Lista de espera do Sisu: veja como participar até ao resultado

A lista sempre chama. Muitas vagas aparecem, em todos os cursos com a desistência de matrículas nas convoca. Veja como tudo funciona para garantir a sua vaga nas convocações dos inscritos.

Você sabia que os estudantes que não conseguirem a classificação na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada têm mais uma chance para a aprovação? É isso mesmo! A lista de espera do Sisu tem como função preencher as vagas que não foram preenchidas. 

Isso quer dizer que nem tudo está perdido se você não for selecionado na chamada regular. Que boa notícia, hein?  Entenda como funciona a lista de espera do Sisu? Acompanhe a leitura e saiba como participar! 

Quem pode participar da lista de espera do Sisu

Apenas estudantes que não conseguirem a aprovação em nenhuma das opções de cursos na chamada regular podem participar da lista de espera do Sisu.

Caso você seja aprovado na 2ª opção, não poderá participar da lista de espera para a 1ª opção. Por isso, no momento da inscrição para concorrer a uma das vagas do Sisu, é fundamental escolher as graduações que você realmente deseja cursar. 

Quem não passou na primeira chamada do Sisu pode manifestar interesse na lista de espera. Portanto, só pode participar da lista de espera quem não passou na 1ª nem na 2ª opção. 

Por isso, no momento da inscrição no Sisu é importante escolher apenas graduações que você deseja cursar. Caso seja aprovado na 2ª opção, você não poderá participar da lista de espera da 1ª opção. 

No momento de manifestar interesse, o candidato pode escolher se deseja entrar na lista de espera da 1ª ou da 2ª opção. E esse não é um processo automático. É necessário entrar na página do boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Como funciona a lista de espera do Sisu

Assim que os resultados da chamada regular forem divulgados, você já pode escolher se deseja entrar na lista de espera para concorrer a uma das vagas remanescentes para a sua 1ª ou 2ª opção de curso. 

É importante ressaltar que este não é um processo automático. Você vai precisar entrar na página do boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera, combinado?

Certifique-se de que sua manifestação foi concluída. Ao finalizar, o sistema vai emitir uma mensagem de confirmação.

Lista de espera do Sisu

A lista de espera costuma contemplar um grande número de estudantes. Isso acontece porque muitos candidatos são aprovados, mas não fazem a matrícula. Os motivos são muitos, como aprovação em outra instituição pelo vestibular ou impossibilidade de se mudar para a cidade da universidade, por exemplo.

Por isso, vale muito a pena se inscrever para a lista de espera do Sisu! sista ao vídeo do Curso Enem Gratuito e conheça as melhores estratégias a adotar para conseguir uma vaga na lista de espera:

Para saber se muita gente já desistiu do curso que você deseja tentar no Sisu, basta entrar no site da universidade e conferir quantas chamadas ocorreram nos semestres anteriores e os respectivos curso

Como ver lista de espera Sisu

Apenas a primeira chamada é publicada no site oficial do Sisu. A partir da 2ª chamada, as listas de aprovados são divulgadas nos sites de cada instituição de ensino.

Algumas universidades, caso você seja aprovado, receberá um e-mail com informações sobre os prazos e a documentação necessária para efetuar sua matrícula. Mas, o certo mesmo, pra se garantir, é ficar de olho direto no site ou no setor de processos seletivos da universidade em que você se inscreveu.

Bolsas de estudos pela nota do Enem

Além da lista de espera do Sisu, outra oportunidade para ingressar em um curso de graduação é através de uma bolsa de estudos. E, nesta época do ano, muitas universidades oferecem o benefício de forma simplificada, veja

  • Concurso de redação
  • Inscrições online
  • Nota do Enem
  • Nota do Encceja
  • Transferência
  • Oferta específica para um curso ou cidade

Para as bolsas de estudo pela Nota do Enem valem os resultados desde 2014. Você pode escolher a sua melhor nota para conseguir o maior desconto possível dentro das regras que estão no regulamento da promoção. Os descontos começam em 20% ou 30%, e chegam a até 100%, conforme o seu desempenho.

Basta escolher a cidade e o curso desejado, e informar os seus dados de contato para receber as melhores ofertas de bolsas de estudos ou descontos. 

Conheça as Bolsas de Estudos da Uniasselvi e da Unicesumar

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel