Pirâmide das Notas de Corte Sisu e Prouni: as maiores notas de cada curso

Veja as 10 maiores notas de corte do Enem e a hierarquia de pontos para passar nos principais cursos. A Pirâmide das Notas de Corte pode ajudar você na disputa das vagas do Sisu e Prouni. Os números mostram o teto superior médio de cada curso. Confira e calcule suas chances.

Não está fácil pra ninguém. As notas de corte do Enem são de enlouquecer a galera em busca das melhores oportunidades. Tem Medicina, Direito e Engenharias nas disputas mais puxadas na faixa dos 800 pontos. Mas, também tem Licenciaturas  na faixa dos 600 pontos e mesmo abaixo.   – Veja como a Pirâmide de Notas de Corte do Enem pode ajudar você.

Pirâmide das Notas de Corte do Enem  – O Blog do Enem preparou para você uma Pirâmide com as Notas de Corte máximas de cada curso. Os dados podem servir como uma espécie de Guia das Notas de Corte do Enem para o Sisu e o Prouni.

A escala mostra os intervalos de nota entre os cursos de graduação com maior ou menor Nota de Corte na disputa mais acirrada, que é a do Sisu. É claro que vale para os patamares do Prouni e o Fies também, porém com notas mais baixas que no Sisu.Pirâmide das notas de corteVeja na imagem acima um indicativo de até onde chegam as Notas de Corte do Sisu nas disputas mais puxadas por Ampla Concorrência. Estas são as notas de corte nos cursos nas universidades mais puxadas. Quem tem pontos nesta faixa, portando, fica muito próximo de se garantir nas disputas.

Mas, pesquisando bem você encontra ‘oportunidades’ abaixo da linha de nota de corte do Enem da Pirâmide. A pirâmide das notas de corte do Enem mostra para você a tendência dos principais cursos na disputa nas dez universidades mais procuradas.

Mas, no topo da pirâmide as notas são mesmo muito altas. Veja só este exemplo real de notas de corte do Sisu, na edição de janeiro, que é a mais puxada:É a faixa superior das notas de corte. Esta tabela é do Sisu 2017.

Então, veja com calma, anote os valores indicados na imagem acima e pense com mais calma ainda quando você estiver já dentro de uma disputa de vagas pela nota de corte do Enem no Sisu, no Prouni, ou no Fies. Em 2018 também foi só pedreira.

Nos cursos de graduação mais disputados nas etapas de seleção oficiais do MEC no primeiro semestre de 2018 todas as  10 maiores notas de Corte do Sisu passaram dos 800 pontos pelo Enem. O Grupo se completa com a UFRJ, UFPR, e UFSC. Confira as universidades do Top 10. O curso de graduação em Medicina dominou geral, com sete posições entre as dez primeiras. Três engenharias fecharam o quadro: Computação, Mecânica, e Física.

As Universidades mais Procuradas – Confira os pontos para entrar nas universidades mais procuradas: USP, UFRJ, UFMG, UFC, UFRGS, UFG, UFPR, UFAM, IFSP, UFF, UnB, UFBA, UFSCar. No final do post tem a lista completa para todas as universidades públicas e institutos federais. 

 

A disputa pelas vagas fica cada a cada ano mais apertada pelas Notas de Corte do Enem. O sistema de seleção pelo Enem já está presente até na Universidade de São Paulo – USP, que é a melhor do Brasil. Veja aqui as notas de corte do Sisu em todas as universidades públicas. Notas de Corte do Enem

 

E nas Universidades Privadas a nota do Enem também já substitui o vestibular até na Fundação Getúlio Vargas, a FGV. O Prouni também é pelas notas de corte, e que chegam a patamares muito altos. Veja na imagem as 10 maiores notas de corte do Prouni: 

Você precisa ficar de olho aberto para não perder cada chance que aparece. Não tem moleza. As vagas nas universidades federais, nos institutos federais, e nas universidades estaduais pelo Sisu são apenas 300 mil por ano, e só no Sisu aparecem dois milhões de candidatos por ano.  As notas de Corte do Sisu  estão representadas nesta Pirâmide. Confira para calcular suas chances.

No topo e na base da Pirâmide das Notas de Corte

Medicina lidera – Veja na imagem que no topo da pirâmide estão os cursos de Medicina e de Engenharia Aeronáutica, que costumam ter Notas de Corte do Sisu acima de 801 pontos nas disputas mais puxadas. Você encontra notas menores. Mas, nas maiores disputas as faixas são estas da Pirâmide.Na parte superior da Pirâmide

Na faixa de 701 a 750 pontos de Nota de Corte já aumenta bastante o número de cursos que costumam chegar a estes degraus de pontos pelo Enem. Eles também fazem parte da parte superior da Cadeia Alimentar: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e outras engenharias também, como Engenharia  Ambiental, Sanitária, Florestal, de Produção, de Petróleo, de Materiais, e etc.

Veja Tabela com as Notas de Corte do Enem 

Veja abaixo as Notas de Corte e as diferenças entre o Sisu, Prouni e o Fies, e confira os pontos para entrar nos cursos mais concorridos!

As Notas de Corte do Sisu nos cursos mais procuradosDireito,  Administração;  Pedagogia;  Engenharia Civil;  Enfermagem;  Medicina;  Educação Física, Serviço SocialFisioterapiaPsicologiaBiologia. No final do post têm mais cursos para você conferir.

Sisu, Prouni ou Fies? Como escolher?

Hoje em dia, são muitas as oportunidades de entrar na universidade com a nota do Enem. Depois da prova, os candidatos devem esperar o resultado oficial e então concorrer às vagas disponíveis utilizando os programas oficiais do governo.

Conseguir uma vaga pelas Notas de Corte no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, é o sonho de todos os candidatos! As vagas do Sisu são para as instituições (universidades, fundações e institutos), públicas, onde o ensino é gratuito e de excelente qualidade. Veja como fazer sua inscrição no Sisu e no Prouni:

  1. Como fazer a inscrição no Sisu
  2. Notas de Corte do Prouni 
  3. Como fazer a inscrição no Prouni
  4. Os 10 cursos mais procurados
  5. Notas de Corte do Fies

A primeira opção da maioria dos participantes do Enem quase sempre é garantir uma vaga no Sisu e, em consequência, a disputa nas notas de corte do Sisu é muito acirrada, tanto na categoria de ampla concorrência como nas ações afirmativas (cotas).

  • Notas de corte do Sisu nas universidades mais procuradas

Veja quantos pontos são necessários para entrar em cada curso das seguintes instituições: USPUFRJUFMGUFCUFRGSUFGUFPRUFAMIFSPUFFUnBUFBAUFSCarNo final do post tem a lista completa para todas as universidades públicas e institutos federais.

Quem não consegue uma vaga pelo Sisu tem que ter calma: nem tudo está perdido! Ainda dá para se inscrever na lista de espera do Sisu e partir para outras opções, como disputar as Notas de Corte do Prouni e do Fies, que também usam a nota do Enem como critério de seleção.

As Notas de Corte do Prouni também são muito disputadas. Afinal de contas, valem uma bolsa de estudos de 100% ou de 50% do valor da mensalidade em uma faculdade privada. Só para você ter uma ideia, o curso de Medicina no Prouni chegou a bater 800 pontos de na nota de corte em 2018!

No Fies, com a possibilidade de conseguir o financiamento das mensalidades com juro zero, a disputa também é muito concorrida! Além de os candidatos terem que se enquadrar nos critérios socioeconômicos, devem ter feito o Enem a partir de 2010 e, com isso, a Nota de Corte do Fies aumenta a cada ano!

Notas de Corte do Sisu: Universidades Públicas

Notas de Corte do Sisu: Cursos mais procurados

Notas de Corte do Sisu nos Institutos e Faculdades Públicas

Realize seu sonho com as Notas de Corte do Sisu, as Notas de Corte do Prouni, ou Notas de Corte do Fies.

Notas de Corte do Enem no Cursos mais procuradosNotas de Corte Sisu

Veja as 10 maiores notas de corte para Medicina no Sisu 2016 (3ª rodada)

Universidade Federal do Oeste da Bahia –  Barreiras (Ufob) 889,55
Universidade Federal do Rio Grande do Norte –  Caicó (UFRN) 881,4
Universidade Federal do Pará (UFPA) 872,04
Universidade de Brasília (UNB) 832,31
Universidade Federal do Paraná (UFPR) 824,03
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 823,42
Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) 817,13
Universidade Federal de Pernambuco –  Caruaru (UFPE) 812,86
Universidade Federal de Alagoas – campus Arapiraca (Ufal) 810,68
Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) 807,56

Direito e Engenharias – Logo em seguida, na faixa de 751 a até 800 pontos vêm os cursos de Direito e as Engenharias mais procuradas por candidatos feras na matemática e outras disciplinas: Automação, Mecânica, Elétrica e Química. Nesta faixa também aparecem disputas de Psicologia e de Odontologia.

 Dica do Blog: Veja como funciona o Prouni

Inscrições Abertas para o Prouni duas vezes por ano – Confira aqui as regras  do Prouni. São mais de 300 mil bolsas de estudo de 100% e de 50% do valor da mensalidade. Muita gente perde a chance porque não conhece as regras e fica de fora. Confira aqui o que é e como funciona o Prouni.

Na prática o Prouni tem exigências básicas que são ter Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita de até três salários mínimos para concorrer a bolsas de 50%, e de até 1,5 salários mínimos para as bolsas de 100%.

Adicionalmente o Programa Universidade Para Todos exige que o candidato tenha estudado o Ensino Médio em Escola Pública, ou que tenha estudo no sistema particular com bolsa de estudo. Confira aqui tudo sobre o Prouni para não ficar de fora das oportunidades.

Veja os cursos da Pirâmide na faixa de 651 a 700 pontos

Na próxima faixa vêm cursos muito bons, mas que não exigem pontuação elevada para conseguir uma vaga. Na faixa de 651 a 700 pontos é possível conseguir vaga em universidades bem procuradas nos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Biologia, Contábeis, Pedagogia, Letras Português, Filosofia e Fonoaudiologia.

O nível de Notas de Corte do Sisu entre 601 a 650 pontos é generoso em vagas para quem procura os seguintes cursos: História, Letras (para os mais diversos idiomas), Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

notas de corte funil
Veja todas as notas de corte do Enem

Confira as Notas de Corte do Sisu para todos os cursos e instituições. Assim você pode calibrar melhor o seu próximo lance em busca da vaga tão sonhada.

A Base da Pirâmide das Notas de Corte do Sisu – O ponto na base da Pirâmide indica as Notas de Corte do Sisu com até 600 pontos. Neste patamar, nas universidades mais procuradas pelos candidatos só se encontram vagas para cursos superiores de tecnologia e licenciaturas de baixa procura. Mesmo ali você pode encontrar boas oportunidades, fazer uma boa formação, e ter sucesso profissional.