10 Estratégias para vencer as notas de corte do Prouni

A disputa é muito rápida: um lance errado e você pode perder tudo. É um jogo de estratégia onde o seu Resultado do Enem pode garantir a sua Bolsa de Estudos no Prouni. Veja as dicas:

Entenda  como funciona o jogo das Notas de Corte do Enem. É como num Game. Você ganha vidas se souber onde ‘encaixar’ a sua Nota de Corte durante o período de leilão de vagas no ProUni, no Sisu e no FIES. Veja como se preparar para esta guerra.

Mesmo lendo tudo a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);  sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni);  e sobre o Financiamento Estudantil (FIES) sempre fica uma dúvida das Notas de Corte:

  1. Como funcionam as notas de corte do Enem?
  2. Como calcular minhas chances no Prouni?
  3. Como ver se tenho chance no Sisu?
  4. E agora?
  5. Socorro, só tem pedreira nas Notas de Corte do Prouni e nas Notas de Corte do Sisu!

Chega de dúvidas: os sistemas de acesso ao ensino superior criados pelo Ministério da Educação (MEC) funcionam como um vestibular eletrônico, quase em tempo real.

Entenda as Nota de Corte

Para você entender o que são e como funcionam as Notas de Corte do Enem no Sisu, no ProUni e no FIES, pense o seguinte: a Nota de Corte é o limite mínimo de pontos que você precisa para ‘passar’ no curso que escolheu.

Veja nesta imagem como é o ranking das notas de corte do Enem. Os cursos mais valorizados pela maior parte dos candidatos ficam com as notas de corte mais altas no ProUni, no Sisu e no FIES:As Notas de Corte do Sisu, do Fies e do ProuniEste quadro mostra os ‘tetos’ de notas de corte do Enem na maior parte das carreiras.

Mas, pelas disputas nas cotas sociais ou raciais, e na disputa em universidades com menor número de candidatos as notas podem cair bastante em relação a este quadro. Por exemplo, Medicina nas universidades mais procuradas passa dos 800 pontos na disputa por Ampla Concorrência.

Mas, pelas Cotas, em universidades menos concorridas, pode cair para a faixa dos 700 pontos para entrar. Veja todas as notas de corte do Sisu, e as Notas de Corte do ProUni.

Veja como calcular sua Renda Per Capita

Veja acima com  a Mariany Bittencourt, do Curso Enem Gratuito, as dicas para você se virar bem na hora de calcular a sua Renda Familiar Mensal Per Capita. Em cinco minutos você aprende a fazer a conta certa.

Mandou bem a Mariany!

Notas de Corte do Prouni – Calcule suas chances

Veja agora como ficaram as maiores e as menores notas de corte do Prouni em 2020

Notas de Corte do PROUNI 2020
CursoMaior NotaMenor Nota
1Medicina815710
2Farmácia765565
3Engenharia Elétrica760625
4Medicina Veterinária755600
5Fisioterapia755560
6Odontologia745520
7Engenharia Civil740590
8Letras / Português735500
9Ciências Biológicas730625
10Psicologia735470
11Arquitetura e Urbanismo730610
12Ciências Econômicas730680
13Jornalismo725455
14Biomedicina715640
15Engenharia de Produção715600
16Gestão de Rec. Humanos715460
17Nutrição715460
18Enfermagem710565
19Publicidade e Propaganda705550
20Direito703660
21Comércio Exterior705450
22Serviço Social700460
23Marketing700455
24Artes Visuais695455
25Administração680610
26Gestão Comercial680455
27Logística660455
28Pedagogia655480
29Radiologia655 –
30Agronomia650540
31Ciências Contábeis640460
32Gastronomia635605
33Segurança no Trabalho630455
34Educação Física610595
35Empreendedorismo605500

.

É Simples entender as Notas de Corte do Enem:

Você precisa ter os pontos para ‘vencer’ os demais candidatos ao mesmo curso. Assim, com esta ‘nota mínima’ obtida no Enem você alcança a Nota de Corte necessária para ficar entre os pré-selecionados para cada curso no Sisu, no ProUni e no FIES.

10 Estratégias para mandar bem no Prouni e no Sisu

Veja com a diretora de conteúdo do Blog do Enem, Jade Philippe, como você pode montar uma boa estratégia para vencer as Notas de Corte e conquistar sua vaga.

Gostou das estratégias para você mandar bem?

A explicação oficial do MEC sobre as Notas de Corte

Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o sistema calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

O que é a classificação parcial nas Notas de Corte? – Veja a resposta do MEC

Durante o período de inscrição nos programas o candidato pode consultar as notas de corte indicadas em cada curso. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Fonte: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas

As Notas de Corte mudam todo dia

Uma Batalha por dia – Após você se inscrever no Sisu, no Prouni ou no Fies a sua nota do Enem fica disputando a posição com as notas dos outros candidatos. O sistema coloca em ordem de preferência, da maior para a menor nota entre os competidores de cada categoria (Ampla Concorrência ou Cotas).

Por exemplo, se o curso tem 40 vagas,  as 40 primeiras da lista (as maiores) ficam dentro das Notas de Corte do Sisu.  Compreendeu a pegada?

As maiores e menores notas de corte do ProUni e do Sisu

Medicina: as Notas de Corte no Sisu

As maiores notas de corte do Sisu para Medicina foram registradas em universidades que colocaram poucas vagas na disputa pelo Sistema de Seleção Unificada e por isso as as notas disparam. Neste grupo de instituições com poucas vagas as maiores notas de corte para Medicina no Sisu 2018 foram estas:

  • UFRN, com 883,37 pontos, para ingresso no campus de Caicó;
  • UFPA, com 873,95 pontos, para vagas na cidade de Belém; e,
  • UFPE, com 841,27 pontos nas notas de corte do Sisu para Medicina, em uma das modalidades de concorrência para o curso oferecido em Caruaru.

 

Veja as maiores notas de corte do Sisu nas demais universidades: Mas, na grande disputa, que ocorre nas universidades que colocam pelo menos 30% das vagas de cada ano para serem preenchidas pelos candidatos selecionados através do Sisu, as maiores Notas de Corte para Medicina ficaram com a USP, a UnB e a UFRJ. Veja:

A Universidade de São Paulo, a USP, lidera o ranking geral, com 819,92 pontos na cidade de São Paulo, seguida da UnB – Universidade de Brasília (815,31); e novamente a USP com a disputa em Ribeirão Preto (810,45);

A UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, fechou o grupo das líderes com 807,58 pontos de Notas de Corte de Medicina no Sisu.

 

Como vencer para conseguir a sua vaga

Os sistemas são dinâmicos, e as posições mudam o tempo todo. Se você ainda não estiver ‘dentro’, as chances continuam até o último minuto antes da meia-noite (horário de Brasilia) no dia em que terminam as inscrições. O MEC informa no final dos três primeiros dias de disputa qual é a Nota de Corte do Sisu, do Prouno ou do Fies em cada curso. Ou seja, o ministério informa a ‘menor nota do Enem’ que classifica o último candidato da lista daqueles que estariam ‘aprovados’.

Os sistemas do SISU, do Prouni e do Fies são transparentes para todos os candidatos, e no dia seguinte acontece a troca de posições. Quem ‘já está dentro’ pode permanecer onde está para ‘defender a posição’, ou pode até escolher o mesmo curso em outra universidade onde a nota de corte do Sisu, do Prouni ou do Fies esteja um pouco menor.

 

Veja nesta imagem a loucura que é a disputa nas Notas de Corte do Sisu para Medicina. Os números sobem a cada dia, e muitas vezes a melhor opção é mesmo trocar de Universidade para garantir a vaga: Notas de Corte para MedicinaA guerra das notas de corte é muito pesada no curso de Medicina nos três sistema. Basta um vacilo, e mesmo com uma nota muito boa no Enem,  na faixa dos 800 pontos, o candidato pode ficar de fora do Sisu, do Prouni ou do Fies se não souber escolher onde fazer o último lance. Clique na imagem acima para ver a loucura que é.

As vagas ou bolsas de estudo, ou quantidade de financiamentos permanecem fixos, o que varia é o número de candidatos e as notas que eles tiraram no Enem e que colocam para dar os lances no leilão.

Veja aqui as Notas de Corte do Enem nas últimas rodadas do Sisu, do Prouni, e do Fies:notas de corte do enemÉ importante você perceber como funcionam as notas de corte no Sisu, no Prouni e no Fies, pois aumentam as suas chances de conseguir uma vaga em universidade pública, uma bolsa de estudos ou financiamento para um curso de graduação em faculdade privada.

Notas de Corte nas Universidades mais procuradas:

Um exemplo real do jogo das notas de corte no Sisu

No primeiro dia da disputa para Medicina em edição anterior do Sisu, ainda sem muita referência das notas dos concorrentes, os candidatos colocaram a nota do Enem para o primeiro lance. Na verdade cada candidato tentava ver ‘se encaixava’ com as notas de corte de Medicina no Sisu, e buscar assim garantir a vaga.  O leilão já estava funcionando, mas o primeiro lance era dado ‘no escuro’. Mas, a partir do segundo dia o jogo já ficou mais claro e mais pesado. Qualque vacilo pode ser fatal.

Na madrugada do dia seguinte o MEC divulgou o ranking das notas de corte Medicina no Sisu no 1º dia. A menor tinha sido na Unemat, com 723, 96 pontos no Enem 2014. Parecia moleza entrar na Universidade do Estado do Mato Grosso, e muitos candidatos mudaram a opção para concorrer na Unemat.

O resultado das mudanças de opção foi que,  já no segundo dia a disputa na Unemat, a nota de corte para Medicina pulou para 760,46 pontos. E, no  3º dia  subiu de novo para 761,82. E assim foi em todo o Brasil, com elevação em quase todas as cidades.

Simulador de Notas de Corte do Enem

Agora você entendeu que é briga é mesmo pra valer? É muita mudança nas notas de corte para todos os cursos durante todos os dias da disputa. E sempre apertando! Para você ir fazendo já um ‘esquenta’ para as próximas rodadas do Sisu, do Prouni, e do Fies, faça uma simulação online para ver onde a sua nota encaixaria.

É no Simulador de Notas de Corte do Enem, um sistema online e gratuito onde você escolhe uma cidade, um curso, e coloca a sua média no Enem para ‘ver se dá para passar’. Vale nota do Enem de qualquer edição anterior. Mas, se você não tem ainda uma nota válida, não tem problema. Coloque um valor estimado entre 450 pontos e 1000 pontos para ver o resultado da simulação. Acesse aqui o Simulador de Notas de Corte do Enem: simulador-de-notas-de-corte-do-enem

Mas, preste atenção! A nota de corte é só uma referência para lhe ajudar na hora da inscrição, não é uma garantia de pré-seleção para a sua vaga. Os sistemas do Sisu, do Prouni, do Pronatec e do Fies não fazem o cálculo em tempo real e a nota de corte vai mudando a medida que outros estudantes vão se inscrevendo e inserindo suas notas do Enem.

Veja as 10 maiores notas de corteConfira aqui os 10 cursos mais concorridos do Brasil

E lembre-se, a nota de corte de cada curso no Sisu, no Prouni, no Pronatec, ou de cada financiamento no Prouni ou disputa de bolsas de estudo no exterior só será informada pelos sistemas a partir do segundo dia de inscrição. Ou seja, a cada 24 horas o sistema ‘calcula’ e informa a nota de corte que indica o último classificado temporariamente.

10 cursos mais procurados

Desta forma, após cada etapa ‘diária’ você tem a informação se está dentro ou fora do grupo minimo contemplado com as notas de corte definidas para a classificação dos candidatos.  Se você não tiver alcançado a pontuação mínima pode trocar de curso ou de instituição, procurando uma vaga onde a sua nota do Enem ‘encaixe’ na Nota de Corte da disputa.

Prouni 2013

Algumas dúvidas do ProUni

Tem alguma forma de fazer a minha inscrição no ProUni sem ser pelo computador?

Não. Você precisa de um computador com internet para se inscrever, e todas as instituições participantes do ProUni devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que quiserem se inscrever no programa.

Posso escolher qualquer curso em qualquer instituição?

Sim, desde que a faculdade seja participante do ProUni e o curso que você escolheu possua bolsa para o programa. Na hora de se inscrever você pode escolher até duas opções de curso, turno e instituição.

Existem requisitos extra para a matrícula?

Fique ligado! Há cursos que exigem outros requisitos para a matrícula. É o caso de alguns cursos de Ciências Aeronáuticas, por exemplo, onde você deve ter, entre outras exigências, uma licença de piloto privado e um número específico de horas de vôo para conseguir se matricular. Então preste bastante atenção na hora de se inscrever, pois, nestes casos,  se você não comprovar que possui estes conhecimentos, perderá a sua bolsa do ProUni.

O ProUni possui cotas especiais?

Sim, o Programa Universidade para Todos reserva bolsa para pessoas com deficiência e aos que se auto declaram indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual ao número de pessoas auto declaradas com essas características em cada estado brasileiro, no último senso realizado pelo IBGE.

Mas, é importante lembrar que mesmo o candidato sendo cotista, ele precisa se enquadrar nos outros critérios de seleção do ProUni.

prouni notas de corte horizontal