Renda Familiar Per Capita: veja o que é; para que serve; e como calcular

Entenda o que o MEC solicita como critério de seleção no Fies, no Prouni e no Sisu. As regras consideram o resultado do cálculo da Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita, e não a renda 'da pessoa' que se candidata. É simples fazer esta conta. Mas, fique de olho para não se confundir nos cálculos!

Se você quer concorrer a uma vaga nas Universidades Públicas através do SISU, ou uma bolsa de Estudos do Programa Universidade para Todos – PROUNI, ou, ainda, deseja ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), fique atento ao cálculo da sua Renda Familiar Mensal Per Capita.

Esse cálculo da renda familiar per capita é o critério maior para que os candidatos possam se enquadrar nas vagas pelas Cotas definidas em todos os Programas.

No Sisu, além de ter estudado em escolas públicas no Ensino Médio, os cotistas ficam divididos em grupos pela faixa da Renda Familiar Per Capita.

Cálculo da Renda Familiar Per Capita

Nas vagas do Prouni, as bolsas integrais só valem para quem está na faixa de renda de até 1,5 salário mínimo de Renda Familiar Per Capita. Quem fica na faixa de 1,5 salário mínimo e de até 3 salários mínimos de renda familiar per capita só pode concorrer às bolsas parciais do Prouni.

E, para obter o financiamento Juro Zero no FIES, só podem disputar estas vagas candidatos na faixa de Renda Familiar Per Capita de até 1,5 salário mínimo também. Aprenda a fazer o cálculo correto para ver as suas chances em cada programa.

Acompanhe as dicas do Blog do Enem. Aprenda o passo a passo para não marcar bobeira na hora de comprovar o seu perfil de renda. Sem essa de perder a chance de estudar com bolsa de estudos ou de garantir um financiamento.

Aprenda a fazer o cálculo da renda familiar per capita

Entenda: o que o MEC solicita como critério de seleção é a renda familiar per capita, e não a renda per capita. Fique atento para não confundir os cálculos!

A chamada renda familiar per capita (a que você precisa comprovar para participar dos programas do governo) é feita com base no cálculo que envolve a soma da renda de todos os moradores de uma residência, e que é dividida pelo número total de pessoas que vivem sob a manutenção desta renda total.

Funciona da seguinte forma: Vale o seu Grupo Famililar, que são todas as pessoas que vivem sob o mesmo teto, e mesmo uma pessoa que viva num asilo, por exemplo, e que seja mantida pela renda das pessoas deste Grupo Familiar.

Então, veja quem trabalha na sua família (no seu Grupo Familiar), e some a renda de todos eles.

Em seguida, conte quantas pessoas vivem como beneficiários desta renda (inclusive os que trabalham), e faça a divisão.

Pronto, você chegou ao resultado da sua Renda Familiar Bruta Mensal Per Capita.

Você também pode encontrar o mesmo cálculo com o nome de renda familiar bruta mensal por pessoa. O termo é um sinônimo que também pode aparecer nos editais dos certames.

ProUni:

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.  Veja tudo sobre o Prouni

FIES:

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).   Veja tudo sobre o FIES.

SISU:

Sistema de Seleção Unificada – É o programa do Ministério da Educação que substitui o vestibular para as universidades públicas. Vale a Nota do Enem como sistema de classificação. Mas, 50% das vagas ficam reservadas para os alunos de escolas públicas. É a Lei de Cotas. Veja tudo sobre o Sisu: https://blogdoenem.com.br/sisu

Vai encarar o próximo Enem?

Então, vem para o Curso Enem Gratuito: aulas, dicas, simulados e Planos de Estudos Online para você se organizar e mandar bem. Vem!

curso enem gratuito

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203