Lista de espera do Sisu 2021: veja como se inscrever

Inscrições do SISU só de 3 a 6 de agosto. Para a lista de espera, de 10 a 16 de agosto. Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera para concorrer às vagas remanescentes.

Veja como participar da lista de espera do Sisu 2021 para concorrer a uma vaga na segunda chamada das universidades públicas. São poucos dias para você colocar o nome lá agora em agosto. São mais de 60 mil vagas em jogo. A lista sempre chama, inclusive pra Medicina.

Lista de espera do Sisu 2021

As inscrições da lista de espera do Sisu 2021 ficarão abertas entre os dias 10 e 16 de agosto, no site oficial do Sisu. Nesse período, os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera.

Quem pode participar da lista de espera

Podem participar da lista de espera os candidatos que não tiverem passado na primeira chamada do Sisu. Ou seja, para se inscrever na lista de espera o candidato não pode ter sido aprovado na primeira nem na segunda opção.

Cronograma da lista de espera do Sisu 2021

Depois de as inscrições do Sisu terem sido prorrogadas, o cronograma da lista de espera também foi alterado. Veja como ele ficou:

  • Inscrições: 3 a 6 de agosto
  • Chamadas da lista de espera: a partir de 19 de agosto

Como é feita a chamada da lista de espera do Sisu

As chamadas da lista de espera são divulgadas por cada uma das universidades ou institutos. Ou seja, o resultado não é divulgado no site do Sisu!

Desta maneira, o candidato que concorre a uma vaga na lista de espera deve se inscrever no site do Sisu e depois acompanhar as chamadas no site e nas redes sociais da universidade em que deseja passar.

Vale a pena se inscrever na lista de espera?

Sim, vale a pena! Embora muitos candidatos já contem com a lista de espera do Sisu, sempre há um bom número de candidatos aprovados em segunda e terceira chamadas. Isso acontece porque muitos dos aprovados no Sisu acabam não se matriculando no curso, por diversos motivos. Assim, acabam sobrando vagas, que vão sendo preenchidas nas chamadas da lista de espera. Entenda melhor com o vídeo abaixo.

Entenda a mudança na regra da lista de espera

Como você já sabe, você pode fazer a inscrição no Sisu para duas opções. Antigamente, publicado o resultado oficial, se o candidato passasse para a segunda opção, mas não para a primeira, poderia se inscrever para a lista de espera da primeira opção.

Por causa dessa regra, muitos candidatos escolhiam um curso de nota de corte menor para a segunda opção, para assim garantir sua aprovação, e entravam na lista de espera da primeira opção. Como muitos acabavam desistindo das vagas, o número de candidatos chamados na lista de espera era muito grande.

Havia casos em que quase 50% das vagas do resultado oficial retornavam para a lista de espera. Agora, o número de candidatos que passa na lista de espera é menor. Ainda assim, vale a pena participar e tentar sua chance!

Bolsas pela nota do Enem

As maiores universidades do país oferecem Bolsas para ingresso simplificado nesta época do ano. Tem bolsas para concurso de redação, para inscrições online, ou pela nota do Enem. Veja, por exemplo, as Bolsas de Estudo da Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo a Vinci), com inscrições abertas para 123 cursos em mais de 500 cidades:

Nas promoções de Bolsas de Estudo pela Nota do Enem, em universidades de todo o país, quanto maior a nota, maior a bolsa também. Os descontos começam em 20% ou 30%, e chegam a até 100% conforme o desempenho.

Veja as Bolsas dos 10 cursos mais procurados

  1. – Direito
  2. – Administração
  3. – Pedagogia
  4. – Enfermagem
  5. – Educação Física
  6. – Psicologia
  7. – Contábeis
  8. – Fisioterapia 
  9. – Recursos Humanos
  10. – Farmácia

O Guia de Bolsas de Estudo 2020 apresenta vagas com desconto no curso que você deseja fazer na sua cidade ou região. Uma pode ser a sua! Consulte no Guia as oportunidades. É simples e rápido. Basta o nome do curso e da cidade:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

E aí, tem uma Bolsa legal esperando você?

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Sisu Tags: , ,