Lista de Espera do Sisu! Veja como participar. Sempre abrem muitas vagas

O edital do Sisu 2019 trouxe uma mudança importante sobre a lista de espera. Veja como ficaram as regras e se prepare para fazer sua inscrição!

A lista de espera do Sisu é o plano B dos candidatos que não passaram na primeira chamada. Esta opção já está no radar da maioria dos alunos, e sempre abre vaga. No entanto, a maior mudança do edital do Sisu 2019 foi a regra para participar da lista de espera.

As regras mudaram – Como você já sabe, os inscritos do Sisu podem se candidatar a duas opções. Publicado o resultado oficial, se o candidato passasse para a segunda opção, mas não para a primeira, poderia se inscrever para a lista de espera da primeira opção.

Por causa dessa regra, muitos candidatos escolhiam um curso de nota de corte menor para a segunda opção, para assim garantir sua aprovação, e entravam na lista de espera da primeira opção. Como muitos acabavam desistindo das vagas, o número de candidatos chamados na lista de espera era muito grande.

Havia casos em que quase 50% das vagas do resultado oficial retornavam para a lista de espera. Isso tende a mudar com o novo Sisu.

Novas regras para a lista de espera

A partir de 2019, somente poderão participar da lista de espera os candidatos que não forem aprovados em nenhuma das opções! E então, publicado o resultado oficial, o estudante deve escolher se quer participar da lista de espera da primeira ou da segunda opção de curso.

Com a nova regra, a tendência é que os candidatos façam escolhas mais conscientes na inscrição do Sisu. Assim, os candidatos devem se inscrever para cursos que realmente considerem cursar tanto na primeira quanto na segunda opção.

Desta forma, o número de desistências deve ser menor e, consequentemente, o número de candidatos chamados na lista de espera também deve diminuir. Veja o trecho do Edital do Sisu 2019 com as novas regras no final do post.

Mesmo com as novas regras, pode valer a pena colocar o nome na lista de espera do Sisu. Se o candidato estiver fora da nota de corte, mas próximo do último colocado, vale a pena tentar a chance de ser chamado na lista de espera.

Mesmo nos vestibulares, acontecem várias chamadas de vagas remanescentes, pois muitos candidatos aprovados não fazem as matrículas porque é muito caro morar em outras cidades. Então, fazendo as contas, muitas vezes fica acima da possibilidade da família ou do próprio candidato bancar a vida em outro lugar.

Assim, é fato que o Sisu 2019 não vai acabar com a lista de espera. A tendência é apenas que o número de candidatos chamados diminua um pouco.

Por isso, fique ligado no cronograma para não perder o prazo de manifestar seu interesse em participar da lista de espera:

Cronograma da Lista de Espera do Sisu 2019

  • Inscrição na lista de espera: 29 de janeiro a 5 de fevereiro (só até 23 horas e 59 minutos)
  • Matrículas regulares: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Chamadas para a Lista de Espera: serão feitas diretamente pelas Instituições a partir de 7 de fevereiro
  • Cabe ao candidato acompanhar as chamadas na instituição em que estiver na Lista

 

Quer saber se vale a pena entrar na lista de espera?

O pessoal do Curso Enem Gratuito fez um vídeo específico sobre a lista de espera dando todas as dicas para os estudantes. Assista:

Edital do Sisu 2019 – Veja as Regras da Lista de Espera

  1. DA MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA CONSTAR NA LISTA DE ESPERA DO SISU

6.1. Para participar da lista de espera, o CANDIDATO deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br, no período de 28 de janeiro de 2019 até as 23 horas e 59 minutos do dia 4 de fevereiro de 2019.

6.2. O CANDIDATO somente poderá manifestar interesse na lista de espera em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

6.3. O CANDIDATO selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.

6.4. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao CANDIDATO apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu para a qual a manifestação foi efetuada, estando a sua matrícula ou o seu registro acadêmico condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

 

  1. DA LISTA DE ESPERA DO SISU

 7.1. A lista de espera do Sisu será utilizada prioritariamente pelas instituições participantes para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular referida no item 2 deste Edital.

7.2. Os procedimentos para preenchimento das vagas referidas no subitem 7.1 deverão ser definidos em edital próprio de cada instituição participante, observado o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012.

7.3. As instituições participantes poderão convocar os CANDIDATOS constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis, devendo, para tanto, definir os procedimentos e prazos em edital próprio.

7.4. É de responsabilidade do CANDIDATO o acompanhamento das convocações efetuadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos.

 

Bolsas de Estudo e Financiamentos depois do SISU

Os programas oficiais de acesso ao Ensino Superior criados pelo Ministério da Educação envolvem ainda as Bolsas de Estudo do PROUNI – Programa Universidade Para Todos; e os financiamentos do FIES – Programa de Financiamento Estudantil.

Além destas oportunidades o mercado oferta ainda Bolsas de Estudo pela Nota do Enem, com muitas chances para os candidatos. Veja:

 

Vem!