Veja como fazer a inscrição no Prouni: passo-a-passo descomplicado

Todo ano são mais de 300 mil Bolsas de Estudo para Medicina, Direito, Psicologia, Engenharias e todos os cursos. Você pode conseguir a sua e mudar a escrita da sua vida. Tem vagas com 100% de Bolsa, e vagas com 50% de desconto. Bora lá!

Não tem segredo para você participar do Prouni. São Bolsas de Estudo de 100% e de 50% do valor das mensalidades, e que valem para todos os cursos. Pode ser a sua chance para Medicina, Direito, Odontologia Administração, Psicologia, Contábeis, Pedagogia e muito mais. Veja!

Quem Pode, e Quem não Pode entrar no Prouni? – Você precisa preencher os requisitos  do programa, com o perfil dos candidatos que podem participar. Muita gente fica de fora das inscrições para as Bolsas de Estudo do Prouni só porque ‘pensa que não pode’.

Mas, a maioria da população brasileira está dentro das regras do programa. São duas etapas todo ano. Uma em janeiro/fevereiro, com 250 mil vagas, e outra em maio/junho, com cento e dez mil vagas.

  • Veja Quem pode entrar no Prouni:
  • Ter feito o Ensino Médio em Escola Pública;
  • Ter estudado em escola particular com bolsa de estudos integral;
  • Professores da rede pública e Portadores de Deficiência podem concorrer independente de onde tenham feito o Ensino Médio;
  • Não vale ter zerado a redação do Enem;
  • Ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem;
  • Para bolsa de estudos integral, renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Para bolsa de estudos parcial, renda familiar per capita de até 3 salários míimos;
  • Veja no final do post outras formas de Bolsas de Estudo pela Nota do Enem.;
  • Confira aqui na imagem as Notas de Corte do ProuniNotas de Corte do Prouni

[box type=”info” ]Veja as notas de corte no Prouni. Compare com sua nota do Enem e calcule suas chances.[/box]

passo a passo Prouni

[box type=”info” ]Veja o cálculo da Renda familiar mensal per capita, para saber quem pode e quem não pode concorrer às Bolsas de Estudo do Prouni. É simples e rápido para fazer a conta e ver todos os critérios. Aqui: [/box]

Passo a Passo de Inscrições no Prouni

Passo 01 – Acesse o portal do SisProuni.

[button color=”orange” size=”big” link=”http://siteprouni.mec.gov.br” target=”blank” ]SisProuni[/button]

Passo 02 – Clique no botão “Fazer inscrição”.

prouni-inscricao-01

 

Passo 03 – Insira seu número de inscrição do Enem do ano anterior, sua senha do Enem e o código de verificação que aparecer na imagem. Caso tenha esquecido sua senha, é só solicitar através da opção destacada abaixo.

prouni-inscricao-02

 

Passo 04 – Confirme os seus dados pessoais e veja se está tudo ok antes de prosseguir com sua inscrição Prouni.

prouni-inscricao-03b

Lembre de selecionar a opção final destacada na imagem abaixo, em que você declara que leu e está de acordo com a documentação exigida para comprovar as suas informações.

Inscrição Prouni - Blog do Enem

Passo 05 – Hora de preencher as 5 informações solicitadas sobre seu perfil como aluno, confira o exemplo.

prouni-inscricao-04

 

Passo 06 – Chegamos ao questionário sobre a sua renda e grupo familiar. A primeira informação que você irá fornecer será a sua renda bruta mensal.

prouni-inscricao-05

Agora você deve informar os dados dos membros da sua família e a renda mensal bruta de cada um.

prouni-inscricao-06

 

Passo 07 – Após encerrar o cadastro dos membros do grupo familiar, você verá uma tela onde deve confirmar que as informações fornecidas por você são verdadeiras e que você está ciente da documentação exigida para confirmá-las.

prouni-inscricao-07

 

Passo 08 – Hora de escolher sua primeira opção de curso para o Prouni.

prouni-inscricao-08

 

Passo 09 – Encontre o seu curso na busca por município, por instituição ou pelo nome do curso. No exemplo abaixo, a busca foi realizada pelo município em que o aluno gostaria de estudar.

Inscrição Prouni - Blog do Enem

 

Passo 10 – Clique em cima do curso em que você deseja fazer a inscrição Prouni e selecione as suas informações nos campos destacados no exemplo abaixo.

prouni-inscricao-09

 

Passo 11 – Você receberá uma confirmação sobre a escolha da sua primeira opção de curso, se desejar se inscrever também na segunda opção, é só repetir os passos da primeira, alterando o curso/local escolhido.

prouni-inscricao-10

 

Passo 12 – Chegamos ao ponto final da sua inscrição Prouni. Neste campo  você ainda pode alterar ou cancelar a sua inscrição durante a fase de inscrições.

Se quiser trocar a sua primeira opção de curso pela segunda, não precisa fazer tudo de novo, é só clicar em “trocar as opções“. Você ainda pode ver a sua ficha de inscrição e imprimir, se for necessário.

Inscrição Prouni - Blog do Enem

Sem mistério, não é mesmo? confira abaixo mais algumas dicas que irão lhe ajudar com a sua inscrição Prouni:

Dica – Veja as notas de corte da edição anterior do Prouni e compare com a sua nota do Enem para saber as suas chances – https://blogdoenem.com.br/prouni-notas-de-corte/
Dica – Saiba mais sobre a inscrição Prouni  e sobre as bolsas de estudo disponíveis – https://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/