Sisu 2020: veja como fazer a inscrição e as notas de corte

Inscrições abertas: 7 a 10 de julho. O resultado oficial sai dia 14. Veja abaixo mais detalhes sobre o processo seletivo; como fazer a sua inscrição no Sisu 2020; e as notas de corte

Chegou  a hora das inscrições do Sisu 2020 para o 2º semestre. Agora é a hora da verdade. Veja o passo a passo para fazer sua inscrição e se liga nas 10 Estratégias vencedoras para conseguir sua vaga.

Cronograma de Inscrições Sisu 2020

  • Inscrições Sisu: 7 a 10 de julho
  • Resultado: 14 de julho
  • Inscrição na Lista de Espera: 14 a 21 de juho
  • Chamadas da Lista: 24 de julho em diante

Veja como funciona o Sisu

O critério do processo seletivo é a sua nota do Enem: é ela que vale na disputa entre os candidatos. Determinadas universidades utilizam critérios mais específicos, dando pesos diferentes a determinadas áreas de conhecimento no Enem, de acordo com o curso.

Por exemplo: para a seleção de um curso de Engenharia as questões de Matemática e Ciências da Natureza podem ter um peso maior que as questões de Ciências Humanas e Linguagens. Por outro lado, um curso de Jornalismo pode dar maior peso à nota da Redação. Entendeu?

A disputa do Sisu deixa muita gente de fora porque não entende as regras do jogo. A cada dia, as notas de corte são atualizadas de acordo com os candidatos que se inscreveram.

Assim, você pode ver quase em tempo real se tem chance de ficar com a vaga ou não, pois a partir de 2019 o MEC passou a divulgar as Notas de Corte quatro vezes ao dia. Veja 10 Estratégias para você mandar bem no Sisu:

Curtiu as dicas?

Mudança de opção no Sisu 2020

Se sua nota estiver abaixo da nota de corte do Sisu, você tem a possibilidade de trocar sua inscrição para um curso ou universidade menos concorrida. É possível alterar sua inscrição quantas vezes você quiser, até o final do prazo das inscrições.

Divulgado o resultado oficial, os candidatos que não tiverem sido selecionados para a primeira ou para a segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera. Geralmente vários candidatos desistem da vaga quando passam em mais de uma faculdade, ou porque mudar de cidade é muito caro.

Quando as matrículas não são confirmadas as vagas ficam novamente abertas e os candidatos da lista de espera são chamados pouco a pouco.

Como fazer a sua inscrição no Sisu 2020

Com o Blog do Enem você aprende todos os passos, desde a inscrição e até a fazer simulações de opção de curso ou de instituições. Logo após o sistema abrir você poderá ir testando as suas notas do Enem em diversas instituições e cursos quando o sistema estiver aberto.

1ª etapa

Quando o sistema estiver aberto para inscrições, entre na página oficial do Sisu, e veja o botão laranja “Fazer Inscrição”. Sisu passo a passo 1Importante: O MEC só vai ativar o link para você preencher o cadastro na semana de inscrições.

2ª etapa

Em seguida, basta digitar seu número de inscrição no Enem, sua senha cadastrada e escrever o que aparecer na imagem de segurança para provar que você não é um robô.

Sisu passo 2O sistema já puxa as notas que você tiver alcançado no Enem 2019 e coloca automaticamente para disputar as vagas do curso e instituição que você escolher. Veja aqui como funcionam as Notas de Corte

Veja como fazer a sua inscrição

Veja as informações oficiais do site do Sisu de como realizar a sua inscrição:

1- Para se inscrever

Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e insira o seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

2- Antes de começar

A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.

3- Minha inscrição

Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

4- Pesquisa de vagas

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

5- Conhecendo as vagas

No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.

6- Modalidade

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

7- Confirmação

Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

8- Inscrição concluída!

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.

9- Classificação parcial

Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.

Lembrando que você pode mudar suas escolhas até o final do dia. Mas, para aumentar suas chances, veja a seguir o Curso Enem Gratuito:

Curso Enem Gratuito

Aumente as suas chances na disputa das vagas estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação foram analisadas e transformadas em tópicos para você estudar.

Acesse o Curso Enem Gratuito.

curso enem gratuito blue fino
Aulas, Dicas, Exercícios e Simulados gratuitos. Veja.

Acompanhe as notas de corte a cada dia

Depois de se fazer a sua inscrição no Sisu, não se esqueça de acompanhar as notas de corte até o prazo de encerramento das inscrições!

Se a nota de corte do seu curso estiver muito alta, você pode se inscrever em outra opção menos concorrida. Você pode pesquisar e simular quantas vezes quiser, sem problemas!

Depois ainda tem a Lista de Espera

Se você não conseguir uma vaga no resultado do Sisu, nada de pânico. Logo em seguida já abre o processo de inscrição na lista de espera.

É comum o candidato que passou pelo Sisu para estudar longe e casa desistir do curso selecionado. Muitas pessoas fazem as contas de quanto custa morar longe da casa dos pais ou de ter que deixar o trabalho para ir morar em outra cidade e não faz a matrícula.

Muitas vagas vão se abrir, inclusive em cursos muito disputados como Direito, Medicina, Psicologia, Administração e as Engenharias.