Lista de exercícios sobre potência elétrica

Entenda o que é potência elétrica e treine para as provas com questões do Enem e de vestibulares! São 10 exercícios com gabarito para você testar seus conhecimentos!

Questões envolvendo eletricidade são comuns na prova de Ciências da Natureza no Enem e também nos vestibulares. Por isso preparamos uma lista de exercícios sobre potência elétrica e um resumo para você relembrar do conteúdo!

Resumo sobre potência

Assim como na mecânica, definimos potência como sendo a energia total de um sistema dividida pelo tempo de produção ou gasto dessa energia. No caso da eletricidade, a potência elétrica de um circuito é a razão entre a energia elétrica pelo tempo de produção ou gasto da energia dentro de um circuito.

Em outras palavras, potência elétrica é a transformação de energia elétrica em algum outro tipo de energia. Pode ser energia mecânica (no caso de um ventilador, por exemplo) ou até mesmo uma energia térmica (como no caso dos fornos elétricos).

A fórmula para calcular a potência elétrica é a seguinte:

Fórmula da potência

Sendo que:

  • P = potência (W)
  • ΔE = energia elétrica (J)
  • Δt = intervalo de tempo (s)

 

A energia elétrica (ΔE) de um circuito é o produto da ddp (diferença de potencial) pela quantidade de carga transportada: ΔE = U. Δq. Portanto, podemos escrever nossa equação de potência como:

Fórmula da potência

Sendo que:

  • Δq = carga elétrica (C)
  • U = diferença de potencial (V)

Sabemos que podemos determinar a corrente (i) da seguinte maneira:

Fórmula da corrente

Portanto, P = U . i.

Temos ainda outras formas de calcular potência. Podemos, por exemplo, substituir a tensão U, pois U = R.i, ou ainda substituir a corrente i, pois i = U/R. Com isso teremos:

Fórmulas para calcular potência elétrica

Lembre-se que:

  • i = corrente elétrica (A)
  • R = resistência (Ω)

Desta forma, temos que a potência elétrica fornecida para um circuito é o produto da ddp pela corrente elétrica. Lembre-se que a unidade utilizada no SI para potência é o watt (W).

Videoaula

Para ver exemplos de como calcular a potência elétrica, assista à videoaula do professor Marcelo! E não esqueça que logo depois dos exercícios sobre potência tem mais um vídeo com resolução de exercícios!

Exercícios sobre potência elétrica

Teste os seus conhecimentos sobre potência elétrica com questões do Enem e dos vestibulares. Se ficar com dúvidas, confira o vídeo do professor Marcelo que está no final da lista de exercícios.

Começar!

Exercícios resolvidos

Para dar continuidade à aula sobre eletrodinâmica, assista o professor Marcelo resolvendo exercícios sobre potência elétrica:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Física, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel