Veja para que serve a nota do Enem: abre mil portas para você!

Veja como usar a Nota do Enem para garantir vaga em Universidades públicas pelo Sisu, Bolsas de Estudo do Prouni, e vagas pelo Fies. Confira abaixo como vencer na guerra das Notas de Corte do Enem.

Para que serve a nota do Enem?

A Guerra das Notas de Corte do Enem é a temporada de caça às vagas dos cursos de graduação nas melhores universidades. Depois do Resultado do Exame Nacional do Ensino Médio todos os candidatos começam a correr  atrás das vagas para garantir o futuro pessoal e profissional.  A nota do Enem é a sua arma nesta guerra.para q serve nota do enem

As  batalhas para você vencer com a Nota do Enem:

O Exame Nacional do Ensino Médio abre as portas da universidade e de Cursos Técnicos para você. Com a nota do Enem você pode conseguir vaga para cursos de graduação em universidade pública pelo Sisu – Sistema de Seleção Unificada; você pode conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni – Programa Universidade para Todos;

Com a nota do Enem você pode obter financiamento através do Fies, pode garantir uma vaga gratuita no Pronatec – Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos; e até mesmo bolsa de estudos no exterior para cursos de graduação pelo Ciência Sem Fronteiras. Veja abaixo uma descrição de cada um destes programas.

Simulador de Notas de Corte do Enem

As disputas no Sisu, no Prouni, no Fies e no Pronatec são muito rápidas. O MEC abre inscrições estes programas duas vezes por ano, uma em cada semestre. Os candidatos têm apenas três a cinco dias para ‘jogar o jogo’, colocando as suas notas do Enem para disputar as vagas nos cursos de graduação ou nos cursos técnicos. Vencem as notas maiores.  É como se fosse um Vestibular Online.

Para aumentar as suas chances nestas disputas veja neste Simulador de Notas de Corte do Enem onde você conseguiria ‘passar’ com as suas notas do Enem. Valem as notas de todas as edições anteriores. Se você ainda não tem uma nota válida, basta você ‘estimar’ um valor de nota entre 450 e 1000 pontos, e ver as respostas que o sistema apresenta para você. Indique um curso de graduação e uma cidade que os resultados aparecem. Veja aqui o Simulador de Notas de Corte: simulador-de-notas-de-corte

 

Veja onde você pode utilizar a Nota do Enem:

Programas vinculados ao EnemVagas no Sisu – Pela nota no Enem o aluno disputa vagas em universidades públicas e gratuitas através do Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Veja aqui o que é o Sisu e um Passo a Passo da Inscrição. Assim você aprende como usar a nota do Enem para concorrer em universidades públicas no Brasil inteiro.

A sua nota no Enem vai disputar contra a nota de outros candidatos, como se fosse um leilão para ver quem fica com a vaga. Maior nota ganha. Menor nota, fica de fora. O limite entre as duas é chamado ‘Nota de Corte’. Veja como funciona o Sistema de Seleção Unificada: https://blogdoenem.com.br/sisu/

Bolsas pelo Prouni – A sua nota do Enem vale também na disputa bolsas de estudo pelo Prouni, Programa Universidade para Todos, nas Faculdades privadas. Bolsas de 100% ou de 50% do valor das mensalidades. Veja aqui o que é o Prouni e conheça as regras do programa: https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Bolsa de Estudos no Exterior – Quem faz mais de 600 pontos pode disputar ainda vagas para estudar de graça no exterior pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Mas, o governo federal anunciou que o dinheiro acabou, e não têm bolsas para 2016 e 2017.

Financiamento Fies – Para quem quiser estudar em Faculdade particular e optar pelo financiamento pelo Fies- Programa de financiamento Estudantil, também é preciso ter feito o Enem. Veja aqui o que é o Fies. Você estuda primeiro, e só paga depois que se formar: https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Vagas no Pronatec – Cursos Técnicos Gratuitos. A sua nota no Enem vale também para disputar vagas no Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos, o Pronatec. São duas etapas de inscrição por ano, no mesmo procedimento utilizado para disputar as vagas das universidades no Sisu.

Para as vagas do Pronatec o nome do sistema que é utilizado é Sisutec. Veja aqui o que é o Pronatec e o Sisutec: https://blogdoenem.com.br/sisutec-salarios-cursos-tecnicos/

Certificado do Ensino Médio – Para quem tiver mais de 18 anos de idade até a data da prova em cada ano, e que não tiver ainda concluído o Ensino Médio, pode até mesmo tentar tirar o Certificado do Ensino Médio com o resultado da prova. Para eles o Enem funciona como se fosse num exame Supletivo.

Resultado EnemAvaliação da qualidade do Ensino Médio – Pela média das notas dos alunos de cada Colégio ou Escola de Ensino Médio o Ministério da Educação consegue fazer um mapa da qualidade do Ensino Médio em todo o Brasil.

Veja aqui o Resultado Enem da escola ou do Colégio de Ensino Médio onde você estuda. Se estiver abaixo da média, proteste, exija melhorias.

O que é o Exame Nacional do Ensino Médio:

O Enem começou a ser aplicado em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio em todo o Brasil.   O conteúdo das provas é o que se estuda no Ensino Médio. Ao longo dos anos o Exame foi aperfeiçoado e passou a valer também como critério de seleção e de acesso ao Ensino Superior.  Conseguir uma boa nota no Enem  ajuda você a construir sua estrada do futuro.  Veja aqui no Blog uma coleção completa de Apostilas Enem Gratuitas, com todos os conteúdos para você mandar bem nas provas.

 O que mais cai nas provas do Enem e no Vestibular?

O Blog do Enem tem para você as melhores dicas de estudo e Apostilas Gratuitas que valem para o Vestibular e para o Enem de cada ano. Você encontra nas apostilas gratuitas vídeos e exercícios para todas as matérias que caem no Enem e no vestibular.

apostilas-pre-vestibular apostilas-tagzinha

Veja aqui uma coleção completa de Apostilas Gratuitas para o Enem e Pré-Vestibular: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Como funcionam as provas do Enem? – As provas do Enem 2016 serão realizadas em dois dias, com 90 questões objetivas em cada dia. No primeiro dia são 45 questões sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias, e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Em outras palavras: são 45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia; e 45 questões de Biologia, Física e Química. Você tem 4 horas e 30 minutos para responder às provas do primeiro dia.

No segundo dia será a vez das 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes e Educação Física), e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (Matemática em geral, Álgebra, Geometria e Trigonometria). Neste dia acontece também a Redação. Por isso a prova dura mais. São 5 horas e 30 minutos para você responder ao exame.

Enem 2015: o que é o Enem; para que serve a nota; o que cai na prova

Curso Enem Gratuito

O Blog do Enem criou um Curso Enem Online e gratuito para você, com todas as matérias das provas objetivas e as orientações para uma Redação Enem Nota 1000.

E depois da prova do Enem? –Depois que você passar pelos dois dias de prova, é só aguardar a divulgação do gabarito e, logo depois, a divulgação do resultado, trazendo sua nota oficial. Com a nota do Enem você pode escolher muitos caminhos para investir na sua educação.

Veja os 10 temas que mais caem nas provas, e as dicas do que você pode fazer com a nota do Enem para mudar a sua vida.

Revisão gratuita dos top 10

Novidades do Enem a partir de 2016

Os dados biométricos dos alunos serão coletados nos dias de prova como medida adicional de segurança para evitar fraudes.

João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.  joao.vianney@yahoo.com.br