10 dicas sobre o que você não deve fazer na redação do Enem

A Redação é sempre um grande desafio. Perder pontos com erros primários pode ser evitado. Então, veja 10 dicas do professor Wilson sobre o que não fazer na sua redação

10 dicas sobre o que você não deve fazer em uma Redação. Fuja da nota Zero. O melhor caminho é buscar a melhor pontuação dentro das regras de cada vestibular ou do Enem. Confira as dicas do professor Wilson Rochenbach.

01. Não fale com o leitor da Redação Enem com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Percebeu a importância da dica? Nunca escreva “ditando regras” para a pessoa que vai ler ou corrigir a sua redação Enem ou vestibular.

02. Não use ditados populares na Redação Enem. Eles empobrecem seu texto. Seja criativo  e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo ‘lugar comum’. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.o que não fazer na redacao03. Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas. Veja o limite mínimo e o limite máximo de linhas a serem escritas w trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”, “Todos os políticos são corruptos”. Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos. tema de redação: O DNA da corrupção no BrasilDica do Blog: se você acha que apenas os políticos são desonestos, confira esta aula de Redação sobre O DNA da Corrupção no Brasil antes de prosseguir.

 05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta. o uso de gírias na redação do EnemVeja aula gratuita com as dicas extras do Blog do Enem sobre o uso de gírias ou termos científicos na Redação.

06. Não confunda o significado das conjunções na Redação Enem.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação. Veja uma aula gratuita sobre Coesão Textual na Redação do Enem e dos Vestibulares:

– Veja os principais erros que provocam o Zero na Redação Enem ou de vestibular.

Tem gente que vacila ‘de graça’, e que acaba perdendo pontos preciosos ou até mesmo tomando um ‘zero’ bem redondo na Redação. Não caia neste grupo. Clique na imagem acima e veja um  post completo sobre os erros mais comuns que provocam a perda de pontos na Redação do Enem.

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos que, quem, o qual (e flexões), cujo (e flexões). Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

Os erros mais comuns na Redação do Enem
Fuja dos erros mais comuns da redação

08. 8 – Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”,  ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.  O segredo é você se cuidar para não escorrer nestes erros básicos. Veja aqui uma lista com os erros mais comuns na Redação:

09. Jamais “encha linguiça” na Redação Enem. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeito os direitos humanos.  Veja a seguir os quatro elementos essenciais para uma Redação Enem Nota máxima:

Quatro passos para a Redação Enem Nota 1000

1A Estrutura da Redação
2Como fazer a Introdução da Redação
3Como defender um ponto de vista
4Três técnicas para fazer uma boa Conclusão

 

Dica do Blog: Confira 10 exemplos de Redação Enem nota 1000

Redação
Veja 10 exemplos de Redação Enem nota 1000

Aula Gratuita sobre Redação Enem

Agora, para você marcar bem o que fazer e o que não fazer numa Redação, assista este vídeo do Curso Enem Gratuito:

Gostou do resumo com a professora Tharen Teixeira? Ela deu mesmo um show nesta aula. E têm mais vídeos com ela no canal do Curso Enem Gratuito. Confere lá!

Simulados Enem Gratuitos

Escolha aqui um Simulado Online para fazer agora. Dez questões de cada Tema para o Exame Nacional do Ensino Médio. Provas rápidas de todas as matérias. O gabarito sai na hora, e você ainda ganha aulas de reforço. Escolha!

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel