Lista de exercícios sobre regra de três

Regra de três é um dos cálculos mais importantes para as questões de Matemática do Enem. Então, não deixe de conferir nosso resumo e resolver a lista de exercícios sobre regra de três!

A regra de três é um método prático para resolver problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. Esse tipo de exercício é básico na Matemática, e cai direto no Enem e no Encceja. Acompanhe nosso resumo e resolva os exercícios sobre regra de três!

Como fazer a regra de três

Confira alguns passos para você seguir ao se deparar com um problema de regra de três simples:

  1. Primeiramente, construa uma tabela agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas. Lembre-se de manter na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
  2. Em seguida, identifique se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.
  3. Por fim, monte a proporção e resolva a equação.

Em seguida, vamos aplicar esses passos em um exemplo bem simples.

Exemplo

Um muro foi construído por 8 operários em 30 dias. Quantos dias seriam necessários para a construção deste mesmo muro, se fossem utilizados 12 operários?

Resolução: Observe que estamos diante de duas grandezas: operários e dias. Perceba que os operários estão em uma coluna e os dias estão em outra, mas as linhas estão em correspondência.Matemática

As grandezas a serem comparadas são o número de funcionários e os dias de trabalho. Desse modo, se você aumentar a primeira (colocando mais funcionários para trabalhar), a segunda grandeza (a quantidade de dias) diminui, certo? Então estamos lidando com grandezas inversamente proporcionais.

Uma maneira de resolver é utilizando o conceito de grandezas, que são inversamente proporcionais: produto constante. Assim:

8 . 30 = 12 . x ⇒ x = 20 dias

Outra forma é usar o recurso didático das flechas, como indicado acima. Se são inversamente proporcionais, as flechas são colocadas em sentido contrário.

A seguir criou-se uma proporção, mantendo-se a fração onde se encontra a incógnita e invertendo-se a outra.Exercícios sobre regra de três

Videoaula sobre regra de três

A fim de entender ainda melhor e conseguir resolver os exercícios sobre regra de três, assista a essa videoaula com o professor Sarkis!

E aí, já ficou fera no assunto? Agora é hora de resolver os exercícios sobre regra de três. São 10 questões com gabarito  para você conferir o seu desempenho. Se você ainda ficar com dúvidas, confira os exemplos que estão depois da lista de exercícios.

Exercícios sobre regra de três

.

Videoaula com exercício resolvido

Por fim, reforce seus estudos sobre regra de três com este vídeo em que o professor Sarkis resolve passo a passo uma questão do Encceja:

Bons estudos!

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Simulado Matemática, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel