem: carolinavozdobox.blogspot.com

 Mutualismo: é relação harmônica interespecífica em que há troca de benefícios entre duas espécies. Nesta situação, os dois são interdependentes, ou seja, se um deles desaparecer, o outro também pode morrer.

Portanto, é obrigatória a coparticipação entre os dois. Exemplos: os líquens, que são associações entre algas e fungos, onde as algas fazem fotossíntese e cedem glicose ao fungo, que mantém umidade para a alga sobreviver. figura12.jpgOutro caso é o dos protozoários que digerem a celulose na pança (rúmen) dos ruminantes, obtendo proteção e alimentos destes.

 

Protocooperação ou cooperação: relação interespecífica em que os dois são beneficiados, mas não é necessária a interdependência entre os seres vivos.figura13.jpgExemplos: o caranguejo “paguro”, que coloca anêmonas-do-mar em cima de conchas abandonadas, onde as anêmonas têm tentáculos urticantes e o caranguejo está protegido, além do que as anêmonas obtêm mais alimento, pois são filtradoras e se locomovendo conseguem mais comida.

No gado é comum encontrarmos pássaros retirando carrapatos da sua pele. cooperação entre seres vivosEis aí um exemplo de cooperação entre os seres vivos.Veja na imagem acima.

 

Inquilinismo: é uma relação interespecífica em que um se abriga em outro, mas sem nada retirar. figura15.jpg

Exemplos de Inquilinismo: as bromélias são plantas epífitas, pois se abrigam em árvores sem nada retirar. Valeu o texto? Agora, veja o resumo em vídeo:

 

Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007.

 

 

Agora que você já revisou o tema, responda as 10 questões do simulado Enem de Biologia sobre relações ecológicas:

 

Relações ecológicas

.

.
=========

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora.

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000.

Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora
Mandar bem no Enem é tudo de bom. Depois desta prova sobre as relações ecológicas, faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questões que você errar.

Escolha na tabela  no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel