Prouni 2022 tem nova regra: veja agora quem pode participar

O Ministério da Educação mudou as regras na última hora, e incluiu os participantes do Enem 2020 na disputa de Bolsas de Estudo do Prouni desta semana. Confira nosso guia completo sobre o Prouni e entenda como fazer sua inscrição, a que tipo de bolsa você pode concorrer, como funciona a lista de espera, o cronograma de 2022. Tem tudo o que você precisa saber para ingressar no ensino superior!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) teve as regras alteradas de última hora, praticamente na véspera de começarem as inscrições. Agora, além dos participantes do Enem 2021, os candidatos que fizeram o Enem 2020 também podem disputar as 273 mil vagas do Prouni 2022. A mudança foi publicada no Diário Oficial de sexta-feira, dia 18 de fevereiro.

O Prouni, você já sabe, é a principal oportunidade de receber uma bolsa de estudos para quem deseja ingressar no ensino superior. Ele foi criado  em 2004 com o objetivo de auxiliar estudantes que não têm condições de pagar as mensalidade de faculdades privadas.

A primeira edição do Prouni 2022 vai oferecer 273.001 bolsas, o maior número da história do programa. Serão 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais. Saiba como o Prouni 2022 funciona e o que você precisa fazer para participar. Inscrições só de 22 a 25 de fevereiro.

Como funciona o Prouni: veja no E-book grátis

O Blog do Enem preparou um e-book exclusivo com todas as informações que você precisa para ser aprovado no Prouni! Você vai encontrar informações sobre o que é o Prouni, como fazer o cálculo da renda per capita, as melhores estratégias na hora da inscrição, como funciona a lista de espera e muito mais! Faça o download aqui. E-book do Prouni - Download grátis

O que é Prouni

O Prouni é um sistema no qual instituições particulares de ensino superior oferecem bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para quem prestou o Enem. Ou seja, é se inscrevendo no Prouni, depois que já tiver feito o Enem, que você concorre a bolsas em universidades particulares.

A fim de concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto isso, para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Para saber mais detalhes sobre o que é Prouni, confira o vídeo do canal do Curso Enem Gratuito:

As Inscrições da próxima etapa do Prouni acontecem depois da publicação dos resultados do Enem, que ocorre em 11 de fevereiro. Aguarde, que vamos divulgar o cronograma assim que o MEC anunciar o edital do Prouni 2022.

Cronograma do Prouni 2022

As inscrições do Prouni ocorrem duas vezes por ano, uma no início do ano e outra na metade. Confira o cronograma da primeira edição de 2022:

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado da 1ª chamada: 2 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março
  • Resultado da 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 4 a 5 de abril
  • Divulgação da lista de espera: 7 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: 8 a 13 de abril

Aproveite para assistir ao vídeo do Curso Enem Gratuito com tudo o que você precisa saber para a inscrição do Prouni:

O Prouni mudou. Veja as novas regras:

Em dezembro de 2021 as regras do Prouni foram atualizadas e, a partir de julho de 2022, os alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas particulares também podem disputar as bolsas de estudo. Antes, só poderia concorrer a uma bolsa no Prouni os estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral no ensino privado. As novas regras serão detalhadas no edital do Prouni do segundo semestre de 2022.

Quem pode participar do Prouni 2022

De acordo com edital do Prouni 2022, podem concorrer a uma vaga quem participou do Enem 2020 ou 2021 e obteve nota igual ou superior a 450 pontos na média das 5 provas. Além disso, é preciso ter tirado nota acima de zero na redação.

Na primeira edição do Prouni 2022 ainda devem valer as regras antigas. Portanto, também é preciso cumprir a pelo menos um dos seguintes pré-requisitos:

  • Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino.

Quem quiser se inscrever no Prouni também não pode ter diploma de ensino superior, com exceção dos professores, que também não precisam comprovar renda. Além disso, vale lembrar que os candidatos que fazem o Enem como treineiros não podem participar do Prouni.

Notas de corte do Prouni

A nota de corte é a menor nota que você precisa tirar para ficar entre os pré-selecionados. Durante o período de inscrição, o sistema do Prouni calcula todos os dias a nota de corte de cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Apesar de o monitoramento da nota de corte ser uma ótima estratégia para escolher qual curso você vai concorrer, ele não garante a pré-seleção para a bolsa ofertada.

Aqui no Blog nós temos uma lista completa das notas de corte da última edição do Prouni para você já começar seu planejamento!

Simulador de notas de corte do Prouni

Com o simulador de notas de corte, basta você inserir no sistema a sua nota do Enem, a cidade onde pretende estudar e o curso que deseja fazer. Dessa forma, o sistema mostra onde estão as oportunidades com maiores chances para você conseguir a vaga com a sua nota. Confira suas chances:

Simulador de Notas de Corte do Enem

Como se preparar para o Prouni 2022

Se você já viu as notas de corte do Prouni, deve ter percebido que a disputa é grande na maior parte dos cursos. Por isso, é muito importante ter um bom desempenho no Enem. E você pode se preparar com qualidade e sem sair de casa com o Curso Enem Gratuito!

O Curso Enem Gratuito é um cursinho preparatório 100% gratuito e online. Para estudar com ele, basta fazer seu cadastro e escolher um dos três planos de estudos: o extensivo, o semiextensivo ou o intensivo. Todos eles possuem aulas escritas, videoaulas e exercícios, tudo com foco no Enem. Faça seu cadastro e comece a estudar agora mesmo!

Tipos de bolsa do Prouni

Existem dois tipos de bolsas no Prouni: as integrais e as parciais. Veja a qual você pode concorrer:

Bolsas de estudo do Prouni 2021

  1. Integral: destina-se a candidatos com a renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Com esta bolsa, o candidato recebe bolsa de 100%, ou seja, não precisa pagar nada.
  2. Parcial: destina-se a quem possui renda familiar bruta mensal per capita de até 3 salários mínimos. Neste caso, o candidato recebe bolsa de 50%, ou seja, paga apenas metade do valor das mensalidades.

É no momento da inscrição que você deve informar sua renda familiar mensal per capita. A partir dos dados que você informar, o sistema de inscrição irá determinar se você pode receber uma bolsa integral ou parcial.

Se você não sabe como calcular a sua renda familiar per capita, assista ao vídeo em seguida:

É normal surgir dúvidas sobre quais rendimentos entram nesse cálculo. Valores de pensão, bolsa família e ganhos de trabalhos informais, por exemplo, costumam gerar confusão. Para saber como você deve declarar esses valores, entre em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161 ou pelo autotendimento do site.

Como se inscrever no Prouni 2022

A inscrição do Prouni é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela na página do programa dentro do cronograma estabelecido no edital. O próximo período de inscrições será de 22 a 25 de fevereiro.

Ao iniciar a inscrição, você será direcionado para o Login Único do governo federal, onde deverá efetuar seu cadastro ou login preenchendo todas as informações solicitadas. Normalmente os candidatos do Prouni já possuem cadastro no GOV.BR, pois a inscrição do Enem é feita por meio do mesmo sistema.

Conta no login único - Prouni 2021

Em seguida, você deverá preencher seus dados cadastrais e informações referentes à sua família. É neste momento que o sistema vai determinar se você pode concorrer a uma bolsa integral (para quem tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa) ou a uma bolsa parcial (renda de até 3 salários mínimos por pessoa).

Depois disso, você deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno de sua preferência. Também é aqui que candidatos com deficiência ou que se autodeclararem indígena, preto ou pardo podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

É possível alterar as opções selecionadas durante todo o período de inscrição, pois será considerada válida a última inscrição confirmada.

Saiba mais sobre as diferentes modalidades de cotas do Prouni neste vídeo:

Resultado do Prouni 2022

Depois que o o prazo de inscrição do Prouni termina, o sistema classifica os candidatos de acordo com as opções e as notas obtidas no Enem.

Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso. Assim, se você não for selecionado na 1ª opção, ainda pode ser contemplado na 2ª opção do curso. O resultado da 1ª chamada do Prouni é sempre publicado no site do programa.

Depois da divulgação do resultado, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para apresentar à instituição de ensino os documentos que comprovem as informações preenchidas no momento da inscrição.

Segunda chamada do Prouni

Sempre são realizadas duas chamadas no Prouni. Então, se você não for pré-selecionado de primeira, ainda tem chances de conseguir uma bolsa na segunda chamada que será divulgada no dia 21 de março.

Lista de espera do Prouni

Ao final das duas chamadas, o candidato ainda pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. Dessa forma, ele pode receber as bolsas que não foram preenchidas nas duas chamadas. O período para manifestar interesse na lista de espera é de 4 a 5 de abril.

As regras para participar da lista de espera do Prouni são diferentes para a 1ª e para a 2ª opção de curso. Em seguida, veja as regras para cada uma delas:

Pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à 1ª opção, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares.
  • Pré-selecionado na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Enquanto isso, pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à 2ª opção, o candidato:

  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
  • Não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
  • Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Processo seletivo próprio das instituições de ensino

O Prouni permite que as instituições realizem um processo seletivo próprio dos pré-selecionados pelo Prouni. Nesses casos, as instituições devem explicar formalmente aos estudantes, no prazo máximo de 24 horas da divulgação dos resultados das chamadas, a natureza e os critérios de aprovação.

Vagas remanescentes do Prouni

Se você não for selecionado no processo seletivo regular do Prouni, ainda pode conseguir uma bolsa com as vagas remanescentes. As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas que não foram ocupadas no último processo seletivo regular. Isso ocorre por vários motivos, como a não formação das turmas previstas pelas instituições de ensino, por exemplo.

Quem pode concorrer às vagas remanescentes do Prouni

Pode concorrer ao processo seletivo para as bolsas remanescentes o candidato que não foi aprovado no processo seletivo regular imediatamente anterior. Ou seja, se você quiser concorrer às vagas remanescentes do Prouni 2022, não pode ter sido aprovado no processo seletivo que ocorre em julho.

Além disso, quem foi aprovado no processo seletivo para as bolsas remanescentes vigente não pode concorrer novamente. Os outros critérios para participar são os mesmos do processo seletivo regular do Prouni que listamos no início deste post.

O período para se inscrever nas vagas remanescentes do Prouni é divulgado sempre após o processo seletivo regular.

Prouni e Fies

Se você for contemplado com uma bolsa parcial no Prouni e não puder pagar a outra metade da mensalidade, você pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Fies é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições privadas.

Dessa forma, você pode se inscrever no programa para custear os outros 50% da mensalidade. Para isso, é necessário que seu curso e instituição tenham oferta de vagas para financiamento. Além disso, é preciso se inscrever no processo seletivo do Fies.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Bolsas de Estudo, Bolsas do Prouni, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.