Sisu 2019 – Veja como fazer a inscrição e consulte as notas de corte.

Inscrições abertas só até 25 de janeiro. O resultado oficial sai dia 28/01. Veja abaixo mais detalhes sobre o processo seletivo; como fazer a sua inscrição no Sisu 2019; as notas de corte para todos os cursos e universidades; e as explicações do MEC para a lentidão do sistema.

O primeiro dia de inscrições no Sisu 2019 está sendo de grande frustração para os candidatos. A maioria que acessou o site oficial não conseguiu entrar na área de inscrições e tem medo de perder a chance.

O Blog do Enem questionou o Ministério da Educação sobre o problema, ao que foi respondido que o sistema de inscrições deve ser retornar à normalidade até o final da tarde desta terça-feira (22/01). Por enquanto, não há previsão de prorrogação do prazo de inscrição do Sisu 2019. Veja a íntegra da resposta do MEC:

O Sisu registrou uma lentidão na manhã desse primeiro dia de inscrições devido ao grande número de acessos. O sistema está em processo de normalização até o final do dia. Já foram realizadas 441.157 inscrições, até 12h.  O prazo final para as inscrições vai até as 23h59 da sexta-feira, 25, no horário oficial de Brasília.

Porém, o sistema continuou lento mesmo durante a noite do primeiro dia de inscrições. O Blog do Enem fez novo contato com o Ministério da Educação, que encaminhou a seguinte resposta através da Assessoria de Imprensa:

O Ministério da Educação adotou todas as medidas para resolver a lentidão no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrada hoje, dia 22, no primeiro dia de acesso dos estudantes. A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados.

 A instabilidade foi causada por um grande volume de acessos espontâneos na rede do MEC. O sistema, que nas edições anteriores, recebia de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou hoje picos de até 350 mil acessos simultâneos.

 Uma novidade testada nesta edição do Sisu foi a divulgação da nota de corte para todos os cursos em quatro momentos (7h, 12h, 17h30 e 20h). No sistema anterior, a divulgação dos resultados se limitava a um horário (meia-noite), a partir do segundo dia de inscrição.

 A divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, dia 25. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, dia 24.

Veja como funciona o Sisu

O critério do processo seletivo é a sua nota do Enem: é ela que vale na disputa entre os candidatos. Determinadas universidades utilizam critérios mais específicos, dando pesos diferentes a determinadas áreas de conhecimento no Enem, de acordo com o curso.

Por exemplo: para a seleção de um curso de Engenharia as questões de Matemática e Ciências da Natureza podem ter um peso maior que as questões de Ciências Humanas e Linguagens. Por outro lado, um curso de Jornalismo pode dar maior peso à nota da Redação. Entendeu?

A disputa do Sisu deixa muita gente de fora porque não entende as regras do jogo. A cada dia, as notas de corte são atualizadas de acordo com os candidatos que se inscreveram.

Assim, você pode ver quase em tempo real se tem chance de ficar com a vaga ou não, pois a partir de 2019 o MEC passou a divulgar as Notas de Corte quatro vezes ao dia.

Se sua nota estiver abaixo da nota de corte do Sisu, você tem a possibilidade de trocar sua inscrição para um curso ou universidade menos concorrida. É possível alterar sua inscrição quantas vezes você quiser, até o final do prazo das inscrições.

Divulgado o resultado oficial, os candidatos que não tiverem sido selecionados para a primeira ou para a segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera. Geralmente vários candidatos desistem da vaga quando passam em mais de uma faculdade, ou porque mudar de cidade é muito caro.

Quando as matrículas não são confirmadas as vagas ficam novamente abertas e os candidatos da lista de espera são chamados pouco a pouco.

Cronograma do Sisu 2019

  • Inscrições: 22 a 27 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Inscrição na lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Matrículas: 30 de janeiro a 4 de fevereiro

Como fazer a sua inscrição no Sisu 2019

Com o Blog do Enem você aprende todos os passos, desde a inscrição e até a fazer simulações de opção de curso ou de instituições. Logo após o sistema abrir você poderá ir testando as suas notas do Enem em diversas instituições e cursos quando o sistema estiver aberto.

1ª etapa

Quando o sistema estiver aberto para inscrições, entre na página oficial do Sisu, e veja o botão laranja “Fazer Inscrição”. Sisu passo a passo 1Importante: O MEC só vai ativar o link para você preencher o cadastro na semana de inscrições.

2ª etapa

Em seguida, basta digitar seu número de inscrição no Enem, sua senha cadastrada e escrever o que aparecer na imagem de segurança para provar que você não é um robô.

Sisu passo 2O sistema já puxa as notas que você tiver alcançado no Enem 2018 e coloca automaticamente para disputar as vagas do curso e instituição que você escolher.

3ª etapa

Confirme os seus dados de contato, como celular e e-mail. Você pode clicar também em “Usar os mesmos dados do Enem”.

Sisu passo 3Selecione a opção “Estou ciente do aviso sobre os dados de contato” e clique em confirmar.

4ª etapa

Comece sua inscrição no Sisu 2019 escolhendo a sua primeira opção de curso de graduação:

Sisu passo 4

Para escolher a sua primeira opção de curso você pode procurar por município, por instituição ou por curso. No exemplo abaixo, a busca foi realizada digitando o nome da instituição.

Passo a passo Sisu - Blog do EnemNo caso da busca realizada por instituição, você verá uma lista com todos os cursos disponíveis.

Clique em cima do curso que você escolheu e confira o número de vagas e suas modalidades. Em seguida, clique em “Escolher este curso”.Passo a passo Sisu - Blog do Enem

5ª etapa

Selecione entre as opções de vaga para ampla concorrência ou para ações afirmativas. Passo a passo Sisu - Blog do EnemLembrando que o número de vagas e os critérios das ações afirmativas podem variar de acordo com cada curso/instituição.

Após clicar em “Escolher modalidade”, você verá informações sobre o curso, a instituição e os documentos exigidos pela instituição de ensino para a inscrição no Sisu.

Leia atentamente e, se estiver de acordo, selecione a opção “Estou ciente de toda a documentação exigida para a matrícula, assim como das demais informações contidas acima”.

6ª etapa

Logo em seguida é só clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção”. Passo a passo Sisu - Blog do EnemSe você quiser trocar sua categoria de vaga, ainda dá tempo, é só clicar em “Escolher outra modalidade”.

Após clicar em “Confirmar minha inscrição nesta opção”, você verá um resumo das informações sobre o curso escolhido em primeira opção. Se você trocar de ideia, ainda pode “Cancelar opção” ou “Escolher outro curso”.

Se não, é só partir direto para a segunda opção de curso, onde os passos serão os mesmos que fizemos na escolha da primeira.Passo a passo Sisu - Blog do Enem

Confira seus cursos escolhidos em primeira e segunda opção. Se desejar, você pode imprimir sua inscrição no Sisu.

Você pode alterar ou cancelar sua inscrição, mas isso só pode ser feito até às 23h59min do último dia de inscrições.

E, então fique de olhos abertos. Você ainda pode trocar a primeira opção pela segunda, é só clicar em inverter opções:Passo a passo Sisu - Blog do EnemNada difícil, não é mesmo?

Acompanhe as notas de corte a cada dia

Depois de se fazer a sua inscrição no Sisu, não se esqueça de acompanhar as notas de corte até o prazo de encerramento das inscrições!

Se a nota de corte do seu curso estiver muito alta, você pode se inscrever em outra opção menos concorrida. Você pode pesquisar e simular quantas vezes quiser, sem problemas!

Depois ainda tem a Lista de Espera

Se você não conseguir uma vaga no resultado do Sisu, nada de pânico. Logo em seguida já abre o processo de inscrição na lista de espera.

É comum o candidato que passou pelo Sisu para estudar longe e casa desistir do curso selecionado. Muitas pessoas fazem as contas de quanto custa morar longe da casa dos pais ou de ter que deixar o trabalho para ir morar em outra cidade e não faz a matrícula.

Muitas vagas vão se abrir, inclusive em cursos muito disputados como Direito, Medicina, Psicologia, Administração e as Engenharias.

Conheça as melhores estratégias para o Sisu

Assista ao vídeo abaixo para conhecer as melhores estratégias para conquistar uma vaga no Sisu 2019: