Faltam:
para o Resultado do ENEM

10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação

A Redação é sempre um grande desafio. Perder pontos com erros primários pode ser evitado. Então, aí vão 10 dicas do que você não deve fazer na sua redação. As orientações são do professor Wilson Rochenbach. Confira!

10 dicas sobre o que você não deve fazer em uma Redação. Fuja da nota Zero. O melhor caminho é buscar a melhor pontuação dentro das regras de cada vestibular ou do Enem. Confira as dicas do professor Wilson Rochenbach.

01. Não fale com o leitor da Redação Enem com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Percebeu a importância da dica? Nunca escreva “ditando regras” para a pessoa que vai ler ou corrigir a sua redação Enem ou vestibular.

02. Não use ditados populares na Redação Enem. Eles empobrecem seu texto. Seja criativo  e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo ‘lugar comum’. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.redacao enem

03. Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas. Veja o limite mínimo e o limite máximo de linhas a serem escritas w trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”, “Todos os políticos são corruptos”. Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos.

05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta.

06. Não confunda o significado das conjunções.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação.

Dica do Blog

– Veja os principais erros que provocam o Zero na Redação Enem ou de vestibular.

redação enem nota zero
Veja os erros que dão nota zero

 

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos que, quem, o qual (e flexões), cujo (e flexões). Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

08. Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”,  ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.

09. Jamais “encha linguiça”. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeito os direitos humanos.

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

Dica do Blog: Confira 10 exemplos de Redação Enem nota 1000

Redação
Veja 10 exemplos de Redação Enem nota 1000
Dica 1 – Agora, veja também a outra lista do professor Wilson. Confira aqui as 10 perguntas e respostas para você fazer uma Redação de vestibular, da FUVEST ou do Enem com nota máxima: https://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/

Agora, para você marcar bem o que fazer e o que não fazer numa Redação, assista e preste atenção a este vídeo de 4,5 minutos do Projeto Educação. A professora Fernanda Bergamo tira dúvidas e dá dicas sobre Redação. Quem sabe não tem no vídeo uma resposta que você precisa!

 
Dica 2 – As melhores dicas de Redação para vestibulares, FUVEST ou Enem estão aqui na seção de Redação do Blog do Enem: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 3 – Não caia no conto do Internetês na Redação. Só vale nas Redes Sociais. Na Redação, se estiver fora de contexto, é nota zero. Confira aqui: https://blogdoenem.com.br/portugues-internetes-dicas-redacao/

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.