Guia de Bolsas de Estudo 2019 – Inscrições abertas para vagas em todo o país

Há vagas em todo o Brasil para fazer a faculdade com descontos de até 75% no valor da mensalidade. Consulte abaixo as oportunidades para o curso que você deseja e para a sua cidade!

O sonho de entrar na Faculdade é sempre um caminho com muitos obstáculos, cheio de dificuldades. Para as universidades públicas são poucas vagas para muitos candidatos e nem todo mundo consegue entrar. Mas você ainda pode conseguir uma bolsa de estudos para fazer faculdade privada com descontos de até 75% no valor da mensalidade! Veja como funciona o Guia de Bolsas de Estudo 2019

Consulte as vagas disponíveis para o curso que você quer

Você pode usar o Guia de Bolsas de Estudo para pesquisar vagas no curso que você deseja fazer e na sua cidade ou região. O resultado vai mostrar as instituições de ensino que possuem vagas com desconto no valor da mensalidade!

Existem vagas disponíveis para Direito, Administração, Enfermagem, Engenharias, Psicologia, Contábeis, Fisioterapia, Serviço Social e outros 185 cursos.  Basta colocar o nome do curso e seguir adiante. O sistema mostra as oportunidades.

Encontre a bolsa de Estudos que você procura:

Digite pelo menos 3 caracteres.

Estas ferramentas indicadas pelo Guia de Bolsas de Estudo foram desenvolvidas pela Rede Alumni, parceira do Blog do Enem. Elas são utilizadas no Programa Quero Bolsa, com mais de 800 faculdades conveniadas em todo o Brasil.

É claro que o percentual da bolsa de estudos pode variar. Aqui no Guia de Bolsas de Estudo você tem as dicas para obter descontos de até 75% nas universidades privadas. Além disso, você também pode tentar bolsas de 100% ou de 50% todo ano pelo Prouni.

Procurando bem dá até para conseguir bolsas de estudo integrais para estudar no exterior. É tudo uma questão de você ficar de olho nas oportunidades e garantir um bom desempenho no Enem.

Financiamento estudantil ou bolsa de estudos?

Quando você contrata um financiamento estudantil há uma falsa sensação inicial de que as coisas ficaram fáceis, pois o valor da mensalidade cai bastante ou até desaparece durante a fase de estudos.

Mas, no mundo real, há uma dívida que cresce sem parar, e que um dia você terá que pagar. Quem financia o valor da mensalidade (pelo Fies ou por instituições privadas) sai da faculdade com uma dívida de milhares de reais e não tem jeito: tem que pagar.

Já com uma bolsa de estudos a redução do valor da mensalidade é verdadeira: você para um valor reduzido na mensalidade e não acumula dívidas para o futuro.

Veja bolsas de estudo com vagas nos cursos mais procurados

 1 – Direito  6 – Psicologia
 2 – Administração  7 – Contábeis
 3 – Pedagogia  8 – Fisioterapia
 4 – Enfermagem  9 – Engenharias
 5 – Educação Física  10 – Serviço Social

 As bolsas de estudo do Prouni

Se você tiver tido um bom desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, vale a pena concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni. Nele, você compete com outros candidatos de acordo com faixas de renda familiar mensal per capita e conquista a vaga quem tiver a melhor nota no Enem.

As bolsas de estudo do Prouni atendem candidatos com a cobertura de de 50% ou de 100%. do valor da mensalidade. Para as bolsas de 100% (integrais), o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. E, para conseguir as bolsas de 50% (parciais), terá que comprovar a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Os candidatos devem ainda preencher uma série de requisitos:

  1. Não pode participar para quem zerou na redação ou ficou abaixo de 450 pontos de média nas provas objetivas, e nem quem zerou na redação;
  2. É preciso preencher os critérios socioeconômicos de carência social  e de Renda Familiar Mensal per capita de no máximo 1,5 salário mínimo para concorrer às bolsas de 100% de gratuidade;
  3. Quem tem Renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para bolsas de 50%;
  4. Só podem participar do Prouni quem tiver feito todo o Ensino Médio em escola pública, ou quem tiver feito o mesmo ciclo ou algumas das séries com bolsa integral em escola particular;
  5. Na época das inscrições você deve informar o número de inscrição e sua senha do Enem;
  6. Pessoas portadoras de deficiência;
  7. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública;
  8. Se você vai fazer o Enem pela primeira vez neste ano, então no ano que vem já poderá concorrer às bolsas do Prouni.

Quem se cadastrou no Sisu, no Prouni, ou no Fies pode concorrer a bolsas de estudo Quero Bolsa?

Sim! As Bolsas de Estudo concedidas pelo Programa Quero Bolsa, e que você encontra neste Guia de Bolsas de Estudo são independentes dos programas do Governo Federal, e concedidas diretamente pelas instituições de ensino.

Post patrocinado.