Sisu 2020: último dia de inscrições! Veja as notas de corte para o curso que você quer

O Sisu 2020 é o melhor jeito de conseguir uma vaga nas Universidades Públicas pela nota do Enem. Conheça as regras do processo seletivo, as melhores estratégias para conseguir uma vaga e as notas de corte para todos os cursos!

Devido aos problemas com a correção do Enem 2019, o Ministério da Educação estendeu o prazo das inscrições do Sisu 2020. Agora, as inscrições ficarão abertas do dia 21 ao dia 26 de janeiro. Hoje é o último dia. Mas, a divulgação do resultado, prevista para o dia 28, está bloqueada pela Justiça Federal até que o MEC confirme que todas as notas do Enem 2019 foram revisadas.

O resultado do Enem foi divulgado no dia 17 de janeiro e gerou muita polêmica em virtude de erros na correção da prova identificados pelos candidatos. O Inep reconheceu o problema e abriu prazo para que aqueles que pudessem ter sido prejudicados solicitassem a verificação de suas provas. O prazo foi pequeno, de apenas 12 horas, e tudo foi parar na Justiça.

Ministro tira dúvidas pelo Twitter

Outra novidade é que o Ministro da Educação, pelo Twitter, respondeu diretamente ao pai de uma participante do Enem 2019 tirando dúvidas sobre a nota da filha. Veja o print da conversa do ministro com “Alê” (o presidente do INEP se chama Alexandre) e o pai da estudante (Carlos). Fonte: O Antagonista – domingo, 26 de janeiro, 16h29 min.

Inscrições do Sisu estão valendo

O início das inscrições foi mantido para o dia 21/01 (terça-feira), estendendo-se, agora, até o dia 26/01 (domingo), para que nenhum estudante fosse prejudicado. A divulgação do resultado oficial, no entanto, prevista para o dia 28 de janeiro, está agora em deliberação judicial.

E fique bem atento: se os prazos originais forem mantidos pela Justiça, as matrículas começam dia 29 de janeiro e terminam 4 de fevereiro!

O que é o Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada é um mecanismo nacional de comparação automática de notas do Enem entre os alunos que disputam as vagas de um curso em instituições públicas. A participação no Sisu 2020 é pela nota do Enem do ano anterior.

Ou seja, para participar do Sisu 2020 você deve ter feito o Enem 2019. Além disso, candidatos que tiverem tirado zero na redação do Enem não poderão disputar uma vaga pelo Sisu. O resultado do Enem está previsto para 18 de janeiro. Na semana seguinte acontece o Sisu 2020.

Regras do Sisu 2020 e melhores estratégias para conseguir uma vaga

A Diretora do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito, Jade Philippe, preparou para você um vídeo completo explicando como vai funcionar o Sisu 2020 e as estratégias que você pode adotar para passar para o curso que deseja!

Gostou das dicas? Muito legais, e podem ajudar você a conquistar uma vaga no Sisu 2020.

Veja as Notas de Corte do Sisu e consulte também o Simulador das Notas de Corte para saber onde daria para você passar. O Blog do Enem mostra para você as Notas de Corte do Sisu em todas as universidades públicas e também dos cursos mais procurados.

Notas de corte das universidades mais procuradas:

Veja quantos pontos são necessários para entrar em cada curso das seguintes instituições: USPUFRJUFMGUFCUFRGSUFGUFPRUFAMIFSPUFFUnBUFBAUFSCarNo final do post tem a lista completa para todas as universidades públicas e institutos federais.

Cursos mais procurados:  Direito,  Administração;  Pedagogia;  Engenharia Civil;  Enfermagem;  Medicina;  Educação Física, Serviço SocialFisioterapiaPsicologiaBiologia.

Para vencer e conquistar uma vaga no Sisu você precisa de estratégia: você pode se inscrever para duas opções de curso em até duas universidades diferentes, e, acompanhar a evolução das notas de corte em cada uma das opções.

E, você pode conferir também todas as Notas de Corte do Sisu na tabela ao fina do post. Se a nota de corte do curso que você quer estiver muito mais alta que a sua nota, você pode pesquisar outras opções de cursos (ou universidades) que estejam com notas de corte mais próximas da sua pontuação no Enem.

Ou seja, durante a disputa você poderá mudar as suas opções de curso até o último dia das inscrições do Sisu! Veja mais abaixo as regras do SISU 2020.

Cronograma de Inscrições Sisu 2020

  • Resultado do Enem: 17 de janeiro
  • Inscrições Sisu: 21 a 26 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Inscrição na Lista de Espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Critérios de desempate no Sisu 2020

É difícil acontecer, mas, e se dois candidatos ficam empatados na disputa de uma vaga? De acordo com o edital do Sisu, estes são os critérios de desempate:

  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Vale a pena entrar na lista de espera?

Se você não for aprovado na primeira chamada do Sisu, vale a pena, sim, colocar o nome na lista de espera. Todo ano as listas chamam milhares de nomes para ocupar as vagas não preenchidas pelos aprovados.

Olha só o que acontece: muitas pessoas que passam no Sisu não aparecem para fazer a matrícula, porque fazem as contas e verificam que custa caro morar em outras cidades, e que muitas vezes é mais barato pagar uma faculdade particular na sua própria cidade.

Também acontece de os candidatos aprovados no Sisu passarem em outras universidades que ainda fazem vestibulares próprios, e aí não se matricularem no curso em que passaram pelo Sisu.

Independentemente dos motivos pessoais de cada candidato, o fato é que sempre aparecem vagas para a lista de espera. Fique de olho em todas as etapas: assim que sair o resultado oficial do Sisu, abrem as inscrições para a lista de espera! O detalhe é que você só pode escolher um dos cursos para os quais concorreu no Sisu.

Veja como fazer a sua inscrição

Veja as informações oficiais do site do Sisu de como realizar a sua inscrição:

1- Para se inscrever

Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e insira o seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

2- Antes de começar

A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.

3- Minha inscrição

Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

4- Pesquisa de vagas

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

5- Conhecendo as vagas

No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.

6- Modalidade

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

7- Confirmação

Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

8- Inscrição concluída!

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

9- Classificação parcial

Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.

Simulador de Notas de Corte do Sisu

O Simulador de Notas de Corte é simples como um Game para testar suas chances no Sisu, no Prouni e no Fies. Escolha um curso de graduação, uma cidade, e coloque a sua nota média ‘real’ ou apenas uma nota sugerida, e veja os resultados. Preencha os campos do formulário a seguir:

Simulador de Notas de Corte do Enem

Têm resultados no Simulador de Notas de Corte para Bolsas de Estudo do Prouni nas faculdades e universidades privadas; para as vagas com Financiamento Estudantil pelo FIES; e também para as edições do Sisu nas universidades públicas.

O Simulador foi criado pelos desenvolvedores da Rede Alumni, empresa parceira do Blog do Enem com o Programa Quero Bolsa.

Notas de corte do Sisu – todas as universidades

Notas de Corte do Sisu – Todas as Universidades

FURG – Universidade Federal de Rio Grande
UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina
UECE – Universidade do Estado do Ceará
UEL – Universidade Estadual de Londrina
UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais
UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
UENF – Univ. Est. do Norte Fluminense
UENP – Univ. Estadual do Norte do Paraná
UEPB – Universidade Estadual da Paraíba
UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz
UESPI – Universidade Estadual do Piauí
UEZO – Universidade Estadual da Zona Oeste (RJ)
UFABC – Universidade Federal do ABC
UFAC – Universidade Federal do Acre
UFAL – Universidade Federal de Alagoas
UFAM – Universidade Federal do Amazonas
UFBA- Universidade Federal da Bahia
UFC – Universidade Federal do Ceará
UFCA – Universidade Federal do Cariri
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande
UFCSCPA – Univ. Fed. de Ciências da Saúde de POA
UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo
UFF – Universidade Federal Fluminense
UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul
UFG – Universidade Federal de Goiás
UFGD – Univ. Federal da Grande Dourados
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
UFLA – Universidade Federal de Lavras
UFMA – Universidade Federal do Maranhão
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso
UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto
UFPA – Universidade Federal do Pará
UFPB – Universidade Federal da Paraíba
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco
UFPEL – Universidade Federal de Pelotas
UFPI – Universidade Federal do Piauí
UFPR – Universidade Federal do Paraná
UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia
UFRB – Univ. Federal do Recôncavo da Bahia
UFRGS – Univ. Federal do Rio Grande do Sul
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco
UFRR – Universidade Federal de Roraima
UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
UFS – Universidade Federal de Sergipe
UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos
UFSJ – Universidade Federal de São João del-Rei
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
UFT – Universidade Federal no Tocantins
UFTM: Universidade Fed. do Triângulo Mineiro
UFU – Universidade Federal de Uberlândia
UFV – Universidade Federal de Viçosa
UFVJM – Univ. Fed. dos V. do Jequitin. e Mucuri
UnB – Universidade de Brasília
UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
UNEMAT – Universidade Estadual de Mato Grosso
UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná
UNICENTRO – Univ. do Centro-Oeste do Estado do Paraná
UNIFAL-MG – Universidade Federal de Alfenas
UNIFAP – Univ. Fed. do Amapá
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
UNIFERSA: Universidade Fed. Rural do Semi-Árido
UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
UNIFESSPA – Univ. do Sul e Sudeste do Pará
UNILA – Univ. Integração Latino-Americana
UNILAB – U. Integ. Int. da Lusofonia Afro-Brasileira
UNIMONTES – Univ. Estadual de Montes Claros
UNIOESTE – Univ. Estadual do Oeste do Paraná
UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio
UNITINS – Universidade do Estado do Tocantins
UNIVASF – Univ. Fed. do Vale do São Francisco
UPE – Universidade (Estadual) de Pernambuco
USP – Universidade de São Paulo
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná

NOTAS DE CORTE DO SISU NOS INSTITUTOS E FACULDADES PÚBLICAS

CEFET – Minas Gerais
CEFET – Rio de Janeiro
ENCE – Rio de Janeiro
ESCS – Escola Superior de Ciências da Saúde
FAETERJ: Faculdade de Tecnologia do RJ
ISEPAM – Inst. Sup. de Ed. Prof. Aldo Muylaert
ISERJ – Inst. Sup. de Ed. do Rio de Janeiro
IF Catarinense – Inst. Fed. Catarinense
IF Goiano – Instituto Federal Goiano
IFS – Instituto Federal de Sergipe
IF Sertão – Inst. Federal do Sertão – PE
IFAC – Instituto Federal do Acre
IFAL – Instituto Federal de Alagoas
IFAM – Instituto Federal do Amazonas
IFAP – Instituto Federal do Amapá
IFB – Instituto Federal de Brasília
IFBA – Instituto Federal da Bahia
IF Baiano – Instituto Federal Baiano
IFC – Instituto Federal Catarinense
IFCE – Instituto Federal do Ceará
IF Farroupilha – Inst. Fed. Farroupilha
IF Fluminense – Instituto Federal Fluminense
IFES – Instituto Federal do Espírito Santo
IFG – Instituto Federal de Goiás
IFMA – Instituto Federal do Maranhão
IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais
IFMS – Instituto Fed. de Mato Grosso do Sul
IFMT – Inst. Federal de Mato Grosso
IFNMG – Inst. Fed. do Norte de Minas Gerais
IFPA – Instituto Federal do Pará
IFPB: Instituto Federal da Paraíba
IFPE – Instituto Federal de Pernambuco
IFPI – Instituto Federal do Piauí
IFPR – Instituto Federal do Paraná
IFRJ – Instituto Federal do Rio de Janeiro
IFRN – Inst. Fed. do Rio Grande do Norte
IFRO – Instituto Federal de Rondônia
IFRR – Instituto Federal de Roraima
IFRS – Instituto Federal Rio Grande do Sul
IFSC – Inst. Fed. de Santa Catarina
IF SERTÃO – Inst. Federal do Sertão
IFSE – Instituto Federal de Sergipe
IFSEMG – Instituto Federal Sudeste de MG
IFSP – Instituto Federal de São Paulo
IF Sul de Minas – Inst. Federal Sul de MG
IFSUL – Inst. Fed. Sul-Rio-Grandense
IFTM. Instituto Fed. do Triângulo Mineiro
IFTO – Inst. Federal do Tocantins

 

Notas de corte do Sisu por curso

 

 

 

 

João Vianney
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. [email protected]