Bolsas de Estudo PROUNI 2019: veja o passo-a-passo para fazer a sua inscrição

Veja como fazer a sua Inscrição no Prouni 2019. Confira a sequência de telas e as informações do cadastro para não se perder pelo caminho. São mais de 300 mil Bolsas de Estudo todo ano. Uma pode ser a sua. Confira aqui.

Confira um roteiro básico com o passo-a-passo para você fazer sua inscrição e concorrer às Bolsas de Estudo do Programa Universidade para Todos. O MEC já publicou o Edital das inscrições do Prouni 2019.

Se você está com alguma dúvida sobre os cadastros para fazer sua inscrição no Prouni, a hora é mesmo de tirar estas dúvidas e seguir adiante na conquista da Bolsa de Estudos no seu curso de graduação.

O  Blog do Enem lhe dá aquela mãozinha e explica como funciona cada etapa da inscrição no Prouni 2019. Vamos lá? Tem os passos técnicos da inscrição no Prouni, e também têm os alertas importantes: 

 Cronograma das Inscrições no Prouni 2019

  • Inscrições: 29/jan a 01/fev
  • Resultado: 04 de fevereiro
  • Matrícula da primeira chamada: 4 a 12 de fevereiro
  • Segunda Chamada: 18 de fevereiro
  • Matrícula da Segunda Chamada: 18 a 25 de fevereiro
  • Inscrição na Lista de Espera:  7 e 8 de março
  • Resultado da Lista de Espera: 11 de março
  • Matrícula da Lista de Espera: 12 e 13 de março
  • Veja: As Notas de Corte do Prouni
  • Confira o Edital do Prouni 2019

Quem Pode, e Quem não Pode? – Você precisa preencher os requisitos  do programa, com o perfil dos candidatos que podem participar. Muita gente fica de fora das Bolsas de Estudo do Prouni só porque ‘pensa que não pode’. Mas, a maioria da população brasileira está dentro das regras do programa:

  • Veja Quem pode:
  • Ter feito o Ensino Médio em Escola Pública;
  • Ter estudado em escola particular com bolsa de estudos integral;
  • Professores da rede pública e Portadores de Deficiência podem concorrer independente de onde tenham feito o Ensino Médio;
  • Não vale ter zerado a redação do Enem;
  • Ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas do Enem;
  • Para bolsa de estudos integral, renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • Para bolsa de estudos parcial, renda familiar per capita de até 3 salários míimos;
  • Veja no final do post outras formas de Bolsas de Estudo pela Nota do Enem.;

 

Confira aqui na imagem as Notas de Corte do ProuniNotas de Corte do Prouni

Veja o Passo a Passo das Inscrições no Prouni 2019

Passo 1 – Para começar, acesse o site do Prouni e insira seu número de inscrição e sua senha do Enem do ano anterior.

Acesso ao site aqui na imagem: inscrição no Prouni

Caso você não lembre ou tenha perdido esses dados, há a opção de recuperar sua senha/inscrição no site do Enem. Ah, se for preciso para visualizar melhor as imagens, clique em cada uma delas para abrir em tamanho maior em uma nova guia.


inscrição no Prouni

Passo 2 – Depois de fazer login, o sistema do Prouni pede confirmação nos “Dados do candidato”, que trazem as informações pré-cadastradas no Enem do ano anterior.  O sistema importa tudo. Confira se está tudo ok e corrija o que estiver errado ou desatualizado.passo 2 prouni

Passo 3 – A seguir o site da Inscrição no Prouni pede que você responda a um rápido questionário, indicando qual sua raça/cor, se você é um candidato com deficiência, em que escola cursou o ensino médio (se foi pública ou particular) e se você é professor da rede pública.

O sistema do Prouni também questiona se você já está matriculado em algum curso superior da rede pública e gratuita (através do Sisu, por exemplo) ou se tem matrícula trancada em algum curso superior da rede pública e gratuita.passo 3 prouni

Passo 4 – Em seguida você deve preencher os dados do “Grupo Familiar”, onde a Inscrição no Prouni quer saber qual é a renda total da sua família. Se você trabalha e mora sozinho, apenas responda a sua renda e prossiga. Se você mora com sua família, responda cadastrando cada integrante com sua respectiva renda bruta mensal.

O próprio sistema irá fazer as contas e indicar o resultado, “Renda Familiar por pessoa = R$ XXX,xx”. Caso você erre ao preencher algum dado, há a opção de editar as informações.

Nada de tentar enganar o Prouni! Ao fazer sua matrícula num curso de graduação você terá que comprovar todos os dados que forneceu na sua inscrição.passo 4 prouni

Aprenda a calcular a Renda Familiar

ImportanteVeja uma aula completa sobre o cálculo da Renda Familiar Mensal Per Capita. Muita gente perde a chance só porque não sabe fazer esta conta. Mas, é bem simples. Confira na imagem: Cálculo da Renda Familiar Per Capita

Passo 5 – A seguir você irá escolher suas duas opções de curso: a segunda opção pode ser o mesmo curso da primeira opção mas em outra cidade, ou então, qualquer outro curso na cidade em que você quiser.  É só digitar o nome do seu curso e pesquisar quais instituições o oferecem. Adeus Vestibular. A seleção agora é pela Nota do Enem.passo 5 prouni 2

Passo 6 – Nesta simulação demonstrativa de inscrição no Prouni a equipe do Blog do Enem utilizou um usuário com nota de corte média para o Prouni de 577,00 pontos no Enem.  Para construir este passo-a-passo escolhemos o curso de Administração pois, junto com Pedagogia e Direito, eram os cursos com o maior número de bolsas disponíveis no Prouni na data desta simulação. A instituição foi aleatória, apenas para demonstrar como selecionar uma opção de curso.

passo 6 prouni

Passo 7 – Logo após selecionar sua primeira opção de curso de graduação na Inscrição no Prouni, confira os dados. Você pode acessar sua ficha completa de inscrição e pode alterar ou excluir suas opções de curso. Para a segunda opção é só repetir o mesmo processo da primeira. Lembre-se que ficarão valendo suas últimas opções registradas no site até as 23h59 do último dia indicado para as inscrições.

Passo 7 Prouni

Como funcionam as Notas de Corte do Prouni:

A seleção dos candidatos às Bolsas de Estudo do Prouni é feita pelo desempenho dos inscritos na edição do Enem do ano anterior. Na prática, na Inscrição no Prouni 2019 vale a nota do Enem 2018, e assim por diante.  A escolha de quem fica ou não com a vaga do curso de graduação selecionado é pelo critério das maiores notas do Enem dentro da categoria em disputa. Veja na imagem uma orientação  completa com Estretégias que ensinam você a utilizar a sua Nota do Enem para se garantir no Prouni 2019. Confira > Como funcionam as Notas de Corte

Passo 8 – Logo após o final do certame, geralmente na semana seguinte, sai o resultado da primeira chamada, e você terá então o prazo indicado no edital para confirmar a informações que você forneceu na inscrição, indo até a instituição de ensino para o qual você foi selecionado. E assim o ciclo continua, com as vagas não preenchidas (matrículas não realizadas) retornando ao sistema para uma 2ª Chamada, e depois Lista de Espera.

Quem se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada , o Sisu, também pode se inscrever no Prouni. Mas, atenção! Se o estudante conseguir vaga pelo Sisu e também pelo Prouni, deve escolher apenas uma das opções.

Veja outras formas de Bolsas de Estudo

Você pode consultar no Guia de Bolsas de Estudo onde estão as vagas disponíveis para Direito, Administração, Enfermagem, Engenharias, Psicologia, Contábeis, Fisioterapia, Serviço Social e outros 185 cursos.  Basta colocar o nome do curso e seguir adiante. O sistema do Guia mostra as oportunidades.   Pode ter uma bolsa aí mesmo na sua cidade, perto de você. Escolha no formulário logo a seguir a melhor alternativa para o seu bolso. Tem vagas abertas para o próximo semestre. A consulta é imediata, online e gratuita. Confira no sistema abaixo as vagas  disponíveis:

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Estas ferramentas indicadas pelo Guia de Bolsas de Estudo foram desenvolvidas pela Rede Alumni, parceira do Blog do Enem. Elas são utilizadas no Programa Quero Bolsa, com mais de 800 faculdades conveniadas em todo o Brasil.

Bolsas de Estudo com diversas oportunidades – É claro que o percentual da bolsa de estudos pode variar. Aqui no Guia de Bolsas de Estudo você têm as dicas para obter descontos de até 75% nas universidades privadas. E, têm as dicas para tentar bolsas de 100% ou de 50% pelo Prouni, para entrar nos programas de apoio aos estudantes nos governos estaduais, e até para conseguir bolsas de estudo integrais para estudar no exterior. É tudo uma questão de você ficar de olho nas oportunidades. Veja as bolsas para os cursos mais procurados:

Veja as Bolsas de Estudo dos cursos mais procurados
 1 – Direito  6 – Psicologia
 2 – Administração  7 – Contábeis
 3 – Pedagogia  8 – Fisioterapia
 4 – Enfermagem  9 – Engenharias
 5 – Educação Física  10 – Serviço Social