Resolução de questões de Circuitos Elétricos: Física Enem

Todo ano caem questões básicas de Circuitos Elétricos nas provas do Enem. O tema é um clássico dentro da Física do Ensino Médio. Veja agora resumo com aula gratuita

Energia Elétrica, Potência Elétrica, Consumo de Energia, Circuitos Elétricos, Pilhas e Baterias estão sempre nas questões do Enem. Elas podem cair em Física ou Físico-Química. Confira agora no resumo Enem Gratuito.

Consumo de Energia

Ao chegar em sua residência, a energia passa por um medidor. Esse medidor é instalado pela companhia de eletricidade de sua cidade. O objetivo deste aparelho é medir a quantidade de energia elétrica usada em sua residência durante o mês (30 dias).

A medida que aparece neste medidor é dada pelo consumo energia pelos aparelhos elétricos que temos dentro de casa. Contudo, como podemos saber qual o consumo de energia de cada aparelho dentro de casa? Nesta aula, o professor Rossetto de explica tudo sobre consumo de energia.

 O professor explica como se faz o cálculo do consumo, lembrando que potência significa trabalho sobre tempo. Sendo assim, a energia consumida por um aparelho é igual a potência vezes o tempo:

Veja no a aula acima que o professor mostra, através de um exemplo, como calcular o consumo de um aparelho. Segue o exemplo: uma pessoa toma diariamente um banho de 20 minutos em um chuveiro de potência 6000W.

Considerando que um mês tem 30 dias e que cada kwh custa 0,50, determine a energia mensal consumida pela pessoa e o gasto mensal em reais. O professor soluciona o exercício passo a passo, para você aprender bem certinho. Confira e veja quantas vezes for preciso para aprender bem.

Circuitos Elétricos e Potência

Potência elétrica nada mais é do que a transformação de energia elétrica em algum outro tipo de energia, seja ela energia mecânica (no caso de um ventilador, por exemplo), ou até mesmo uma energia térmica (como no caso dos fornos elétricos). Então vamos usar a definição onde potência é uma energia dividida pelo tempo. Só que agora essa energia é elétrica! E energia elétrica remete a um circuito elétrico.

Veja na aula-resumo que o professor mostra a representação de um circuito elétrico no quadro.  O que seria uma lâmpada potente? Seria uma lâmpada que consegue iluminar muito bem um ambiente. Quando o circuito for ligado, uma corrente elétrica vai fluir através do circuito e ao atingir a lâmpada, faz com que ela brilhe emitindo luz. Aqui temos a transformção de energia elétrica em energia luminosa.

Mas como é que vamos trabalhar com essa potência? A potência é a energia elétrica dividida pelo tempo. A potência elétrica depende da tensão elétrica (da fonte) e da corrente elétrica que se desenvolve no circuito.

Confira na aula acima que o Professor mostra essas fórmulas no quadro. Aprenda a definir a potência utilizada dentro de circuitos elétricos com os elementos do circuito que aprendemos em eletrodinâmica.

Se tivermos um circuito simples, podem existir elementos básicos: a U (fonte), o resistor (R) e a corrente elétrica (i). Aprenda a representar a Potência.

Exercício resolvido:

Ligação da lâmpada à pilha.

Para que a lâmpada acenda quando conectada à pilha, devemos ligar um polo da pilha ao corpo metálico da lâmpada e o outro polo da pilha na ponta metálica da lâmpada (lembrando que o vidro, material do qual é feito o bulbo da lâmpada, não conduz eletricidade). Lembramos, ainda, que a lâmpada em questão não é um componente polarizado, permitindo a ligação sem observar a posição.

Assim, as situações em que a lâmpada acenderá são as mostradas em 1), 3) e 7):pilhas-1-3-7

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel