Bolsas de Estudo Prouni 2021: veja como conseguir a sua

Bolsas de 100% para Medicina, Direito, Administração, Engenharias, Psicologia, Contábeis, Pedagogia, Enfermagem e todos os cursos. Veja as datas, as novas regras e as Notas de Corte do Prouni

As inscrições do segundo semestre do Programa Universidade Para Todos (Prouni) estão chegando e você tem mais uma chance de conseguir uma bolsa de estudos! O período de inscrição vai de 13 a 16 de julho e o resultado será divulgado no dia 20 de julho.

Veja no nosso artigo como você pode conseguir uma Bolsa de Estudos Integral, de 100% do valor da mensalidade, ou parcial, de 50% do valor das parcelas do seu curso de graduação. Sempre têm Bolsas para Medicina, Direito, Psicologia, Engenharia e todos os cursos.

Bolsas de Estudo do Prouni

São mais de 300 mil bolsas de estudo nas inscrições do Prouni todo ano para você realizar seu sonho. A única porta de entrada é a disputa pelas notas de corte. E o seu passaporte para vencer é o seu desempenho no Enem das edições anteriores.

Na concorrência para o curso de graduação em  Medicina, a disputa nos dois semestres  anteriores passou de cem candidatos por vaga. Veja as Notas de Corte do Prouni para calcular suas chances.

Agora chegou a hora de você se preparar para os desafios da primeira rodada das Bolsas de Estudo do Prouni 2020.  Veja o cronograma oficial do MEC, desde as inscrições, o resultado, a primeira e a segunda chamada.

Cronograma do 2º semestre

Confira as datas da segunda edição do Prouni 2021:

  1. Inscrições: 13 a 16 de julho
  2. Resultado: 20 de julho
  3. Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 20 a 28 de julho
  4. Resultado da 2ª chamada: 3 de agosto
  5. Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 3 a 11 de agosto

Como fazer o cálculo da renda familiar per capita

As bolsas de estudo do Prouni  integrais, de 100%, destinam-se aos candidatos que possuam renda per capita mensal de até 1,5 salário mínimo, enquanto que as Bolsas de Estudo parciais ficam reservadas para aqueles candidatos com renda familiar mensal de até três salários mínimos.

 Veja como calcular sua Renda FamiliarRenda Familiar Per Capita - Como calcularVeja agora uma demonstração bem prática do canal do Curso Enem Gratuito, com uma fórmula simples e direta, para você aprender a fazer o cálculo da Renda Familiar Mensal Bruta Per Capita:

As bolsas de estudo Prouni 2021 cobrem 100% ou 50% da mensalidade, em todos os cursos. Se você fizer as contas, isto significa mais de R$ 600 mil para um curso de Medicina.

As notas do Prouni são, na média, mais baixas que as do Sisu. Muita gente perde a chance porque nem sabe que poderia participar. As regras são bem flexíveis no critério da Renda Familiar Per Capita, e quase todo mundo pode disputar as Bolsas de Estudo.

Prouni 2021. Veja as Regras:

  1. Não pode participar para quem  zerou na redação ou ficou abaixo de 450 pontos de média nas provas objetivas, e nem quem zerou na redação;
  2. É preciso preencher os critérios socioeconômicos de carência social  e de Renda Familiar Mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas de 100% de gratuidade. Cuidado ao interpretar esta exigência. Não é a renda total da família, e sim a renda total dividida pelo número de pessoas da família;
  3. Quem tem Renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para bolsas de 50% – Vale o mesmo raciocínio da exigência anterior. Veja abaixo como fazer o cálculo correto da Renda Per Capita;
  4. Só podem participar do Prouni quem tiver feito todo o Ensino Médio em escola pública, ou quem tiver feito o mesmo ciclo ou algumas das séries com bolsa integral em escola particular;
  5. Na época das inscrições você deve informar o número de inscrição e sua senha do Enem  em que você tem nota válida;
  6. Pessoas portadoras de deficiência;
  7. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública;
  8. Se você vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, então no ano que vem já poderá fazer a sua Inscrição no Prouni e concorrer às bolsas de estudo.
  9. Ficou com alguma dúvida? Vamos publicar o edital aqui no dia 15 de dezembro.

As notas de corte do Prouni

Ter uma nota do Enem válida no ano anterior é obrigatório apenas nas etapas iniciais do Prouni em cada ano, tanto no primeiro quanto no segundo semestre.  Nesta edição de janeiro de 2021, excepcionalmente, valem as notas do Enem 2019. A nota do Enem funciona como critério de classificação para definir a ordem de quem entra ou quem fica de fora nos cursos que escolher.

O Prouni funciona como um vestibular simplificado para os cursos de graduação, É como no Sisu, com a nota de corte sendo utilizada para selecionar os alunos. Notas de Corte – Veja a Pirâmide com as Notas de Corte mais altas do Prouni. Não e assuste com os números. Eles mostram as médias mais altas nos cursos mais procurados. Mas, há chances com pontuação menor.

Você pode ver aqui uma lista completa com as notas de corte do Prouni mais baixas também. Logo abaixo confira todas as regras do programa.As Notas de Corte do Prouni.Calendário do Prouni 2021

  • Site das vagas e das inscrições: Portal do Prouni/
  • Inscrições em abril: aguarde o calendário
  • Resultado :aguarde o calendário
  • Segunda Chamada: aguarde o calendário
  •   Lista de Espera: aguarde o calendário
  • Resultado da Lista: aguarde o calendário

EPara quem não conseguir uma vaga na 1ª ou na 2ª Chamada  do Prouni ainda têm chances de conseguir uma Bolsa de Estudos com a Lista de Espera. Muitos aprovados não confirmaram a matrícula, e as vagas retornaram para o sistema, depois ainda têm as chamadas de Lista de Espera.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel