Guia da Redação Enem & Encceja: como fazer o texto dissertativo. Veja!

Uma boa nota na Redação do Enem ou do Encceja é tudo de bom. No Enem, aumenta suas chances para conseguir vaga no Sisu, no Prouni ou no Fies. E, no Encceja, abre caminho para tirar o Diploma do Ensino Médio. Veja um Guia Completo com todos os aspectos que você precisa contemplar no seu texto:

O primeiro passo da Redação Enem Nota 1000 e da Redação Encceja nota 10 está na Estrutura do Texto.A exigência oficial do MEC envolve:  1 – Ponto de Vista (Introdução);  2 –  Argumentos (Desenvolvimento); e,   3 – Proposta de Intervenção (Conclusão). Este é o ‘esqueleto básico’, a denominada Estrutura do texto Dissertativo-Argumentativo. 

Em seguida, é preciso Dominar os Fundamentos para uma boa avaliação da sua proposta dissertativa-argumentativa. Ou seja, não basta você escrever ‘em três blocos’, como se fossem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

É preciso que o texto tanto para a Redação do Enem quanto para a Redação do Encceja tenha coesão e coerência na construção interna.A Redação do Enem - Veja como fazerEsse gênero textual no modelo Dissertativo-Argumentativo exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista em uma construção nos três blocos que são os elementos centrais da Redação do Enem.

O Guia Oficial da Redação elaborado pelo MEC indica que você deve cumprir quatro fundamentos essenciais no seu texto no gênero Dissertativo-Argumentativo:

  1.  – Abordagem sobre o tema;
  2.  – Definir um Ponto de Vista;
  3.  – Apresentar uma Argumentação; e,
  4.  – Sugerir uma Intervenção considerando a perspectiva dos Direitos Humanos.

Confira na imagem como o Caderno de Prova apresenta a síntese do Enunciado com a encomenda para a Redação:

O 1º passo para fazer uma boa Redação Enem ou Encceja:

Em primeiro lugar, leia e releia o tema e os textos motivadores. Interpretação de Texto é o fundamento para você ‘ler e entender’ o enunciado. Esse será o seu grande ponto de partida para escrever uma boa dissertação.

Uma leitura atenta evita que você cometa um dos erros mais comuns dos estudantes: fugir do tema. Razão pela qual muitas redações ganham nota zero. Fugir do Tema é perder pontos na certa .

Dica: Foque no problema para sugerir uma solução – Em geral, nos vestibulares ou na Redação Enem o enunciado propõe como tema um problema, e que exige uma proposta de encaminhamento ou de solução.

Por isso essa estratégia é bastante eficiente: Foque primeiro no problema; Depois, atenção para as causas indicadas para o problema; E, finalmente, nos Argumentos e as Possíveis Soluções.

  • Você já aprendeu como criar o esqueleto básico do texto. Mas, observe novamente e anote para não esquecer a estrutura vencedora:
  • 1 –  Introdução (Abordagem e Ponto de Vista);
  • 2 – Desenvolvimento (os Argumentos); e,
  • 3 – Conclusão (a Proposta de Intervenção).

 

Agora, antes de ler os Modelos de Redação Enem nota 1000 veja as seis perguntas essenciais para um bom texto dissertativo-argumentativo no Encceja ou no Exame Nacional do Ensino Médio:

Responda seis perguntas para uma Redação Enem Nota Mil:

  1.  Qual o problema?
  2.  Por que se trata de um problema?
  3.  Quais as causas para tal problema?
  4.  Há alguma solução?
  5.  Como e por que colocar tal solução em prática?
  6.  Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

 

como fazer a Redação Enem

As respostas a estas seis perguntas orientam a produção da Redação do Enem – Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida.

Veja agora como fazer o  texto Dissertativo-Argumentativo:

  1.  Anote suas ideias em uma folha de rascunho.
  2. Tome cuidado para escolher uma tese que você conheça profundamente e possa defender com desenvoltura.
  3. A partir dessa fase, você começa a colocar “a mão na massa”.
  4. Seu principal foco no rascunho deve ser o conteúdo, e não tanto a gramática e ortografia, que você pode corrigir na hora de passar a limpo.
  5. Dê mais importância para a organização de seus argumentos. Suas ideias devem fazer sentido.
  6. Apresente seus argumentos de forma harmoniosa para que a leitura do texto seja fluida, ou seja, fácil de ler e de compreender.
  7. A coerência e a organização valorizam cada ponto de seus argumentos.
  8. Quanto mais fácil for para o corretor entender seu texto, maiores as chances de garantir uma boa nota.
  9. Antes de passar a limpo, confira se o seu texto contempla a estrutura clássica de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

 

 Componentes de uma Redação Enem Nota Máxima: 

A – Introdução 

A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.

B – Desenvolvimento 

Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução. Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal.

Ler um bom texto ajuda você a chegar lá – Veja como fazer uma redação Enem com foco em alcançar uma nota máxima nestes 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000. redação nota 1000 horizontal

C – A Conclusão da Redação

No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

Fechando bem a Conclusão – As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto.

Veja agora um resumo em vídeo, com 5 minutos, com os elementos centrais para elaborar uma boa Redação Enem. É com a professora Tharen Teixeira, do Curso Enem Gratuito:

Gostou da aula da professora Tharen? Para você aumentar suas chances, veja  a seguir Modelos de Redação Enem nota 1000 aprovados na correção oficial.

10 Temas de Redação Enem

Agora é hora de colocar em prática o que você aprendeu nesta aula. Veja na lista os Temas de Redação com chance de cair no próximo Enem, e confira os resumos de cada um deles para você melhorar a qualidade da sua Introdução, do Desenvolvimento, e da Conclusão.

 

 

Bora lá mandar bem na Redação do próximo Exame Nacional do Ensino Médio. Veja abaixo uma coleção completa de aulas gratuitas para mandar bem na Redação do Enem e do Encceja.

Como fazer a Redação do Enem:

Procurando conteúdo de outras matérias além da Redação Enem? Veja aqui aulas de outras áreas e disciplinas que caem na prova do Enem:

A – Matemática no Enem – O que mais cai e as melhores dicas de estudo: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

A Redação do Enem não mete medo

Guia Oficial da Redação do Enem
Nada de ter medo. Veja o Guia Oficial de Redação do Enem

B – Ciências da Natureza – As melhores dicas para você: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/natureza/

C – Ciências Humanas –  O que mais cai no Enem e aulas gratuitas para você: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/
D – Linguagens no Enem – As questões mais frequentes na prova:  https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/linguagens/