Inscrições abertas na Lista de Espera do Sisu: só até dia 27!

Pode confiar: sempre abrem muitas vagas na Lista de Espera! Uma galera desiste por vários fatores: a universidade fica longe de casa, o custo de vida é alto ou porque passou para outro curso. Enfim, vale à pena se inscrever na Lista de Espera e torcer para ser chamado. Vem!

Já está valendo a Lista de Espera do Sisu: Caro estudante, se você conferiu a sua colocação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre e não conseguiu garantir a sua vaga, calma aí. Você ainda tem chance de ingressar no curso dos seus sonhos em 2018.

Isso porque a Lista já está aberta para as inscrições. A manifestação de interesse em participar da lista deve ser feita até o dia 27 de junho, na página do Programa. As chamadas da Lista de Espera do Sisu estão previstas para acontecer entre os dias 3 de julho e 21 de agosto.

Um detalhe importante é que, quando o candidato participa da lista, pode optar somente por um curso que, no caso, é aquele escolhido na primeira opção da chamada regular do Sisu. A Lista de Espera do Sisu sempre chama muitos nomes. Lista de Espera do Sisu

As chances da Lista são muito grandes, e ha casos em que quase 50% das vagas da primeira chamada retornam para a Lista de Espera. Muitos candidatos aprovados não fazem as matrículas porque é muito caro morar em outras cidades. Então, fazendo as contas, muitas vezes fica acima da possibilidade da família ou do próprio candidato bancar a vida em outro lugar.

Ou, pode ficar mais barato fazer o mesmo curso numa instituição privada, onde a mensalidade pode ser menor do que o custo de vida de morar em outra cidade. Colocar o nome na Lista de Espera é fundamental, então. Veja aqui no botão o acesso direto para a Lista de Espera do Sisu: Lista de Espera do SISU

Resultado divulgado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na segunda-feira (18 de junho) os resultados referentes ao Sisu do segundo semestre de 2018. O resultado pode ser conferido no Boletim do Candidato, na página do Programa e também nas páginas da instituições de Ensino Superior participantes.

As matrículas estarão abertas a partir do dia 22 de junho e seguem até o dia 27 do mesmo mês. No total estão sendo ofertadas 57.271 vagas em 68 instituições para o segundo semestre. Quem não fizer a matrícula neste período inicial perde a vaga, que retorna para o sistema, e vai para os inscritos na Lista de Espera do Sisu.

Regras do Sistema de Seleção Unificada

O Sisu é um mecanismo nacional de comparação automática de notas do Enem entre os alunos que disputam as vagas de um curso em instituições públicas que selecionam candidatos pela Nota de Corte do Sistema.

Como funcionam as notas de corte?

A Nota de Corte é o limite mínimo de pontos que você precisa para ‘passar’ no curso que escolheu. Funciona assim: os cursos mais valorizados pela maior parte dos candidatos ficam com as notas de corte mais altas.

Entre os cursos mais concorridos no Sisu 2018 estão:

  • Engenharia Civil
  • Medicina
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Mecânica
  • Direito
  • Engenharia de Mecatrônica
  • Odontologia
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203