Mude a sua vida com a Nota do Enem. Veja as portas que ela abre para você

A Nota do Enem vale Bolsas de estudo pelo Prouni; Vaga em universidades públicas pelo Sisu; Financiamento pelo Fies; e vale até para fazer graduação em Portugal. Veja abaixo as portas que a Nota do Enem abre para você.

A hora da verdade para você começa com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio. A sua Nota no Enem abre as portas do futuro para você disputar vagas nas universidades públicas, bolsas de estudo e financiamentos no ensino privado. Sem contar que a nota do Enem vale bolsa de estudos até no exterior.

1 – Vagas no Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Universidades públicas e gratuitas.

Esse programa é para quem está mirando vaga em uma universidade federal, universidade estadual, ou instituto público de educação que adota a Nota do Enem para selecionar alunos, ao invés do vestibular.

Sua entrada na graduação gratuita irá depender da nota de corte do curso que você escolheu em determinada universidade e da sua nota do Enem. A nota de corte é uma média dos pontos necessários pra você entrar naquele curso.

Veja o que é e como funciona o Sistema de Seleção Unificada, o SISU. O Blog preparou uma síntese completa para você saber como participar das disputas do Sisu e sobre como utilizar a sua nota para conseguir uma vaga. sisu passo a passo pequenoE, veja também as Notas de Corte do Enem na disputa das vagas do Sisu.  Não tem moleza pra ninguém. Medicina e as Engenharias mais puxadas chegam a passar dos 800 pontos nas disputas mais apertadas.

2 – Prouni – Programa Universidade para Todos

Se você não mora perto de uma universidade federal, universidade estadual, ou instituto federal de educação, e fica inviável se mudar para uma cidade que tenha, a opção então é focar nas particulares. Mas e o dinheiro? Como fazer? É aí que aparece o Prouni. ProuniDe acordo com a sua nota do Enem e a sua situação financeira, você pode conseguir bolsas de estudo de 50% e até  de 100%.

O Prouni abre 300 mil vagas por ano para todos os cursos. Tem vaga de Medicina, Direito, Pedagogia, Moda, Engenharias, Psicologia, Turismo, Odontologia, Latim, Educação Física, Adminstração e todos os cursos. Veja como funciona o Prouni  aqui: https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Bolsa de estudos de até R$ 600 mil no Prouni para Medicina – Sim, muita gente toma um susto quando vê os números. Mas a realidade é esta: Se você conseguir uma bolsa de estudos de 100% pelo Prouni, a economia para o seu bolso e da sua família pode passar de seiscentos mil reais.

Veja como fazer as contas  de quanto vale uma Bolsa de Estudos do Prouni: bolsa-de-estudos-prouni-medicina

3 – Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

Vamos supor que após receber a sua nota do Enem, você entre em uma faculdade particular e consiga pagar as primeiras prestações. Se no decorrer do curso a coisa apertar e as mensalidades ficarem em risco, você não precisa trancar a faculdade.

Aí que entra o Fies, com ele você pode financiar o restante das mensalidades do seu curso e pagar a “conta” só depois de formado. Veja aqui como funciona o Fies.fies 2012Para solicitar o financiamento a partir de 2015 os candidatos ao Fies precisam ter feito pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem, e não podem ter zerado na redação. Os juros também subiram. Mesmo assim ainda vale a pena. Veja aqui como funciona o FIES.

4 – Nota do Enem vale para estudar na Europa. Veja as candidaturas em universidades de Portugal

A Nota do Enem já vale também fora do Brasil. A Universidade de Coimbra, a mais tradicional instituição de ensino superior em Portugal, foi a primeira a utilizar a nota do Enem para a seleção de alunos brasileiros para estudar nos cursos de graduação de lá.

A dica é esta: Estude na Europa com a nota do Enem.Nota do Enem: Para que serve e o que você pode conseguir com elaEntre no site da Universidade de Coimbra e confira as datas dos processos seletivos. Procure por ‘candidaturas’.

O convênio é oficial com o INEP, e a Universidade de Coimbra criou um site completo com informações sobre o processo seletivo para alunos brasileiros. Veja aqui as dicas para estudar na Universidade de Coimbra pela Nota do Enem  http://www.uc.pt/brasil.
As outras instituições portuguesas que já adotam a nota do Enem são a Universidade do Algarve, o Instituto Politécnico de Leiria, A universidade do Porto, e a Universidade do Faro. Veja aqui as dicas para estudar na Europa com a Nota do Enem.

5 – Bolsas de Estudo pela Nota do Enem

No Brasil há inúmeras oportunidades de entrar nas faculdade e universidades com bolsas de estudo de até 70% do valor das mensalidades. O sistema funciona de maneira descomplicada. As instituições estão com uma oferta muito grande de cursos de graduação com vagas sobrando em diversas unidades.
bolsa de estudos 3 passos
Para preencher estes lugares elas oferecem Bolsas de Estudo para as vagas remanescentes. A Rede Alumni criou o Programa Quero Bolsa, que organizou a informação e o acesso para estas Bolsas de Estudo em mais de 400 instituições em todo o Brasil. Veja as inscrições gratuitas para as Bolsas de Estudo.
 compartilhe

6 –  Entenda o cálculo da nota do Enem

A sua nota do Enem pode valer até 1000 pontos em cada uma das provas objetivas e também até mil pontos na Redação.  Mas, a conta dos pontos não é feita na proporção direta do número de acertos que vocês tiver nas 45 questões de cada uma das quatro provas objetivas (Matemática; Linguagens, Ciências Humanas,  e Ciências da Natureza).

tri-nota-enemQuem acerta questões mais difíceis ganha mais pontos em cada acerto do que os candidatos que acertam as questões mais fáceis.  Funciona assim a Teoria da Resposta ao Item

 Veja como calcular a nota do Enem pela Teoria da Resposta ao Item.

Por exemplo, se você acertar 90 questões entre as mais fáceis pode ter uma nota final menor do que uma pessoa que acertar as 90 questões mais difíceis no balanço das notas das quatro provas.

O valor de cada questão é definido durante a correção das provas. Exercícios com mais acertos valerão menos, e os com menor taxa de acerto, e portanto mais difíceis, vão valer mais. Esta é a lógica da Teoria da Resposta ao Item. Entendeu?

Dica 5 – Veja aqui como calcular a Nota do Enem pela Teoria da Resposta ao Item: http://blogdoenem.com.br/nota-do-enem/

Viu só como a nota do Enem pode abrir portas para a sua formação profissional? Agora é só escolher e encarar os estudos!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel