Potência e consumo de energia elétrica: resumo Enem de Física

Veja um resumo com aula gratuita e Simulado Enem de Física sobre Eletrodinâmica: carga e corrente elétrica, circuitos elétricos, resistência, potência e outros conteúdos que sempre caem no Enem e nos vestibulares. Vem!

Confira esta aula de física sobre potência e energia elétrica, para se garantir nas questões de vestibulares e do Enem. Tem Simulado Gratuito no final também. Acertar uma questão de Eletricidade faz toda a diferença para valorizar a sua nota do Enem. Não vacila, Vem!

Assim como na mecânica, definimos potência como sendo a energia total de um sistema dividida pelo tempo de produção ou gasto dessa energia.

O que é Potência?

A Potência Elétrica – No caso da eletricidade, a potência elétrica de um circuito é a razão entre a energia elétrica pelo tempo de produção ou gasto da energia dentro do circuito.aula20_fig001.tif

Resumo sobre Potência Elétrica

Confira agora com o professor Marcelo,do canal do Curso Enem Gratuito. uma introdução bem didática para você dominar os temas de Potência e consumo de Energia Elétrica.

As dicas de Potência do professor Marcelo Alves

  1. Potência elétrica nada mais é do que a transformação de energia elétrica em algum outro tipo de energia, seja ela energia mecânica (no caso de um ventilador, por exemplo), ou até mesmo uma energia térmica (como no caso dos fornos elétricos).
  2. Então vamos usar a definição onde potência é uma energia dividida pelo tempo. Só que agora essa energia é a Elétrica! E energia elétrica remete a um circuito elétrico.
  3. Veja no vídeo como o professor Marcelo mostra um circuito elétrico no quadro.
  4.  O que seria uma lâmpada potente? Seria uma lâmpada que consegue iluminar muito bem um ambiente. Quando o circuito for ligado, uma corrente elétrica vai fluir através do circuito e ao atingir a lâmpada, faz com que ela brilhe emitindo luz. Neste exemplo (veja no vídeo) temos a transformção de energia elétrica em energia luminosa.
  5.  Mas como é que vamos trabalhar com essa potência? A potência é a energia elétrica dividida pelo tempo. A potência elétrica depende da tensão elétrica (da fonte) e da corrente elétrica que se desenvolve no circuito. Veja como utilizar estas fórmulas no vídeo com o professor.
  6. Aprenda a fazer os cálculos da potência utilizada dentro de circuitos elétricos. Veja os elementos do circuito que aprendemos em eletrodinâmica.
  7. Se tivermos um circuito simples, podem existir elementos básicos: a U (fonte), o resistor (R) e a corrente elétrica (i). Aprenda a resolver problemas  de Potência com esses elementos.

 

A Energia Elétrica

A energia elétrica ΔE em um circuito é o produto da ddp (Diferença de Potencial) pela quantidade de carga transportada: ΔE = U. Δq. Portanto, podemos escrever nossa equação de potência como:Equação de Potência

sabemos que: aula20_fig003.tifPortanto, P = U . i

Temos ainda outras formas de calcular potência, onde podemos substituir a tensão U, pois U = R.i, ou ainda substituir a corrente i, pois i = U/R; e com isso teremos:Outra fórmula para o cálculo de Potência

Desta forma, temos que a potência elétrica fornecida para um circuito é o produto da ddp pela corrente elétrica. Lembre-se que a unidade utilizada no SI para potência é o watt (W).

Potência & Energia elétrica consumidaLâmpadas fluorescentes tem menos potência e maior luminosidade por consumo de energia do que as lâmpadas de filamento

Todo aparelho elétrico que temos em nossa casa consome energia elétrica, que é proveniente da rede pública de energia, ou ainda de um gerador, ou até mesmo de uma bateria. A potência especificada no aparelho indica também o consumo de energia.

Esta energia consumida pode ser calculada, através do produto da potência consumida pelo aparelho pelo tempo de consumo da energia. ΔE = P. Δt

Se a potência for dada em watts e o tempo em segundos, a energia consumida estará em joules. Porém, uma unidade muito utilizada é o quilowatt-hora (Wh). Neste caso, teremos a potência dada em quilowatts, e o tempo estará em horas.

1 kWh = 1000 W . 3600 s = 3600000 J

Abaixo, temos a imagem de um relógio de luz, um aparelho utilizado para medir o consumo de energia elétrica. Observe a unidade utilizada pelo aparelho como sendo o quilowatt-hora (kWh).Medidor de consumo de Energia Elétrica. Quanto maior a potência dos aparelhos, maior será o consumo

O Efeito joule

Os resistores, quando percorridos por corrente elétrica, sofrem aquecimento. Isto é o que chamamos de efeito joule.

As lâmpadas incandescentes, além de ocorrer o brilho em seu filamento, também emitem muito calor; outro exemplo são os resistores dos chuveiros elétricos, que utilizam o princípio do efeito joule para aquecer a água.

Saiba mais o Efeito Joule, com o Professor Otávio Seco,  nesta aulado canal do Curso Enem Gratuito.

As dicas do professor Seco:

  1. A resistência elétrica é a capacidade de um corpo resistir a passagem de elétrons e consequentemente à passagem da corrente elétrica.
  2. O movimento dos elétrons ocorre de forma desordenada nos condutores, por isso eles acabam colidindo entre si e com os demais átomos existentes que formam o condutor.
  3. Quanto maior for o número de colisões, maior será a dificuldade que a corrente elétrica terá de atravessar o condutor.
  4. Essa dificuldade é o que caracteriza a resistência elétrica.
  5. Mas, o que isso tem a ver com o que chamamos de Efeito Joule?
  6. É isso que o professor Otávio Seco te ensina nesta aula acima. Confira agora.

 

Resumo de Potência Elétrica

Veja agora tudo sobre Potência e energia elétrica nesta aula do prof. Rossetto, do canal Curso Enem Gratuito:

Agora chegou a hora da verdade. Teste seus conhecimentos sobre Potência Elétrica no Simulado Enem de Física.

Eletrodinâmica – Potência e Consumo de Energia Elétrica

Simulado Enem de Potência

Começar!

.
=
Mandou bem no simulado sobre Potência e Consumo de Energia Elétrica? Se você não gabaritou, veja mais esta aula-resumo para chegar mais forte na hora da prova.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.

Escolha mais um Simulado Enem para fazer agora

Mandar bem no Enem é tudo de bom. Faça mais um Simulado Enem para testar seus conhecimentos e ver as aulas de revisão das questoes que voce errar. Escolha na tabela no final do post a matéria que você quer revisar agora. Com os testes do Simulado você corrige as suas falhas e aumenta suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio.

Simulado Enem Online – Escolha a sua próxima prova:

Biologia

Filosofia

Física

Geografia

Gramática

História

Inglês

Literatura

Matemática

Química

Espanhol

Sociologia

Encceja