Prouni 2018: veja como conseguir uma Bolsa de Estudos de 100% ou de 50%

A corrida pelas Bolsas de Estudo do Prouni 2018 vem aí. Tem vagas para Medicina, Direito, Administração, Engenharias, Psicologia, Contábeis, Pedagogia, Enfermagem e todos os cursos. Confira como funciona o Prouni, as Notas de Corte para as Bolsas de Estudo, e veja também como fazer o cadastro gratuito para Bolsas e descontos especiais diretamente com as universidades e faculdades privadas em todo o país. Sempre há novas chances.

Já começou a expectativa pel acorrida pelas Bolsas de Estudo do Prouni 2018. Muita gente perde a chance porque nem sabe que poderia participar. As regras são bem flexíveis no critério da Renda Familiar Per Capita, e quase todo mundo pode disputar as Bolsas de Estudo. Veja:

As Bolsas de Estudo Prouni 2018 cobrem 100% ou 50% da mensalidade, em todos os cursos. Se você fizer as contas, isto significa mais de R$ 600 mil para um curso de Medicina.  Vale muito a pena. As Inscrições acontecem duas vezes por ano. Uma etapa em janeiro/fevereiro, e outra etapa em junho/julho.  O Cronograma do Prouni  2018 ocorre após o Resultado Oficial do Enem, marcado para 19 de janeiro de 2018. Assim que sai o resultado do Enem o MEC abre a rodada oficial do Sisu 2018. Terminando a seleção da 1ª Chamada do Sisu, na semana seguinte abre a seleção do Prouni 2018. Veja as regras:Bolsas de Estudo do Prouni

As Regras do Prouni

  1. Não pode participar para quem  zerou na redação ou ficou abaixo de 450 pontos de média nas provas objetivas, e nem quem zerou na redação;
  2. É preciso preencher os critérios socioeconômicos de carência social  e de Renda Familiar Mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas de 100% de gratuidade. Cuidado ao interpretar esta exigência. Não é a renda total da família, e sim a renda total dividida pelo número de pessoas da família;
  3. Quem tem Renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para bolsas de 50% – Vale o mesmo raciocínio da exigência anterior. Veja abaixo como fazer o cálculo correto da Renda Per Capita;
  4. Só podem participar do Prouni quem tiver feito todo o Ensino Médio em escola pública, ou quem tiver feito o mesmo ciclo ou algumas das séries com bolsa integral em escola particular;
  5. Na época das inscrições você deve informar o número de inscrição e sua senha do Enem 2017;
  6. Pessoas portadoras de deficiência;
  7. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública;
  8. Se você vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, então no ano que vem já poderá concorrer às bolsas do Prouni.
  9. Assim que o MEC publicar o Edital do Prouni 2018 o Blog do Enem vai atualizar as informações para você;
  10. Fique de olho no  cálculo da sua Renda Familiar Mensal Per Capita. Muita gente perde a chance porque não faz a conta direito. Veja a seguir como fazer este cálculo.

Viu como é simples entender o conjunto das regras do Prouni? Você pode concorrer às Bolsas de 100% ou de 50% da mensalidade se preencher os critérios. E tem vaga para todos os cursos, inclusive Medicina, Direito, Odontologia, Engenharias, Psicologia e etc.  Aprenda agora como calcular a Renda Familiar Mensal Per Capita.cálculo da renda familiarTem gente que pode concorrer e nem sabe! Igonorar os critérios de Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita é um erro básico que que divide quem pode e quem não pode concorrer às bolsas do Prouni. Vale a pena conferir todos os  critérios e aprender em cinco minutos a fazer o cálculo da Renda Familiar Per Capita. Pode ser a sua chance. Veja aqui o cálculo da renda per capita.

As notas de corte do Prouni:

Ter uma nota do Enem válida no ano anterior é obrigatória apenas nas etapas iniciais do Prouni em cada ano, tanto no primeiro quanto no segundo semestre. A nota do Enem funciona como critério de classificação para definir a ordem de quem entra ou quem fica de fora nos cursos que escolher. O Prouni funciona como no Sisu, com a nota de corte sendo utilizada para selecionar os alunos.

Notas de Corte – Veja a Pirâmide com as Notas de Corte mais altas do Prouni. Não e assuste com os números. Eles mostram as médias mais altas nos cursos mais procurados. Mas, há chances com pontuação menor. Você pode ver aqui uma lista completa com as notas mais baixas também. Logo abaixo confira todas as regras do Programa.As Notas de Corte do Prouni.Só tem pedreira nas Notas de Corte do Prouni para entrar nos cursos mais disputados.  Mas, têm oportunidades com notas mais baixas também. Veja as notas de todos os cursos no Simulador  de Notas de Corte do Prouni

Simulador de Notas de Corte do Prouni:

O Simulador de Notas de Corte do Prouni é simples como um Game para testar suas chances. Escolha um curso de graduação, uma cidade, e coloque a sua nota média ‘real’ ou apenas uma nota sugerida, e veja os resultados. Preencha os campos do formulário a seguir:

Simulador de Notas de Corte do Enem

Têm resultados no Simulador de Notas de Corte para Bolsas de Estudo do Prouni nas faculdades e universidades privadas; para as vagas com Financiamento Estudantil pelo FIES; e também para as edições do Sisu nas universidades públicas. O Simulador foi criado pelos desenvolvedores da Rede Alumni, empresa parceira do Blog do Enem com o Programa Quero Bolsa.

Veja neste Link  uma tabela com as Notas de Corte do Prouni para todos os cursos.

Na primeira edição de 2017 foram 103.719 bolsas integrais e 110.391 bolsas parciais.  Em junho, logo depois das inscrições do Sisu, teve nova edição do Prouni 2017 com 147 mil bolsas. Confira o que é e como funciona o Prouni.

Confira o que é o Prouni 2018, como funciona o programa, e como são as inscrições: Se você estudou todo o Ensino Médio em uma Escola Pública (ou com bolsa integral em escola particular), e tiver uma boa nota no Enem 2017, pode conseguir uma vaga pelo Prouni na edição do meio do ano. É como tirar na loteria.

Bolsas de Estudo de até 70% – Inscrições Abertas o ano todo:

Existe uma alternativa concreta de Bolsas de Estudo para quem precisa começar agora ou no ano que vem a faculdade. Veja: Se você não conseguir uma Bolsa de Estudos pelo Prouni, não deixe de começar a Faculdade por falta de oportunidades. Confira abaixo as vagas disponíveis em todo o país. Tem chances abertas para Psicologia, Direito, Arquitetura, Engenharias, Administração, Enfermagem e mais de 180 cursos. Digite o nome do curso para consultar as vagas e as Bolsas de Estudo:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Então, as chances estão aí com Bolsas de Estudo em  mais de 800 universidades para quem pretende começar neste semestre ou no próximo. É mais uma porta que se abre, independente do Sisu, do Prouni, e do Fies e que pode ser o seu caminho para o futuro. São bolsas e descontos oferecidos diretamente pelas instituições privadas:

Veja como ter uma Bolsa de Estudos de até 70%
Veja como ter uma Bolsa de Estudos de até 70%

As notas de Corte do Prouni 2017

Não teve moleza nesta edição do Programa Universidade para Todos. As Notas de Corte do Prouni foram mais altas que na edição anterior. Muitos candidatos foram à loucura. Veja na imagem as 10 maiores Notas de Corte do Prouni 2017-1. Medicina passou de 800 pontos nas disputas mais apertadas. Veja as notas de corte e depois os 10 cursos mais procurados: 

Os 10 cursos mais procurados. Você disputou vaga em algum deles? Olha só que pedreira:

Para quem não conseguir uma vaga na 1ª ou na 2ª Chamada  do Prouni ainda têm chances de conseguir uma Bolsa de Estudos com a Lista de Espera. Muitos aprovados não confirmaram a matrícula, e as vagas retornaram para o sistema, depois ainda têm as chamadas de Lista de Espera. As Inscrições para a Lisa de Espera ocorrem após a 2ª Chamada. São mais de 300 mil Bolsas de Estudo todo ano no Prouni, para todos os cursos: Medicina, Direito, Engenharias, Administração, Psicologia e etc. Bolsas de Estudo Há novas chances também com os programas de Bolsas de Estudo diretamente com as instituições. Veja aqui as Bolsas de Estudo em mais de 800 faculdades e universidades em todo, o país com vagas abertas para você entrar direto agora.

Os 10 cursos mais procurados no Prouni e no Sisu, e as Notas  de Corte
Veja como é o curso e o mercado de trabaho As Notas de Corte
1 Administração http://goo.gl/FkLnk0
2 Ciências Contábeis http://goo.gl/f0bNUm
3 Direito http://goo.gl/3HComc
4 Educação Física http://goo.gl/12yVJG
5 Enfermagem http://goo.gl/SsLkkE
6 Engenharia Civil http://goo.gl/GoIf65
7 Fisioterapia http://goo.gl/KeOi8D
8 Medicina http://goo.gl/0gnDks
9 Pedagogia http://goo.gl/R9qOXZ
10 Psicologia http://goo.gl/mQGecU
Confira. Um destes cursos de graduação pode ser o do seu sonho

 Como funcionam as Notas de Corte no Prouni.

Aluno de Escola Publica sai em vantagem.  Entenda aqui o que são e como funcionam as notas de Corte no Prouni. Na hora de se inscrever, você deve escolher até duas opções que você gostaria de cursar. Por exemplo, você adora Jornalismo e História, mas gosta mais de Jornalismo.

Sendo assim, como primeira opção você vai selecionar um curso de Jornalismo, na Instituição que você preferir, mas pense bem se pode arcar com o transporte ou uma mudança de cidade, então dê preferência para o curso de Jornalismo em uma faculdade perto de onde você mora. Como segunda opção, escolha então o curso de História, também na faculdade particular que você preferir.

Liberdade para escolher o curso – Mas você pode estar aí pensando, “não gosto de mais nada não, só quero Jornalismo mesmo”. Sem problema! Como segunda opção você pode escolher um curso de jornalismo em outra faculdade, por exemplo. Sacou?inscrições Prouni

Durante a fase de  inscrição no Prouni você pode alterar os seus dados, se ficar indeciso. Mas atenção, quando encerrarem os prazos para se inscrever, vai ficar valendo no sistema do Prouni as últimas informações que você confirmou no cadastro!

Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções de curso e suas notas no Enem no ano anterior.  Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, levando em conta a ordem escolhida na hora da inscrição e o limite de bolsas disponíveis para aquele curso, naquela instituição.

A inscrição para as Bolsas de Estudo do Prouni é feita somente pela internet, nos sites http://prounialuno.mec.gov.br/   ou http://prouniportal.mec.gov.br/

Veja como funcionam a primeira e a segunda chamada no Prouni – Se você já for selecionado para a primeira chamada, fique atento aos prazos que você possui para ir até a faculdade em que quer fazer o curso, e então apresentar seus documentos comprovando sua situação financeira.

A segunda chamada é para preencher as vagas que sobraram da primeira, seja porque alguns selecionados não apareceram ou porque não conseguiram comprovar a renda que informaram durante a inscrição. Então, se você não foi chamado na primeira chamada, calma que ainda há a possibilidade de ser chamado na segunda!

Bolsa para Medicina vale R$ 500 mil

Veja aqui quanto vale em dinheiro uma Bolsa de Estudos Prouni para o curso de Medicina. É uma verdadeira fortuna que você e sua família economizam R$ 600 mil.

Veja os 10 maiores cursos em número de Bolsas do Prouni 2016.

10 maiores cursos Prouni 2016

Confira aqui as Notas de Corte do Prouni, para calibrar o seu lance e fazer a melhor escolha. Inscrições para o Prouni aqui Mas, só na éoca das inscrições.

Veja as Notas de Corte para Medicina no Prouni 2016

Resultado publicado pelo MEC mostra a disputa pelas vagas de Medicina. Pontuação nas capitais chega a até 791 pontos no primeiro dia de disputa. Mas, há vagas a partir de 707 pontos. Veja a seleção do Blog do Enem com pelo menos uma instituição em cada capital onde há oferta de vagas:

 

Cidade

 

Instituição

Nota de Corte  

Cidade

 

Instituição

Nota de Corte
Ampla Cotas Ampla Cotas
São Paulo São Camilo 738,58 712,76 Aracaju Unit 763,38 726,40
2º dia 745,54 736,36 2º dia 763,38 756,18
Rio de Janeiro Estácio 746,42 733,46 Porto Velho São Lucas 742,40 726,18
2º dia 753,00 733,46 2º dia 732,98 729,20
Fortaleza Christus 791,66 757,68 Rio Branco Rio Branco 719,56 707,30
2º dia 791,66 763,10 2º dia 742,40 726,24
3º dia 791,66 763.10 3º dia 779,68 728,70
Salvador Unifacs 775,18 724,92 Maceió Fit 751,22 725,94
2º dia 775,18 732,26 2º dia 751,22 727,94
Goiânia Católica 785,72 764,36 Brasília Faciplac 746,94 748,14
2º dia 785,72 767,72 2º dia 761,58 748,14
São Luís Uniceuma 757,58 741,08 Vitória Santa Casa 765,10 746,76
2º dia 761,10 745,44 2º dia 772,72 751,52
Belo Horizonte Uni-BH 744,94 751,70 Campo Grande Uniderp 768,08 728,46
2º dia 747,46 745,44 2º dia 768,08 728,46
Porto Alegre PUC 755,50 741,52 João Pessoa FCM 750,10 726,56
2º dia 773,98 741,52 2º dia 763,50 739,80
Teresina Facid 771,62 742,24 Curitiba PUC 774,84 730,56
2º dia 770,86 751,68 2º dia 790,52 752,50
Recife Católica 757,74 738,98 Natal UnP 779,28 739,62
2º dia 761,30 752,12 2º dia 764,96 755,96
Belém Cesupa 764,36 739,98 Cuiabá Unic 762,38 717,60
2] dia 766,98 744,60 2º dia 762,78 761,14

compartilhe

     Cursos  e Bolsas na 1ª edição de 2015. 

A disputa envolveu 213 mil vagas, sendo 135.616 para bolsas integrais, de 100% do valor da mensalidade, e mais 77.497 de bolsas parciais,de 50% do valor.  Foram 788 para Medicina, e 26 mil para engenharias. Veja os 10 cursos com maior número de bolsas de estudo, e logo a seguir a tabela com as inscrições por Estado.

10 cursos com maior número de Bolsas de Estudo no Prouni 2015

Bolsas do Prouni 2015 –  10 Cursos com maior número de bolsas
Curso Bolsas   Curso Bolsas
Administração 22.050 Educação Física 8.181
Pedagogia 15.562 Gestão de Rec. Humanos 6.854
Direito 15.010 Enfermagem 6.801
Ciências Contábeis 11.917 Psicologia 5.307
Engenharia Civil 8.405 Engenharia de Produção 5.284

Inscrições Prouni 2015 por Unidade da Federação. Veja os campeões.

Candidatos inscritos no Prouni 2015 – parcial do dia 29 de janeiro.
Estado Inscritos Estado Inscritos Estado Inscritos
AC              8.790 MA              42.383 RJ               98.172
AL            19.604 MG            185.763 RN               230.957
AM             25.281 MS               18.606 RO               17.048
AP               8.690 MT               20.972 RR                 3.025
BA             100.151 PA               59.520 RS               91.034
CE            69.655 PB               34.615 SC               28.258
DF             29.682 PE               70.297 SE               16.787
ES              31.175 PI               25.028 SP            247.282
GO              41.535 PR               74.884 TO                9.750

   Medicina notas de corte Prouni Resultado Prouni  e Notas de Corte Medicina

Medicina – Notas de Corte no Prouni 2015https://blogdoenem.com.br/notas-de-corte-prouni-medicina/

prouni notas de corte horizontal

Notas de Corte Prouni

Veja aqui as notas de Corte do Prouni para Medicina, Direito, Odonto, Engenharias, Psicologia e todos os cursos.

fies pequeno

Dica 5 – Fies, o que é? – Veja aqui como fazer faculdade agora e pagar depois. 

 

prouni Veja como se inscrever no Prouni!

Você vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Aumente as suas chances e melhores o seu desempenho estudando com as apostilas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Dicas para todas as matérias. Veja aqui as Apostilas Gratuitas.

Veja as regras para Bolsas Remanescentes do Prouni:

Para concorrer nas Bolsas de Estudo Remanescentes do Prouni  que ocorrem após o ciclo oficial as regras socioeconômicas são as mesmas da etapa regular. Valem os critérios de renda familiar mensal per capital de até três salários mínimos para disputar as bolsas parciais, e de renda até 1,5 salários mínimos para as bolsas integrais. Todas as demais exigências (veja lista abaixo) seguem valendo. Mas, vale a nota do Enem de todas as edições desde 2010, e professores da rede pública nem precisam ter feito o Enem para entrar nas Bolsas remanescentes:

  • As principais diferenças são estas:
  •  Professores do quadro da rede pública de Educação Básica podem entrar nos cursos de Licenciatura
  • Não é preciso ter feito o Enem do último ano. Basta ter uma nova válida nas regras do Prouni desde o Enem 2010, em qualquer ano;
  • Candidatos aprovados na fase regular do Prouni no  mesmo  semestre não podem disputar as Bolsas Remanescentes;
  • Candidatos que consigam aprovação em uma Bolsa Remanescente no mesmo período não podem disputar novamente no mesmo semestre.

Post escrito por Carol Grechi.