Sisu do segundo semestre: inscrições 12 a 15 de junho. Veja como fazer!

Veja quem pode e quem não pode concorrer às vagas do Sisu 2018 do segundo semestre. O MEC já publicou o Edital. Todo ano são 60 mil vagas para todos os cursos nesta edição Confira as regras e como funciona a Guerra das Notas de Corte do Sisu para você se garantir.

O Ministério da Educação já publicou no Diário Oficial o Edital do SISU para o segundo semestre, e agora a corrida é pra valer.  Veja as novas regras e o cronograma completo. Todo ano o MEC coloca 60 mil vagas nesta etapa. Uma pode ser a sua.

O ingresso  no Sisu é sempre pela Nota do Enem do ano anterior. Só não podem concorrer aqueles que tiraram zero na Redação. Então, se liga aí: confira no post a lista de vagas e o calendário completo.

A sua nota do Enem 2017 vale vaga de Medicina, Odonto, Psicologia, Engenharias, Jornalismo e todos os cursos. Conheça as regras do Sistema de Seleção Unificada e entenda o jogo das Notas de Corte do Enem.

Sistema de Seleção Unificada é um mecanismo nacional de comparação automática de notas do Enem entre os alunos que disputam as vagas de um curso em instituições públicas que selecionam candidatos pela Nota de corte do Sisu.  Se liga aí nos pontos que você precisa para Medicina, Direito, Engenharias e todos os cursos:

Na prática, é um vestibular nacional para os cursos de graduação. Quem tem a maior nota no Enem, leva a vaga nesta disputa.  Veja como é a disputa das Notas de Corte do Sisu:
As Notas de Corte do Sisu
Clique na imagem acima para ver a lista completa dos cursos com as 10 Maiores e as 10 Menores Notas de Corte do Sisu em cada instituição.

O Sisu é uma corrida com diversas etapas, uma por dia. Você coloca a sua nota ‘apostando’ num curso. De noite o MEC solta um relatório parcial e você fica sabendo se ‘está dentro’ ou se ‘está fora’, e pode confirmar ou trocar o seu lance no jogo das notas de corte do Sisu.  Em janeiro e junho de todos anos tem novas rodadas para você tentar uma vaga gratuita.

Passo a Passo para as Inscrições do Sisu 2018– Com o Blog do Enem você aprende todos os passos, desde a inscrição e até a fazer simulações de opção de curso ou de instituições. Logo após o sistema abrir você poderá ir testando as suas notas do Enem em diversas instituições e cursos quando o sistema estiver aberto. O segredo do Sistema de Seleção Unificada e você ‘encaixar’ a sua nota do Enem 2017 dentro da Nota de Corte parcial divulgada pelo MEC no dia anterior para os cursos que você selecionar (até dois cursos, não se esqueça). É como se fosse um leilão. Preste atenção nas suas escolhas, pois o SISU não tem Segunda Chamada no sistema geral. É uma só. Depois vem a Lista de Espera diretamente com as instituições. Veja:

  • Cronograma do Sisu 2018
  • Inscrições: 12 a 15 de junho
  • Resultado da 1ª Chamada: 18 de junho
  • Inscrição na Lista de Espera: 22 de junho a 27 de junho
  • Matrícula da 1ª Chamada: 22 a 28 de junho
  • Chamadas da Lista de Espera: 3/07 a 21/08
  • Consulta de vagas:  Acesse aqui
  • Notas de Corte do Sisu: Clique na seta para ver as Notas de Corte do Sisu: Notas de corte do Sisu
  • Em 2017, na edição de janeiro, foram 238 mil vagas, 4,5% a mais de vagas que em 2016, oferecidas por 131 instituições, e disputadas por mais de dois milhões e meio de candidatos.
  • Em janeiro de 2018 foram 239.601 vagas na primeira edição do Sisu.
  • Estão previstas de 50 mil a 60 mil vagas para a edição do Segundo Semestre de 2018.

Redação é o maior critério de desempate:

  1. – maior nota na redação;
  2.  – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3.  – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5.  – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Lista de Espera do Sisu – Vale a pena?

A resposta do Blog do Enem é uma só: Sim, vale a pena sim colocar o nome na Lista de Espera para os candidatos que não estiverem entre os sortudos do Listão de Aprovados do Sisu. Resultado Sisu e Lista de EsperaTodo ano as listas chamam milhares de nomes para ocupar as vagas não preenchidas pelos aprovados.

Por que abrem muitas vagas na Lista de Espera? – Olha só o que acontece: Muitas pessoas que ‘passam no Sisu’ não aparecem para fazer a matrícula porque fazem as contas e verificam que custa caro morar em outras cidades, e que muitas vezes é mais barato pagar o curso mais perto de casa mesmo.

Outras pessoas até se matriculam, mas depois conseguem vagas mais próximas ou em cursos que mais desejam na seleção do Prouni, e por isso não se matriculam nas vagas do Sisu.

Mais gente desiste – E, ocorrem ainda outras motivações de ordem pessoal, de arrependimento do curso escolhidos e coisas assim para abrir mais vagas. O fato é que sempre aparecem vagas para a Lista de Espera. Fique de olho em todas as etapas: Tem a inscrição regular, a disputa pelas notas de corte; o resultado da 1ª Chamada, e depois a Inscrição na Lista de Espera. Sisu site oficialO sistema é bem simples de usar, praticamente intuitivo, e ele já abre um campo para quem não passou direto  confirmar o nome na lista. Mas, só vale para o curso da 1ª opção. Veja na imagem acima o site oficial de inscrições e de Lista de Espera do Sisu:

A realidade é cruel com os candidatos, pois não cabem todos dentro das vagas disponíveis. No começo do anode 2017 mais de dois milhões de jovens que participaram do Sisu  tiveram que buscar uma chance para estudarnas Bolsas de Estudo dno Prouni, um financiamento no Fies, ou conseguir uma Bolsa de Estudos pela Nota do Enem diretamente com as universidades. Veja aqui o Guia de Bolsas de Estudo, com vagas promocionais em 800 instituições em todo o país.

Entenda como funciona o Sisu – Tem nova edição no meio do ano!

O candidato tenta conquistar a vaga num curso de graduação dando um lance com a nota que alcançou na última edição do Enem. Ele disputa com outros candidatos, e pode concorrer simultaneamente em dois cursos diferentes. No dia seguinte, pela manhã, o MEC publica a nota de corte mínima em cada curso e instituição.  como-funcionam-as-notas-de-corte-teaser E os candidatos podem dar novos lances para tentar conseguir a vaga. É como se fosse um vestibular por dia, concorrendo a dois cursos diferentes.  Veja como funcionam as disputas pelas Notas de Corte do Enem. Vale para o Sisu 2018, Prouni 2018, e para o Fies 2018.

Quem pode concorrer no Sisu 2018

Todos os candidatos que tiverem nota válida no Enem 2017 podem se inscrever para a disputa de vagas no Sisu 2018. Mas, só pode fazer a matrícula o candidato selecionado que já tiver concluído o Ensino Médio até a data de entrega dos documentos nas instituições públicas que aderiram ao Sisu. É como no vestibular: a prova é liberada, mas para fazer a matrícula é preciso comprovar a conclusão do Ensino Médio.

Importante: Quem tirou zero na Redação fica de fora, não pode concorrer.

Passo a Passo para a Inscrição no Sisu 2018

Ano que vem tem Sisu novamente. Não tem segredo para concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada. Se você tiver uma nota válida no Enem 2017 poderá fazer a sua inscrição sem problemas. Os sistemas do Eneme do Sisu são integrados, e o Sisu ‘puxa’ os dados do seu Resultado do Enem. Confira aqui o Passo a Passo da Inscrição do Sisu Inscrição no Sisu 2017 Passo a Passo

 Veja neste exemplo como é pura guerra de nervos:

As Notas de Corte do Sisu para o 2º semestre de 2016 estrearam em alta: No Rio de Janeiro, na UFRJ, Medicina abriu com 816,73 pontos , saltou cinco pontos no segundo dia, indo a 821,61, e foi a 822,76 no terceiro dia. No interior do Estado, em Macaé, 790,14 pontos no 1º dia, 798,35 no segundo, e 806,20 no terceiro dia.

Na Universidade Federal do Acre começou em 761,70 para Medicina, foi a 765,61, e alcançou 771,79 no terceiro dia. Na UFRB, de 764,92 foi a 773,34 no segundo dia, e 774,20 no terceiro. Percebeu como é um jogo de nervos? Prepare-se para o Sisu 2017. É um vestibular por dia. Geralmente dura de três a cinco dias o período de disputa de vagas para os cursos de graduação.

Simulador de Notas de Corte do Sisu:

O Simulador de Notas de Corte é simples como um Game para testar suas chances no Sisu, no Prouni e no Fies. Escolha um curso de graduação, uma cidade, e coloque a sua nota média ‘real’ ou apenas uma nota sugerida, e veja os resultados. Preencha os campos do formulário a seguir:

Simulador de Notas de Corte do Enem

Têm resultados no Simulador de Notas de Corte para Bolsas de Estudo do Prouni nas faculdades e universidades privadas; para as vagas com Financiamento Estudantil pelo FIES; e também para as edições do Sisu nas universidades públicas. O Simulador foi criado pelos desenvolvedores da Rede Alumni, empresa parceira do Blog do Enem com o Programa Quero Bolsa.

Sistema de Cotas no Sisu 2018 – Há uma Lei de Cotas no Brasil, e que reserva 50% das vagas de universidades públicas do Governo Federal para alunos egressos de escolas públicas. Há critérios internos de cotas sociais, cotas étnicas, e mesmo de cotas regionais em alguns casos.

Os candidatos que se enquadram na política de cotas (estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública precisam atender os critérios de renda familiar bruta per capita indicados em cada Edital, e ainda preencherem os critérios de cotas raciais dos editais. Lei de Cotas Notas de Corte do Enem

Nem sempre vale a pena concorrer pela Lei de Cotas. A dica do Blog do Enem é você dar uma olha nos resultados de Notas de Corte do Enem para ver quantos pontos o seu curso de graduação alcançou na disputa de cotas ou na disputa geral, de ampla concorrência.  Dica do Blog – Veja aqui a Lei de Cotas. Tem apenas uma página, e pode ajudar você a mudar de vida. Nem sempre vale a pena, mas é uma possibilidade.

o fazer a troca de opção de curso no SIsu durante a fase de disputa.

Logo abaixo estão informações completas  sobre inscrições para você.O link para o próximo processo seletivo do Sisu é este:  http://sisualuno.mec.gov.br/

inscrições abertas no Sisu

 

Veja a seguir como aumentar suas chances no Sisu com o Curso Enem Gratuito.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

Curso Enem Gratuito – O Blog do Enem reuniu professores especializados no Enem e nos vestibulares mais puxados para criar o Curso Enem Gratuito, com aulas, exercícios, dicas e simulados online para você. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito: todas as matérias das provas objetivas e as Dicas para Redação Nota 1000.

Mais de 1,3 mil vagas para Medicina

O Edital do Sisu para o segundo semestre veio turbinado em relação às vagas para Medicina na Metade do ano. Só no Estado do Rio de Janeiro são  290  chances: 130 vagas na Universidade Federal do Rio de Janeiro; 80 vagas na Universidade Federal Unirio, e 90 na Universidade Federal Fluminense.  No Rio Grande do Sul são mais 127 vagas. Confira todas as vagas aqui: http://sisu.mec.gov.br/cursos

 

Veja no site do MEC as dicas de funcionamento do Sisu 2017http://sisu.mec.gov.br/cursos

João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. [email protected]