Exercícios sobre Darwinismo e Lamarckismo

Preparamos um simulado sobre Darwinismo e Lamarckismo para que você possa testar o que aprendeu sobre as teorias da evolução das espécies. Boa sorte!

As teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin mudaram a maneira do mundo enxergar as divisões dos seres vivos e também a sua evolução. Revise o conteúdo e resolva um simulado de 10 questões sobre Darwinismo e Lamarckismo para testar o seu conhecimento sobre as teorias da evolução das espécies.

Nós, seres humanos, somos curiosos natos. Observar o mundo e tentar explicar os fenômenos que ocorrem ao nosso redor são traços registrados desde os filósofos da natureza, na Grécia Antiga. Mas tudo foi avançar mesmo no conhecimento mais de dois mil anos depois, com o Darwinismo na Teoria da Evolução das Espécies.

Explicar como e por que existiram seres diferentes em outras eras e como eles se modificaram até chegar à biodiversidade que temos hoje é um dos nossos desafios mais antigos.

Ao longo dos séculos, dois cientistas se destacaram nesta difícil tarefa para identificar as origens e a evolução das espécies: Lamarck e Darwin.

As teorias destes dois naturalistas são as mais famosas teorias evolucionistas de todos os tempos e, sendo assim, são assunto frequente nas questões de vestibulares e também do Enem.

Para você ter uma ideia, desde o ano 2000 o Enem já cobrou este assunto mais de 30 vezes, e quase sempre com foco no Darwinismo e Lamarckismo.

Lamarck foi um naturalista francês que viveu em uma época em que algumas ideias evolucionistas começavam a surgir. Ele trouxe elementos de ruptura com as linhas de pensamento que até então estavam estabelecidas.

O cientista Charles Darwin era um inglês de família extremamente religiosa que jovem viveu em uma “aventura” ao redor do mundo que mudou a história da sua vida e também das ciências biológicas. Ele ficou tão forte no mundo das ciências que Darwinismo virou vocábulo nos dicionários.

Videoaula sobre Darwinismo e Lamarckismo

Confira o resumo sobre Darwinismo e Lamarckismo, que são as principais teorias da evolução das espécies, nesta videoaula com a professora Juliana Evelyn dos Santos.

Simulado sobre Darwinismo e Lamarckismo

Agora, teste o seu conhecimentos sobre as duas teorias mais famosas da evolução – Darwinismo e Lamarckismo -, com o simulado que preparamos. Boa sorte!

.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Simulado Biologia
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel