Lista de espera do Sisu 2022: saiba como participar

O prazo para participar da lista de espera do Sisu 2022 vai de 22 de fevereiro a 8 de março. Os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera para concorrer às vagas remanescentes.

Se você não for aprovado na primeira chamada do Sisu 2022, saiba que suas chances de aprovação não acabam por aí. Isso porque existe a lista de espera, que tem a função de preencher as vagas que continuam abertas. Saiba como a lista de espera do Sisu funciona e como participar!

Quem pode participar da lista de espera do Sisu 2022

Quem não passou na primeira chamada do Sisu pode manifestar interesse na lista de espera. Portanto, só pode participar da lista de espera quem não passou na 1ª nem na 2ª opção. 

Por isso, no momento da inscrição no Sisu é importante escolher apenas graduações que você deseja cursar. Caso seja aprovado na 2ª opção, você não poderá participar da lista de espera da 1ª opção. 

No momento de manifestar interesse, o candidato pode escolher se deseja entrar na lista de espera da 1ª ou da 2ª opção. E esse não é um processo automático. É necessário entrar na página do boletim de desempenho e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Lista de espera do Sisu

Cronograma da lista de espera do Sisu 2022

O prazo pra manifestar interesse na lista de espera vai de 22 de fevereiro a 8 de março. O Inep ainda não informou o prazo para o início da divulgação da segunda chamada.

Como funciona a lista de espera

A lista de espera costuma chamar um grande número de candidatos. Isso ocorre porque muitos candidatos que são  aprovados não fazem a matrícula. Os motivos são diversos, como aprovação em outra instituição pelo vestibular, ou impossibilidade de se mudar para a cidade da universidade.

Um exemplo de instituição que teve várias listas de chamada no Sisu 2021 foi a UFRGS. Foram 31 chamadas no segundo semestre. E, nesta última chamada, foram disponibilizadas vagas para cursos bastante concorridos, como Arquitetura, Medicina e Odontologia.

Então vale muito a pena se inscrever na lista de espera! Saiba quais estratégias adotar na lista de espera para conseguir uma vaga com o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Se você quiser saber se tem muita gente que desiste do curso que você vai tentar no Sisu é só entrar no site da universidade e ver quantas chamadas teve em semestres anteriores e quais cursos foram chamados.

Como ver lista de espera Sisu 2022

Apenas a 1ª chamada é publicada no site do Sisu. A partir da 2ª chamada, as listas de aprovados são publicadas nos sites de cada instituição de ensino.

Caso seja aprovado, você receberá um e-mail com os prazos de matrícula e a documentação necessária. Por isso é importante sempre conferir seu e-mail ou o site da universidade em que se inscreveu.

Entenda a mudança na regra da lista de espera

Como você já sabe, você pode fazer a inscrição no Sisu para duas opções. Antigamente, publicado o resultado oficial, se o candidato passasse para a segunda opção, mas não para a primeira, poderia se inscrever para a lista de espera da primeira opção.

Por isso, muitos candidatos escolhiam um curso de nota de corte menor para a segunda opção, para assim garantir sua aprovação, e entravam na lista de espera da primeira opção. Como muitos acabavam desistindo das vagas, o número de candidatos chamados na lista de espera era muito grande.

Havia casos em que quase 50% das vagas do resultado oficial retornavam para a lista de espera. Agora, o número de candidatos que passa na lista de espera é menor. Ainda assim, vale a pena participar e tentar sua chance!

Bolsas pela nota do Enem

As maiores universidades do país oferecem Bolsas para ingresso simplificado nesta época do ano. Tem bolsas para concurso de redação, para inscrições online, ou pela nota do Enem. Veja, por exemplo, as Bolsas de Estudo da Uniasselvi (Centro Universitário Leonardo a Vinci), com inscrições abertas para 123 cursos em mais de 500 cidades:

Nas promoções de Bolsas de Estudo pela Nota do Enem, em universidades de todo o país, quanto maior a nota, maior a bolsa também. Os descontos começam em 20% ou 30%, e chegam a até 100% conforme o desempenho.

Veja as bolsas dos 10 cursos mais procurados

  1. Direito
  2. Administração
  3. Pedagogia
  4. Enfermagem
  5. Educação Física
  6. Psicologia
  7. Contábeis
  8. Fisioterapia 
  9. Recursos Humanos
  10. Farmácia

O Guia de Bolsas de Estudo 2020 apresenta vagas com desconto no curso que você deseja fazer na sua cidade ou região. Uma pode ser a sua! Consulte no Guia as oportunidades. É simples e rápido. Basta o nome do curso e da cidade:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

E aí, tem uma bolsa legal esperando você?

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sisu
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.