Inscrição no Sisu 2022 do primeiro semestre: veja como fazer

As inscrições do Sisu para o primeiro semestre de 2022 começam logo depois do resultado do Enem. Serão mais de 200 mil vagas. Veja como fazer a inscrição e conquistar o seu lugar na Universidade Pública

Você já pode colocar na sua agenda para entrar na Universidade: em janeiro de 2022 têm nova rodada do Sistema Seleção Unificada para entrar no Ensino Superior Público e gratuito. Veja agora as dicas sobre como fazer a inscrição no Sisu 2022.

A disputa de janeiro é muito rápida, dura apenas quatro dias, de terça a sexta-feira, logo após saírem as notas do Enem 2021. É melhor você ver já agora as dicas para conseguir a sua vaga, e não ficar de fora na disputa das notas de Corte do Sisu.

As dicas essenciais:

  1. Notas de Corte do Sisu
  2. Notas de Corte pelas Cotas
  3. Cálculo da Renda Per Capita
  4. Estratégias para vencer no Sisu

Bolsas de Estudo 2022

Além das inscrições do Sisu 2022 você pode conseguir Bolsas de Estudo pelo Prouni, pelo Fies, e também você pode entrar agora na Faculdade pelas Bolsas de Estudo 2022 promocionais, direto com as instituições. Bolsas de Estudo pela Nota do Enem - UniasselviVeja acima as Bolsas que o Centrto Universitário Uniasselvi está oferecendo aí mesmo na sua cidade, junto com o Blog do Enem:

Como funciona o Sisu

O critério do processo seletivo é a sua nota do Enem: é ela que vale na disputa entre os candidatos. Determinadas universidades utilizam critérios mais específicos, dando pesos diferentes a determinadas áreas de conhecimento no Enem, de acordo com o curso.

Por exemplo: para a seleção de um curso de Engenharia, as questões de Matemática e Ciências da Natureza podem ter um peso maior que as questões de Ciências Humanas e Linguagens. Por outro lado, um curso de Jornalismo pode dar maior peso à nota da Redação.

A disputa do Sisu deixa muita gente de fora porque não entende as regras do jogo. A cada dia, as notas de corte são atualizadas de acordo com os candidatos que se inscreveram.

Assim, você pode ver quase em tempo real se tem chance de ficar com a vaga ou não, pois a partir de 2019 o MEC passou a divulgar as notas de corte quatro vezes ao dia. Antes de fazer a inscrição no Sisu 2022, veja as dicas do Curso Enem Gratuito:

Estratégias para você mandar bem no Sisu

Conferiu as dicas da Jade Philippe aí no vídeo? Ela ajuda você a encontrar o caminho da vitória.

Mudança de opção no Sisu 2022

Se sua nota estiver abaixo da nota de corte do Sisu, você tem a possibilidade de trocar sua inscrição para um curso ou universidade menos concorrida. É possível alterar sua inscrição quantas vezes você quiser até o final do prazo das inscrições.

Divulgado o resultado oficial, os candidatos que não tiverem sido selecionados para a primeira ou para a segunda opção de curso podem se inscrever na lista de espera. Geralmente vários candidatos desistem da vaga quando passam em mais de uma faculdade, ou porque mudar de cidade é muito caro.

Quando as matrículas não são confirmadas as vagas ficam novamente abertas e os candidatos da lista de espera são chamados pouco a pouco.

Como fazer a inscrição no Sisu 2022

Com o Blog do Enem você aprende todos os passos, desde a inscrição e até a fazer simulações de opção de curso ou de instituições. Logo após o sistema abrir você poderá ir testando as suas notas do Enem em diversas instituições e cursos quando o sistema estiver aberto.

Passo a passo da inscrição

Veja as informações oficiais do site do Sisu de como realizar a sua inscrição:

1- Para se inscrever

Na página do Sisu clique em “Fazer Inscrição” e, em seguida, em “Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro”.

Página inicial do Sisu - Inscrição

2- Antes de começar

A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição. Se precisar, você pode alterar esses dados a qualquer momento, na barra superior.

 

3- Minha inscrição

Nesta tela você pode escolher até duas opções de curso. É aqui que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção”.

Inscrição do Sisu - opções

 

4- Pesquisa de vagas

Você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

Inscrição do Sisu - busca de vagas

 

5- Conhecendo as vagas

No resultado da busca você conhece os cursos pesquisados. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis. Neste exemplo fizemos a busca pelo curso de Engenharia Civil.

Observe no exemplo a seguir que as vagas são exibidas por estado.Vagas em Engenharia Civil

 

6- Modalidade

Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso e escolha uma das opções para a qual pretende concorrer.

Inscrição do Sisu - modalidade

Aqui serão exibidas todas as modalidades a que você pode concorrer. No exemplo abaixo são exibidas as vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Após escolher seu tipo de cota ou optar por ampla concorrência, clique em “Escolher essa modalidade” para continuar. Fique atento às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

Modalidade de cotas

 

7- Confirmação

Confira os dados do curso e modalidade de vaga que você escolheu, a documentação que será exigida pela instituição na matrícula e clique em “Confirmar minha inscrição”.

Inscrição do Sisu - confirmação

 

8- Inscrição concluída!

Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida. Em seguida você pode repetir o processo para escolher sua 2ª opção de curso.

Lembre-se que você pode alterar suas opções quantas vezes quiser durante o período de inscrições.Inscrição do Sisu - opções selecionadas

 

9- Classificação parcial

Aqui, você acompanha as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. O exemplo abaixo mostra a classificação parcial do terceiro dia do período de inscrição no Sisu 2021.

Perceba que a chance de aprovação seria grande, pois o participante possui notas de corte maiores do que as dos cursos selecionados.Resultado parcial

 

Acompanhe as notas de corte a cada dia

Depois de se fazer a sua inscrição no Sisu, não se esqueça de acompanhar as notas de corte até o prazo de encerramento das inscrições!

Se a nota de corte do seu curso estiver muito alta, você pode se inscrever em outra opção menos concorrida. Você pode pesquisar e simular quantas vezes quiser, sem problemas!

Depois ainda tem a Lista de Espera

Se você não conseguir uma vaga no resultado do Sisu, nada de pânico. Logo em seguida já abre o processo de inscrição na lista de espera.

É comum o candidato que passou pelo Sisu para estudar longe de casa desista do curso selecionado. Muitas pessoas fazem as contas de quanto custa morar longe da casa dos pais ou de ter que deixar o trabalho para ir morar em outra cidade e não faz a matrícula.

Muitas vagas vão abrir, inclusive em cursos muito disputados como Direito, Medicina, Psicologia, Administração e as Engenharias.

Cronograma do Sisu 2022

  • Inscrições: aguarde o Edital
  • Onde: na página oficial do Sisu
  • Resultado da 1ª chamada:
  • Matrícula dos selecionados na 1ª chamada:
  • Prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera:
  • Início da divulgação dos aprovados da lista de espera:

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu Tags: , , , ,