Inscrições abertas: 7 a 10 de julho. O resultado oficial sai dia 14. Veja abaixo mais detalhes sobre o processo seletivo; como fazer a sua inscrição no Sisu 2020; e as notas de corte
Chegou a hora das inscrições do Sisu 2020 para o 2º semestre. Agora é a hora da verdade. Veja o passo a passo para fazer sua inscrição e se liga nas 10 Estratégias vencedoras para conseguir sua vaga.
Cronograma de Inscrições Sisu 2020
- Inscrições Sisu: 7 a 10 de julho
- Resultado: 14 de julho
- Inscrição na Lista de Espera: 14 a 21 de juho
- Chamadas da Lista: 24 de julho em diante
Veja como funciona o Sisu
O critério do processo seletivo é a sua nota do Enem: é ela que vale na disputa entre os candidatos. Determinadas universidades utilizam critérios mais específicos, dando pesos diferentes a determinadas áreas de conhecimento no Enem, de acordo com o curso.
Por exemplo: para a seleção de um curso de Engenharia as questões de Matemática e Ciências da Natureza podem ter um peso maior que as questões de Ciências Humanas e Linguagens. Por outro lado, um curso de Jornalismo pode dar maior peso à nota da Redação. Entendeu?
A disputa do Sisu deixa muita gente de fora porque não entende as regras do jogo. A cada dia, as notas de corte são atualizadas de acordo com os candidatos que se inscreveram.
Assim, você pode ver quase em tempo real se tem chance de ficar com a vaga ou não, pois a partir de 2019 o MEC passou a divulgar as Notas de Corte quatro vezes ao dia. Veja 10 Estratégias para você mandar bem no Sisu:
Curtiu as dicas?
Mudança de opção no Sisu 2020
Se sua nota estiver abaixo da nota de corte do Sisu, você tem a possibilidade de trocar sua inscrição para um curso ou universidade menos concorrida. É possível alterar sua inscrição quantas vezes você quiser, até o final do prazo das inscrições.
Divulgado o resultado oficial, os candidatos que não tiverem sido selecionados para a primeira ou para a segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera. Geralmente vários candidatos desistem da vaga quando passam em mais de uma faculdade, ou porque mudar de cidade é muito caro.
Quando as matrículas não são confirmadas as vagas ficam novamente abertas e os candidatos da lista de espera são chamados pouco a pouco.
Como fazer a sua inscrição no Sisu 2020
Com o Blog do Enem você aprende todos os passos, desde a inscrição e até a fazer simulações de opção de curso ou de instituições. Logo após o sistema abrir você poderá ir testando as suas notas do Enem em diversas instituições e cursos quando o sistema estiver aberto.
1ª etapa
Quando o sistema estiver aberto para inscrições, entre na página oficial do Sisu, e veja o botão laranja “Fazer Inscrição”. Importante: O MEC só vai ativar o link para você preencher o cadastro na semana de inscrições.
2ª etapa
Em seguida, basta digitar seu número de inscrição no Enem, sua senha cadastrada e escrever o que aparecer na imagem de segurança para provar que você não é um robô.
O sistema já puxa as notas que você tiver alcançado no Enem 2019 e coloca automaticamente para disputar as vagas do curso e instituição que você escolher. Veja aqui como funcionam as Notas de Corte
Veja como fazer a sua inscrição
Veja as informações oficiais do site do Sisu de como realizar a sua inscrição:
1- Para se inscrever
Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição e insira o seu número de inscrição do Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada no Enem.
2- Antes de começar
A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.
3- Minha inscrição
Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.
4- Pesquisa de vagas
Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.
5- Conhecendo as vagas
No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis.
6- Modalidade
Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer e clique em “Escolher esta modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.
7- Confirmação
Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.
8- Inscrição concluída!
Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições.
9- Classificação parcial
Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição.
Lembrando que você pode mudar suas escolhas até o final do dia. Mas, para aumentar suas chances, veja a seguir o Curso Enem Gratuito:
Curso Enem Gratuito
Aumente as suas chances na disputa das vagas estudando com as Aulas, Exercícios e Simulados Online do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e os fundamentos da Redação foram analisadas e transformadas em tópicos para você estudar.

Acompanhe as notas de corte a cada dia
Depois de se fazer a sua inscrição no Sisu, não se esqueça de acompanhar as notas de corte até o prazo de encerramento das inscrições!
Se a nota de corte do seu curso estiver muito alta, você pode se inscrever em outra opção menos concorrida. Você pode pesquisar e simular quantas vezes quiser, sem problemas!
Depois ainda tem a Lista de Espera
Se você não conseguir uma vaga no resultado do Sisu, nada de pânico. Logo em seguida já abre o processo de inscrição na lista de espera.
É comum o candidato que passou pelo Sisu para estudar longe e casa desistir do curso selecionado. Muitas pessoas fazem as contas de quanto custa morar longe da casa dos pais ou de ter que deixar o trabalho para ir morar em outra cidade e não faz a matrícula.
Muitas vagas vão se abrir, inclusive em cursos muito disputados como Direito, Medicina, Psicologia, Administração e as Engenharias.